segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Efemérides 10 de novembro

Friedrich Schiller

Johann Christoph Friedrich von Schiller (Marbach am Neckar, 10 de novembro de 1759  Weimar, 9 de maio de 1805), mais conhecido como Friedrich Schiller, foi um poeta, filósofo e historiador alemão. Schiller foi um dos grandes homens de letras da Alemanha do século XVIII, e juntamente com Goethe, Wieland e Herder é representante do Romantismo alemão e doClassicismo de Weimar. Sua amizade com Goethe rendeu uma longa troca de cartas que se tornou famosa na literatura alemã.









Mário Schenberg

Mário Schenberg (Recife, 2 de julho de 1914  São Paulo, 10 de novembro de 1990) foi um físico, político e crítico de artebrasileiro, de origem judaica.
Considerado o maior físico teórico do Brasil, Schenberg publicou trabalhos nas áreas de termodinâmica, mecânica quântica, mecânica estatística, relatividade geral, astrofísica e matemática. Trabalhou comJosé Leite Lopes e César Lattes, e foi assistente do físico ucranianonaturalizado italiano Gleb Wataghin. Colaborou com inúmeros físicos de prestígio internacional, como o russo naturalizado americanoGeorge Gamow e o astrofísico indiano Subrahmanyan Chandrasekhar. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Física de 1979 a 1981 e diretor do Departamento de Física da Universidade de São Paulo de 1953 a 1961, onde também foi professor catedrático.

Álvaro Cunhal

Álvaro Barreirinhas Cunhal (Coimbra, 10 de Novembro de 1913  Lisboa, 13 de Junho de 2005) foi um político e escritor português, conhecido por ser um resistente ao Estado Novo, e ter dedicado a vida ao ideal comunista e ao seu partido: o Partido Comunista Português.















Norman Mailer


Norman Mailer tem a carreira literária mais variada, controversa e brilhante do panorama literário nos Estados Unidos. Em 1955 foi um dos fundadores de The Village Voice, durante anos um jornal imprescindível na cena cultural nova-iorquina. É autor de mais de trinta títulos, entre os quais Os Exércitos da Noite, pelo qual obteve um National Book Award e um Pulitzer, e O Canto do Carrasco, que o distinguiu com um segundo Pulitzer.









João Manuel Serra

João Manuel Serra (24 de Outubro de 1931 — Lisboa, 10 de Novembrode 2010), conhecido como o "Senhor do Adeus", foi uma figura típica da noite lisboeta.
O Senhor do Adeus era uma figura incontornavel da cidade de Lisboa. Acenava a quem passava pelas zonas do saldanha e do Restelo e acreditava que dessa forma fazia os lisboetas mais felizes. Os lisboetas retribuiram, devolvendo-lhe tanto os acenos como a felicidade.





Efemérides/10 de novembro












Sem comentários:

Enviar um comentário