sábado, 12 de dezembro de 2015

Efemérides 12 de dezembro

Gustave Flaubert


Romancista francês, Gustave Flaubert nasceu a 12 de Dezembro de 1821, em Rouen, França, e morreu a 8 de Maio de 1880, em Croisset. Filho de um cirurgião que trabalhava no Hospital de Rouen, fez os estudos secundários na sua terra natal e matriculou-se em Direito na Sorbonne. Em 1844, os primeiros sintomas de doença nervosa que o haviam de afligir toda a vida levaram-no a abandonar o curso. O pai procurou contrariar as suas tendências literárias, mas depois da morte deste, em 1846, Flaubert regressa a Rouen e instala-se em Croisset, nos arredores da cidade. Herda do pai uma razoável fortuna que lhe possibilita entregar-se livremente à arte. É aqui que passa o resto da vida, salvo raras estadias em Paris e algumas viagens por França, Itália e Norte de África. 
A sua incursão na literatura começou na escola e data de 1837, ao redigir num jornal de estudantes, Art et Progrès, e depois a revista Le Colibri. Formou uma estreita amizade com o jovem filósofo Alfred Le Poittevin, que o iria influenciar bastante com o seu pessimismo. De Novembro de 1849 a Abril de 1851, visitou com o amigo escritor Maxime du Camp a Grécia, a Itália, a Síria, a Turquia, o Egipto e a Palestina. Destas viagens surge o livro A bord de la Cange. Quando já tinha adiantada a redacção de La Tentation de Saint Antoine, interrompeu-a para escrever o seu grande romance Madame Bovary, que em 1857 foi publicado em folhetins na Revue de Paris. Esta obra, que lhe custou cinco anos de trabalho, iria também levá-lo à barra do tribunal, em 1858, por atentado contra os bons costumes. Apesar do escândalo, a crítica consagra a obra pela novidade, perfeição e equilíbrio, e as tendências realistas. Em 1862, quatro anos depois da sua viagem a Cartago, Flaubert escreve Salammbô, revelando grandes faculdades criadoras. Em 1869 foi publicada l'Éducation Sentimentale, obra de análise psicológica que não foi bem apreciada e deixou o escritor muito desiludido. Só em 1874 é que publicaria la Tentation de saint Antoine, que foi proibida. Nesta obra trabalhou Flaubert aproximadamente trinta anos. Em 1877 publica um volume de contos, Trois Contes
Com a morte de Gustave Flaubert foram publicados, Bouvard et Pécuchet (1881), obra inacabada, Par les champs et par les grèves (1885) e quatro volumes da Correspondance (1887-93). Além destes livros há ainda que mencionar um Dictionnaire des Idées Reçues, inacabado, e, a sua copiosíssima correspondência reunida após sucessivas edições em treze volumes (1933-59), que contém indicações preciosas sobre a sua teoria do romance. Embora Flaubert não caia no cientismo naturalista de Zola, para ele todos os factos são importantes. Observa, analisa e extrai dos materiais recolhidos uma síntese dos aspectos da vida que pretende tratar, mesmo quando para se evadir da realidade presente os situa no passado, como é o caso da obra Salammbô
A obra de Flaubert representa o expoente máximo do romance realista em França e terá influenciado o escritor português Eça de Queirós.




Patrick O'Brian (12 de Dezembro de 1914 - 2 de Janeiro de 2000; nome de batismo Richard Patrick Russ) foi um escritor e tradutor, mais conhecido pela sua série Aubrey-Maturin sobre a Marinha Real Britânica durante as guerras Napoleônicase centrada na amizade entre o capitão Jack Aubrey e o médico, naturalista e espião Stephen Maturin. Os vinte livros da série são notáveis pelos detalhes de uma vida naval no século XIX e a sua fidelidade histórica.
Na década de 1950, O'Brian escreveu dois livros baseado em um jovem grupo, The Golden Ocean e The Unknown Shorebaseado em eventos da circumnavegação de George Anson de 1740 a 1743. Embora tenha escrito muitos anos antes da série Aubrey-Maturin, os antecendentes literários de Aubrey e Maturin podem ser claramente observados no caráter dos personagens de Jack Byron e Tobias Barrow.
O'Brian publicou diversos livros e histórias sob o nome de Richard Patrick Russ, é notável, Caesar and Hussein: an Entertainment, publicada quando ele tinha 21 anos. Richard Patrick Russ mudou seu nome legalmente para Richard O'Brian em 1945, abandonando a sua reputação de escritor já construida sobre seu nome.
A notícia de que O'Brian nasceu na Irlanda foi revelada em 1998 quando jornalistas britânicos descobriram que ele, na verdade, nasceu em Chalfont St. Peter, Buckinghamshire, que ele não seria católico, e que ele era filho de um descendente de alemão e uma mãe inglesa. A vida de O'Brian por Dean King, Patrick O'Brian: A Life Revealed, documenta a personalidade e a vida de um enigmático homem de letras.
O filme de Peter WeirMaster and Commander: The Far Side of the World (Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo2003) foi baseada nas aventuras da série Aubrey-Maturin, e teve uma base em todas as histórias da séries.






José Martiniano de Alencar (Messejana1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro12 de dezembro de 1877) foi um jornalistapolíticoadvogado,oradorcríticocronista
Formou-se em direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane. Era filho do senador José Martiniano Pereira de Alencar, irmão do diplomataLeonel Martiniano de Alencar, barão de Alencar, e pai de Augusto Cochrane de Alencar.






Joseph Heller

de 1999).
Joseph Heller nascido em Brooklyn, em 1923, é considerado um dos mais importantes escritores da literatura americana. Em 1961, publicou Catch-22, inspirado na sua experiência durante a Segunda Guerra Mundial - entrou para a Força Aérea Americana e aos vinte anos foi enviado para Itália, onde voou em 60 missões de combate num bombardeiro B-25.
É ainda autor de romances como Good as Gold, God Knows, Picture This, Closing Time (a sequela de Catch-22), e Portrait of an Artist, as an Old Man. Morreu em Dezembro de 1999. Catch-22 foi um bestseller internacional e é uma obra de referência da literatura, figurando em todas as listas dos livros a ler.


Efemérides/12 de dezembro


Sem comentários:

Enviar um comentário