quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Lançamento do livro "Mãe de Primeira Viagem", de Maria Antónia Ferreira da Costa | 12 de Dezembro, pelas 16h00, no Atelier Gustavo Fernandes, Oeiras



Chiado Editora e a Autora Maria Antónia Ferreira da Costa têm o prazer de o convidar para o lançamento do livro “Mãe de Primeira Viagem”, no Atelier Gustavo Fernandes, em Oeiras, dia 12 de Novembro, pelas 16h00.


Maria Antónia Ferreira da Costa, 48 anos, licenciada em Relações Públicas e Publicidade, divorciada e com 3 filhos, Miguel, João e Rita. Nasci em Lisboa em 1966 e durante toda a minha infância sonhei em ter uma família grande com direito a todos os dias festivos do nosso calendário. Casei tarde em 2001, já o Miguel tinha quase 1 ano. Divorciei-me em 2007 e desde aí que educo os meus filhos praticamente sozinha, com as dificuldades de uma mãe que trabalha das 8.30h às 18.30h no Millennium BCP. Estou neste momento reformada por invalidez e faço do meu tempo as maiores loucuras que nunca previ fazer, como esta, por exemplo. Não sou uma super mulher, apenas uma mulher normal como muitas outras, que se reinventa todos os dias. Os meus refúgios são a escrita, a música, os livros e principalmente os meus Animais, tenho muitos. Os Amigos contam-se pelos dedos, mas tem estado presentes quando deles necessito e isso é o que importa. Este foi um desafio quer à minha preguiça de agir quer à confiança que tenho em mim mesma. Agradeço a todos aqueles que me deram o empurrão para este Livro bem como á Editora que apostou nesta ilustre desconhecida.



Sinopse: Os nove meses de gravidez passaram depressa e foram lindos, adorei tudo, a minha barriga, o mimo, as sensações. O tão esperado dia de ver o nosso filho nos braços enche-nos de lágrimas, e essas lágrimas que contém todas as emoções do mundo vão-nos acompanhar ao longo da nossa vida, enquanto cuidamos deles, os educamos, enquanto a palavra Mãe tiver aquele significado poderoso que é dar á luz uma vida. Chorei e continuarei chorando, ri-me e continuarei a rir, mais, rio agora das lágrimas derramadas como espero rir-me mais tarde das que hoje deito. Não foi fácil aprender a amamentar, nem aprender a trocar fraldas, a controlar o desespero, a aceitar ajuda. É difícil admitir que estamos fazendo algo que não temos a mínima noção de como proceder. Não importa a idade ou condição: toda mãe de primeira viagem já sentiu aquele desespero do "E agora?". Não se ressinta por todas as coisas que você não fez, fique orgulhosa das coisas que você teimou, brigou e construiu. Escolha as suas lutas, lutar contra o destino, o imprevisto é desnecessário desgasta e impede-nos de ter folgo para aquilo que é realmente importante.
Chore, grite, gargalhe, deite para fora todas essas emoções. Respeite quem você é: esse é um exemplo que você vai querer passar para todos aqueles que estão dependentes de si. A maternidade não é sempre linda, mas são os doces momentos que chegam depois da tormenta que nos aquecem o coração e nos transformam em pessoas melhores, mais disponíveis, tolerantes e seguras. Esta foi uma primeira etapa ultrapassada, eles hoje têm 15, 12 e 11 anos, pré-adolescência, a aprendizagem não acaba nunca.



Sem comentários:

Enviar um comentário