quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Patrick Modiano é o Nobel da Literatura 2014

Patrick Modiano



Romancista francês, Patrick Modiano, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura 2014 «pela arte de memória com que invocou os destinos humanos mais incompreensíveis e descoberto o mundo da vida da ocupação»


Patrick Modiano nasceu em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris, em julho de 1945, e publicou o seu primeiro romance, La Place de l'Étoile, em 1968. Com Rue des boutiques obscures obteve, em 1978, o Prémio Goncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa.
Considerado hoje um dos mais importantes escritores franceses, e autor de uma vasta obra, foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Margerite-Duras.
Do catálogo da Porto Editora consta o seu romance mais recente,
 O Horizonte.



Filho de um empresário judeu e de uma atriz, Patrick Modiano nasceu num subúrbio de Paris em 1945. Após ter vivido uma infância conturbada pela ausência do pai e a morte do irmão com apenas dez anos, sobre forte influência do professor de geometria e escritor Raymond Queneaue, Patrick Modiano estreou-se como escritor com o romance La place de l’étoilequando tinha apenas 23 anos.

O seu trabalho centra-se essencialmente em questões relacionadas com a memória, o esquecimento, a identidade e a culpa e muito comummente apresenta a cidade de Paris nos seus romances. 

De acordo com as notas a biobibliográficas apresentadas pela Academia Sueca é comum que os contos de Patrick Modiano sejam «construídos numa fundação autobiográfica, ou em eventos que aconteceram durante a ocupação alemã. Por vezes, trabalha o material para os seus trabalhos através de entrevistas, artigos de jornal ou das próprias notas que acumulou ao longo dos anos».

Um dos exemplos deste tipo de trabalhos é a obra Dora Bruder (1997), cuja personagem é construída sobre a história de uma jovem de 15 anos a viver em Paris durante a II Guerra Mundial e que acaba por se tornar uma vítima do Holocausto. O escritor francês escreveu ainda literatura infantil e guiões para cinema. 

Em Portugal Patrick Modiano, Prémio Nobel da Literatura 2014, tem vários livros editados: 

–A Rua das Lojas Escuras (1978), publicado pela Relógio d’Água em 1988
–Domingos de Agosto (1986), publicado pela Dom Quixote em 1988
–Um Circo que Passa (1992), publicado pela Dom Quixote em 1994
–Dora Bruder (1997), publicado pelas Edições ASA em 1998
–No Café da Juventude Perdida (2007), publicado pelas Edições ASA em 2009
- O Horizonte (2010), publicado pela Porto Editora, 2011








Sem comentários:

Enviar um comentário