domingo, 9 de novembro de 2014

Efemérides 9 de novembro

Cecília Meireles


Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7 de novembrode 1901 — Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964) foi uma poetisa, pintora,professora e jornalista brasileira. É considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa.






Guillaume Apollinaire


Guillaume Apollinaire (nascido Wilhelm Albert Włodzimierz Apolinary de Wąż-Kostrowicki, Roma, 26 de agosto de 1880  Paris, 9 de novembro de1918) foi um escritor e crítico de arte francês, possivelmente o mais importante ativista cultural das vanguardas do início do século XX, conhecido particularmente por sua poesia sem pontuação e gráfica, e por ter escrito manifestos importantes para as vanguardas na França, tais como o do Cubismo, além de ser o criador da palavra Surrealismo.





Dylan Thomas

Dylan Marlais Thomas nasce a 27 de outubro de 1914, em Swansea, País de Gales, filho de um professor de inglês. 
Apesar de ter colaborado ativamente na revista da sua escola, Dylan Thomas não foi um bom aluno, por ser demasiado preguiçoso nas disciplinas que não lhe interessavam. Assim, abandona a escola com 16 anos, para ir trabalhar como jornalista no "South Wales Evening Post". 
Muda-se para Londres em 1936, cidade onde vive cerca de dez anos. Em 1937, casa com a irlandesa Caitlin Macnamara, de quem tem três filhos. 
Após a publicação do seu primeiro livro, "18 Poems", em 1934, Dylan Thomas torna-se conhecido no círculo literário. Contudo, não tem uma vida fácil, pois os seus recursos são poucos e tem uma família para sustentar. Tenta, assim, ganhar dinheiro vendendo argumentos e guiões de filmes, mas nem a BBC paga o suficiente para o sustento da família Thomas. Endividado junto de amigos ricos, Dylan Thomas entrega-se à bebida. Em 1949, com a ajuda do historiador A.J.P. Taylor, Thomas compra uma casa em Laugharne, País de Gales, para onde se muda com a família. 
No ano seguinte, começam as suas viagens aos Estados Unidos da América que, por serem muito fatigantes, acabam por agravar o alcoolismo do poeta. 
Dylan Thomas vem a morrer numa das suas idas a Nova Iorque, no dia 9 de novembro de 1953, com uma cirrose. O seu legado, em poesia e em prosa, é inestimável.



Fernando Aires


Fernando Aires de Medeiros Sousa (Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de 1928 — Ponta Delgada, 9 de Novembro de2010), mais conhecido por Fernando Aires, foi um escritor e intelectual açoriano. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi professor efectivo no Liceu Antero de Quental e naEscola do Magistério Primário de Ponta Delgada, tendo ainda leccionado como assistente-convidado da Universidade dos Açores entre 1976 e 1994.


Muro de Berlim

O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. O evento é conhecido como a queda do muro. Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar. Além disto, houve um enorme fluxo de refugiados ao Ocidente, pelas embaixadas da RFA, principalmente em Praga e Varsóvia, e pela fronteira recém-aberta entre a Hungria e a Áustria, perto do lago de Neusiedl.














Sem comentários:

Enviar um comentário