terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Efemérides 22 de dezembro

Samuel Beckett

Samuel Beckett

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1969
 (Dublin13 de abril de 1906 — Paris22 de dezembro de 1989) foi um dramaturgo e escritor irlandês.
Romancista e dramaturgo irlandês, Samuel Barclay Beckett nasceu a 13 de Abril de 1906 na cidade de Dublin. Oriundo de uma família protestante abastada, estudou na Portora Royal School antes de ingressar no Trinity College da sua terra natal. Após ter conseguido o bacharelato em Estudos Franceses e Italianos, no ano de 1927, Beckett começou a trabalhar como professor em Belfast. Mudando-se para Paris, passou a frequentar a pequena comunidade literária de expressão britânica que se reunia na famosa livraria Shakespeare and Company de Sylvia Beach, onde conheceu James Joyce. Auxiliou o compatriota na preparação do manuscrito de Finnegan's Wake (1939) e leccionou Inglês na École Normale Superieure . 
Em 1930 Beckett estreou-se como poeta, ao publicar Whoroscope, um monólogo dramático que fazia protagonizar pelo filósofo francês René Descartes, que empreendia uma meditação sobre os mistérios de Deus, da vida e da morte, enquanto esperava pelo seu pequeno-almoço, uma substancial omoleta. No ano seguinte reuniu uma colectânea de ensaios com o título Proust (1931) e, de regresso a Dublin, licenciou-se pelo Trinity College, o que valeu uma posição como docente de Francês nessa mesma instituição. A morte do pai trouxe-lhe uma herança considerável, recebida em anuidades, facto preponderante na decisão de abandonar a carreira académica em 1932, com o firme propósito de se dedicar inteiramente à escrita. 
Julgando Londres um meio mais propício a oportunidades, mudou-se para esta cidade em 1933. Imiscuindo-se na boémia londrina, publicou, no ano seguinte, o seu primeiro romance, More Pricks Than Kicks (1934). Seguiu-se um período difícil na sua vida, marcado por visitas regulares a um psicanalista, entre os anos de 1935 e 1936. Em 1938 foi apunhalado por um proxeneta e hospitalizado. Nesse mesmo ano de 1938 publicou Murphy, obra em que Beckett analisava o mundo da prostituição. Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, Samuel Beckett partiu da Irlanda para a França, para se juntar às fileiras da Resistência mas, procurado pelos Nacional-Socialistas, foi obrigado a fugir para o Sul do país, escondendo-se no Roussillon durante dois anos na companhia de uma estudante de piano, Suzanne Dechevaux-Dumesnil, com quem viria eventualmente a casar em 1961. 
Trabalhando como lavrador, Beckett continuou a escrever, elaborando o manuscrito do seu segundo romance, que veio a ser publicado em 1953 com o título Watt
Finda a guerra, Beckett esteve ao serviço da Cruz Vermelha em Paris. Passou a escrever em francês, publicando uma trilogia narrativa composta por Molloy (1951), Malone Meurt (1951) e L'Innommable (1953), e as suas peças de teatro mais famosas, En Attendant Godot (1952), Fin De Partie (1957) e Oh Les Beaux Jours (1961). Estas obras consagraram Beckett como um dos nomes mais proeminentes do teatro do absurdo, lidando com temas complexos e existencialistas como a desilusão, o sofrimento e o absurdo da condição humana. Em Beckett, a ironia amarga resulta de um violento contraste entre a esperança que o homem coloca na sua existência e o que realmente obtém dela. 
O ano de 1959 marca o regresso do autor à língua materna, publicando Krapp's Last Tape, peça de teatro em que um velho se senta só num quarto a ouvir gravações do seu passado. 
Beckett foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1969, e conta-se que terá utilizado a soma recebida pela Real Academia Sueca em auxílio de artistas necessitados. 
Faleceu a 22 de Dezembro de 1989 após ter sido hospitalizado por problemas respiratórios.








Jean Racine

Jean Baptiste Racine (La Ferté-MilonAisne22 de dezembro de 1639 —Paris21 de abril de 1699) foi um poeta trágicodramaturgomatemático historiador 
francês. É considerado, juntamente com Pierre Corneille, como um dos maiores dramaturgos clássicos da França.








Filippo Tommaso Godoy Marinetti (AlexandriaEgito22 de dezembro de 1876 —Bellagio2 de dezembro de 1944) foi um escritor, poeta, editor, ideólogo, jornalista e ativistapolítico italiano. Foi o iniciador do movimento futurista, cujo manifesto publicou no jornalparisiense Le Figaro, em (20 de fevereiro de 1909).
Italiano nascido na cidade egípcia de Alexandria, foi um dos criadores do movimento estéticodenominado futurismo - a primeira vanguarda histórica do século XX. Filho de um rico comerciante, fez seus estudos em sua cidade natal, e também em ParisPádua e Gênova, onde se formou em direito e viveu por muito tempo.
Suas primeiras obras foram poemas que escreveu para revistas literárias e, mais tarde. para sua própria revista - Poesia. Publicou no jornal Le Figaro (1909), de Paris, um famoso manifesto em que mostrou sua oposição às fórmulas tradicionais e acadêmicas, expondo a necessidade de abandonar as velhas fórmulas e criar uma arte livre e anárquica, capaz de expressar o dinamismo e a energia da moderna sociedade industrial, que é considerado o texto fundador do movimento futurista. Este não foi o único movimento italiano de vanguarda, tendo sido no entanto o mais radical de todos, por pregar ruidosamente a antitradição. Indicava que as artes demolissem o passado e tudo o mais que significasse tradição, e celebrassem a velocidade, a era mecânica, a eletricidade, o dinamismo, a guerra.
Juntaram-se a este "maluco idealista", Umberto BoccioniLuigi RussoloCarlo Carrà, autores do Manifesto dos pintores futuristas ([1910]), no mesmo ano em que Boccioni redigiria o Manifesto técnico da pintura futurista. Com a Grande Guerra (1914-1918), o futurismo quase morreu juntamente com seus artistas mortos em combate, como Boccioni, ou vencidos pelo renascimento tradicionalista.
Alguns jovens artistas tentaram reavivá-lo depois da guerra, mas sem sucesso. No entanto, sua influência sobre os movimentos modernos que se seguiram foi importante e duradoura.
Marinetti radicou-se definitivamente na Itália e glorificou a I Guerra Mundial como o mais belo poema futurista. Alistou-se no exército italiano, defendeu a intervenção italiana na guerra e ingressou no Partido Nacional Fascista (1919). Politicamente foi um ativo militantefascista e chegou a afirmar que a ideologia do partido representava uma extensão natural das idéias futuristas.
Entre obras teatrais, romances e textos ideológicos de sua autoria citam-se Le Roi bombance (1909), Mafarka le futuriste(1910), Guerra sola igiene del mondo (1915), 
Futurismo e fascismo (1924). 

Kenneth Rexroth

Kenneth Rexroth (22 de dezembro de 1905 - 6 de junho de 1982) foi um poeta, tradutor e ensaísta crítico norte-americano. Foi um dos primeiros poetas norte-americanos a explorar em seu trabalho formas tradicionais da poesia japonesa. É considerado uma das figuras centrais do chamado Renascença de São Francisco, e um dos pais da Geração Beat. Rexroth chamava-se Kenneth Charles Marion Rexroth e nasceu em South Bend, Indiana, tendo sido educado em casa por sua mãe e se inscrito no Instituto de Arte de Chicago após a morte desta. Em Chicago, nesta época, frequentou a companhia de radicais políticos de esquerda, e foi preso em uma batida da polícia em um bar, alegadamente por ser sócio de um bordel. Nesta época, viajou muito pelo interior dos EUA, conhecendo também o México e a América do Sul, ficando, também, uma semana em Paris, onde conheceu Tzara e os surrealistas. Passou a admirar as formas de convívio comunais como as dos monges, por exemplo, as quais, na sua concepção, teriam dado origem a um comunalismo leigo relacionado ao comunismo e ao anarquismo. Em 1927, casou-se pela primeira vez, indo, após isso, viver em São Francisco, onde viveu até o fim da vida, tendo, no entanto, tido várias esposas ou companheiras ao longo desta. Em 1949 viajou à Europa com uma destas esposas. Rexroth foi professor na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara de 1968 a 1973. Tornou-se famoso entre os estudantes e repudiado pela administração por por suas observações espirituosas e inflamatórias sobre as tendências de anti-intelectualismo e sobre a preguiça no campus.


Gian Luigi Bonelli

Gian Luigi Bonelli (Milão22 de dezembro de 1908 — Alexandria12 de janeiro de 2001) foi um editor e autor italiano de arte seqüencial, conhecido como "O Pai de Tex"
Leitor voraz desde jovem, apreciando, principalmente, os romances de mestres como Jack LondonRobert Louis StevensonJulio VerneEmilio Salgari, entre outros.
Vagou pela Europa, com pouco dinheiro no bolso, trabalhando nos mais diversos ofícios para ganhar pão, desde cortar lenha numa fazenda até ingressar no boxe (atuando, inclusive, como treinador de lutadores profissionais). Como sua principal criação, o ranger Tex, "possuía uma percepção de valores imediata, fruto de uma cultura surgida numa juventude vivida com austeridade", como disse Decio Canzio, grande amigo de Bonelli.
Sua carreira literária começa no início dos anos 1930, escrevendo histórias para o Corrieri dei Piccoli, tradicional publicação italiana, e artigos para o Giornale Illustrato dei Viaggi. Nos anos 1930, Bonelli fez títulos variados para a Editora Saev, como Jumbo e Rin-tin-tin e escreveu seus primeiros roteiros, que foram desenhados por Rino Albertarelli e Walter Molina.
Roteirista e criador de dezenas de personagens, passa por várias empresas, até abrir a sua própria editora, reformulando então publicações importantes como L'Audace. O ano de 1948 marcaria para sempre a sua vida.
Por ser um grande admirador das histórias do velho oeste americano, Bonelli cria, em parceria com Aurelio Gallepini, o personagem Tex. Ao mesmo tempo, também criava "Occhio Cupo", uma revista quinzenal de formato grande, mais cara que a média dos gibis da época. No entanto, é Tex, gibi fino e pequeno, com apenas 32 páginas (uma tira por página), em um formato parecido com um "talão de cheques, que atinge o coração dos leitores italianos, projetando G. L. nacional e internacionalmente.
Continuou escrevendo roteiros para muitas outras histórias e criou outros personagens, antes e depois de Tex, como O Justiceiro do Oeste, Ipnos, O Ladrão de Bagdá, A Patrulha dos Sem-Medo, Plutos, Os Três Bil, El Kid, Lobo Kid e Ringo, só para citar alguns. Entretanto, aos poucos, Bonelli precisa se dedicar mais e mais ao personagem Tex, que exigia cada vez mais do seu tempo.
As próprias atividades editoriais são transferidas para a família: sua esposa Tea Bonelli (falecida em 2000) passa a cuidar da administração, enquanto ele prepara o filho Sergio, que em pouco tempo se torna o editor responsável por um pool de empresas que publicam alguns dos melhores quadrinhos do gênero.
G.L. Bonelli faleceu aos 92 anos devido a problemas de pulmões e de coração. A última história escrita por ele foi "Il medaglione spagnolo", publicada em fevereiro de 1991 (no Brasil TEX-323 - O Medalhão Espanhol), uma aventura iniciada por ele e terminada por outras mãos. Como ele mesmo gostava de se definir foi "um romancista emprestado aos quadrinhos e jamais devolvido".







Álvaro Cunqueiro

Álvaro Cunqueiro Mora (Mondoñedo22 de dezembro de 1911 — Vigo28 de fevereiro de 1981) foi um novelistapoetadramaturgojornalista e gastrônomo 
espanhol, considerando um dos grandes autores da literatura galega.
Os seus pais eram Joaquín Cunqueiro Montenegro, de profissão boticário e Pepita Mora Moirón. Álvaro Cunqueiro é autor de numerosas obras, como "Merlín e familia", bem como da pequena cita "Mil primaveras mais" referindo-se à língua galega.


Félix Araújo

Félix de Souza Araújo (Cabaceiras22 de dezembro de 1922
 — Campina Grande27 de julho de 1953) foi um político 
brasileiro, vereador de Campina Grande, no estado da Paraíba. Também foi poetatribunosecretário de governo, ensaísta, crítico literário, escrituário, livreiro, radialistajornalista e conferencista. Foi pai de Félix Araújo Filho, prefeito de Campina Grande.







Paulo Camelo de Andrade Almeida (Recife22 de dezembro de 1947) é um poeta brasileiro.
Médico aposentado pela UFPE, atua na literatura pernambucana, com livros publicados nas áreas de poesiacontosarte poética 




George Eliot

George Eliotpseudônimo de Mary Ann Evans 
(Nuneaton,Warwickshire22 de novembro de 1819  — Chelsea
Londres22 de dezembro de 1880), foi uma romancista 
autodidata britânica.
Usava um nom de plume masculino para que seus trabalhos fossem levados a sério. À época, outras autoras publicavam trabalhos sob seus verdadeiros nomes, mas Eliot queria escapar de estereótipos que ditavam que mulheres só escreviam romances leves. Outro fator que pode ter levado Eliot a usar um pseudônimo masculino era o desejo de preservar sua vida íntima, sobretudo seu relacionamento com George Henry Lewes, um homem casado, com quem viveu por mais de vinte anos.
Seu primeiro trabalho literário, de 1844, foi a tradução da Vida de Jesusde David Strauss. O tema principal dos seus romances, como em Silas Marner, é a vida das pessoas simples, que retrata, com uma sensibilidade reconhecida por várias gerações de leitores, os conflitos do ser humano tais quais a angústia, o desespero e a busca da razão da vida.
Desenvolveu o método da análise psicológico característico da ficção moderna. Sua obra Middlemarch (1872) é considerada um dos maiores romances do século XIX. Segundo Virginia Woolf, em um artigo em tributo à escritora, este é "um dos poucos romances ingleses escritos para gente grande".




Beatrix Potter

Helen Beatrix Potter (Londres28 de julho de 1866 — Lakeland22 de dezembro de 1943) foi uma escritorailustradoramicologista e conservacionista inglesa, célebre por seus livros infantis de grande originalidade e valor intemporal. Sua obra mais famosa é A História do Pedro Coelho, um relato das travessuras do Peter Rabbit na horta do Seu Gregório


















Otávio Tarquínio de Sousa (Rio de Janeiro7 de setembro de 1889 —22 de dezembro de 1959) foi um escritor brasil|eiro.
Sua mais importante obra é História dos Fundadores do Império do Brasil(1957), dividida em dez volumes com as biografias de Diogo Antonio Feijó,Evaristo da VeigaJosé BonifácioBernardo Pereira de Vasconcelos e A vida de D. Pedro I.
Escreveu também: Monólogo das Cousas (1914), A Mentalidade da Constituinte (1931), Ernesto Psichari, Neto de Renan(1934), História de Dois Golpes de Estado (1939), História do Brasil 1500-1822 (1944 - Obra em parceria com Sérgio Buarque de Hollanda), O Pensamento Vivo de José Bonifácio (1945), De Várias Províncias (1952), Fatos e Personagens em Torno de Um Regime (1957), Três Golpes de Estado (1957).
Filho do advogado, professor de direito e publicista Tarquínio de Sousa e Joana Oliveira de Sousa, ambospernambucanos. Foi casado, a primeira vez, com a escultora Maria de Lourdes Alves e, a segunda vez, com a escritoraLúcia Miguel Pereira, que faleceu com o marido no Desastre aéreo de Ramos. O corpos do casal foram sepultados no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro. Alceu Amoroso Lima escreveu comovida cronica sobre o casal, publicada no livro Companheiros de Viagem e Carlos Lacerda publicou cronica "A última flor para Lúcia e Otávio", incluída no livro "Em vez".


Lúcia Miguel Pereira

Lucia Miguel Pereira (Barbacena12 de dezembro de 1901 — Rio de Janeiro22 de dezembro de 1959) foi uma influente crítica literária,biógrafaensaísta e tradutora brasileira da primeira metade do século XX, filha do médico sanitarista Miguel da Silva Pereira, esposa do igualmente escritor Otávio Tarquínio de Sousa e tia do poeta Bruno Tolentino.





Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda

Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (Maceió23 de abril de 1892— Rio de Janeiro22 de dezembro de 1979) foi um juristafilósofo,matemático e escritor brasileiro.

















Sem comentários:

Enviar um comentário