domingo, 16 de novembro de 2014

Efemérides 16 de novembro

José Saramago


Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 16 de Novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de Junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos que vão de Memorial do Convento a Caim, passando por O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes ou A Viagem do Elefante, obras traduzidas em todo o mundo. José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel da Literatura em 1998.












António Aleixo



Poeta popular português, António Fernandes Aleixo nasceu em 18 de Fevereiro de 1899, em Vila Real de Santo António, e morreu em 16 de Novembro de 1949. Foi um grande cultor da quadra, que improvisava com grande facilidade e engenho. Os seus poemas foram recolhidos por Joaquim Peixoto de Magalhães e publicados com o título de Este Livro Que Vos Deixo, em 1969.






Milton Friedman

Milton Friedman (Nova Iorque, 31 de julho de 1912   São Francisco, 16 de novembro de 2006) foi um dos mais destacados economistas do século XX e um dos mais influentes teóricos doliberalismo econômico e escritor. Principal apóstolo da Escola Monetarista e membro da Escola de Chicago, além de defensor do laissez fairee do mercado livre, Friedman teve muitas de suas ideias aplicadas na primeira fase do governo Nixon, em boa parte do governoRonald Reagan e no governo chileno de Augusto Pinochet. Era pai do teórico David Friedman.








Sem comentários:

Enviar um comentário