segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Efemérides 28 de dezembro

Manuel Puig

Em 1946 mudou-se para a capital do pais, Buenos Aires. Começou então sua fascinação pelo cinema, assistindo regularmente às "matinées" de cinema aos domingos.
Manuel Puig nasceu na Argentina em 1932. Estudou Arquitectura em Buenos Aires e, a seguir, em Itália. O seu sonho era escrever guiões para televisão e cinema e várias das suas obras passaram efectivamente à tela, nomeadamenteO beijo da Mulher Aranha
O seu activismo político de esquerda fê-lo abandonar a Argentina e exilar-se no México. Morreu no exílio em 1990.




Olavo Bilac

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (Rio de Janeiro16 de dezembro de 1865 — 28 de dezembro de 1918) foi um jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.
Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, Bilac era um ativo republicano e nacionalista, também defensor do serviço militar obrigatório em um período em que o exército usufruía de amplas faculdades políticas em virtude do golpe militar de 1889. O poeta foi o responsável pela criação da letra do Hino à Bandeira, inicialmente criado para circulação na capital federal da época (o Rio de Janeiro), e mais tarde sendo adotado em todo o Brasil. Também ficou famoso pelas fortes convicções políticas, sobressaindo-se a ferrenha oposição ao governo militar do marechal Floriano Peixoto. Em 1907 foi eleito "príncipe dos poetas brasileiros", pela revista Fon-Fon. Bilac, autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, é considerado o mais importante de nossos poetas parnasianos.

 




Mauricio de Sousa

Mauricio Araújo de Sousa (Santa Isabel27 de outubro de 1935) é um cartunista e empresário 
brasileiro. Um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da "Turma da Mônica" e membro da Academia Paulista de Letras.















Inglês de Sousa

Herculano Marcos Inglês de Sousa (Óbidos28 de dezembro 
de 1853 — Rio de Janeiro6 de setembro de 1918) foi um professor
advogadopolítico,jornalista e escritor brasileiro, tido como introdutor do naturalismo na literatura brasileira através do seu romance O Coronel Sangrado publicado em Santos em 1877 e um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras.
Inglês, que escreveu inicialmente com o pseudônimo Luiz Dolzani, ganhou reconhecimento literário após a publicação da obra O Missionário, no ano de 1891. Em suas obras, é perceptível a influência de escritores europeus, tais como Eça de Queirós e Emile Zola.
Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, sendo responsável pela fundação da cadeira 28.
Inglês também teve notável carreira política, começou como militante doPartido Liberal em 1878. Tendo sido eleito deputado provincial (equivalente aos atuais deputados estaduais) pela província de São Paulo, Foi Nomeado Presidente das províncias de Sergipe e do Espírito Santo. Também foi convidado várias vezes para integrar o Supremo Tribunal Federal, porém nunca aceitou.

Stan Lee

Stanley Martin Lieber (Nova Iorque28 de dezembro de 1922), mais conhecido como Stan Lee, é um escritoreditorpublicitárioprodutor e empresário 
norte-americano, que, em parceria com outros importantes nomes dos quadrinhos americanos — especialmente os desenhistas Jack KirbySteve Ditko e John Romita — criou, a partir do início dos anos 1960super-heróis complexos e problemáticos, dando ao gênero um tom mais "humano", "verídico", na contramão da principal editora de HQs de super-heróis da época, DC Comics, detentora dos direitos de personagens famosos como Superman, e Mulher-Maravilha, que seguiam no tom de super-heróis "invencíveis", "insuperáveis", revolucionando o gênero. Seu sucesso foi fundamental para transformar a Marvel Comics, de uma pequena editora de HQs, para uma das maiores corporações multimídia de entretenimento do mundo.






Guy Debord

— 30 de novembro de 1994) foi um escritor francês. Foi um dos pensadores da Internacional Situacionista e daInternacional Letrista e seus textos foram a base das manifestações do Maio de 68.
A Sociedade do Espetáculo é o trabalho mais conhecido de Guy Debord. Em termos gerais, as teorias de Debord atribuem a debilidade espiritual, tanto das esferas públicas quanto da privada, a forças econômicas que dominaram a Europa após a modernização decorrente do final da segunda grande guerra.
Ele faz a crítica, como duas faces da mesma problemática, tanto ao espetáculo de mercado do ocidente capitalista (o espetacular difuso) quanto o espetáculo de estado do bloco socialista (o espetacular concentrado).
Guy Debord, nascido em 1931, em Paris, suicidou-se em 1994, nas montanhas de Auvergne. Cofundador, em 1957, da Internacional Situacionista, foi seu co-dissolvente em 1972.




Sem comentários:

Enviar um comentário