domingo, 27 de dezembro de 2015

Efemérides 27 de dezembro

Antônio Carlos de Brito

Antônio Carlos de Brito, conhecido como Cacaso 
Depois de viver no interior de São Paulo, mudou-se aos onze anos para o Rio de Janeiro, onde estudou Filosofia e, nas décadas de 1960 e 1970, lecionou Teoria da Literatura e Literatura Brasileira na PUC-RJ. Foi colaborador regular de revistas e jornais, como Opinião e Movimento, tendo, entre outros assuntos, defendido e teorizado acerca do cenário poético de seus contemporâneos, a geração mimeógrafo, criadores da dita poesia marginal, que ganhou publicidade com a antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloísa Buarque de Hollanda, com quem Cacaso, em janeiro de 1974, escreveu o artigo "Nosso verso de pé quebrado", no qual fazem uma síntese das poéticas de então. Seus artigos estão reunidos em Não quero prosa, publicado em 1997.
Com grande talento para o desenho, já aos 12 anos ganhou página inteira de jornal por causa de suas caricaturas de políticos. Antes dos 20 anos veio a poesia, através de letras de sambas que colocava em músicas de amigos como Elton Medeiros e Maurício Tapajós.
Como poeta estreou em 1967, com o livro A palavra cerzida, prefaciado por José Guilherme Merquior, por representar junto de Francisco Alvim a primeira geração "pós-vanguarda". Em 1974, lança Grupo Escolar, pela coleção Frenesi, composta também dos livros Passatempo, de Chico Alvim, Corações veteranos, de Roberto SchwarzEm busca do sete-estrelo, de Geraldo Carneiro, e Motor, de João Carlos Pádua. Cacaso une-se então a outros poetas, como Eudoro AugustoCarlos Saldanha e Chacal (Ricardo de Carvalho Duarte), formando a coleção Vida de Artista, pela qual lançou Segunda classe (em parceria com Luiz Olavo Fontes) e Beijo na boca, ambos em 1975. Depois vieram Na corda bamba (1978), Mar de mineiro (1982) e Beijo na boca e outros poemas (1985), que reunia uma antologia poética da obra do autor. Seus livros não só o revelaram uma das mais combativas e criativas vozes daqueles anos de ditadura e desbunde, como ajudaram a dar visibilidade e respeitabilidade ao fenômeno da "poesia marginal", em que militavam, direta ou indiretamente, amigos como Francisco Alvim, Helena Buarque de HollandaAna Cristina Cezar, Charles Peixoto, ChacalGeraldinho CarneiroZuca Sardhan e outros.
No campo da música, os amigos/parceiros se multiplicavam na mesma proporção: Edu LoboDjavanTom JobimToquinho,Olívia ByingtonSueli Costa, Cláudio Nucci, NovelliNelson AngeloJoyceToninho HortaFrancis HimeSivucaJoão DonatoEduardo Gudin e muitos mais.
Em 1987, no dia 27 de dezembro, o Cacaso é que foi embora, prematuramente. Um jornal escreveu: "Poesia rápida como a vida".
Em 2002, veio a público Lero-lero, sua obra completa, incluindo, além dos livros citados, letras e poemas inéditos.

Peter Sinfield

Peter Sinfield (nascido em 27 de Dezembro 
de 1943 em LondresInglaterra) é um poeta, mais conhecido pelo seu trabalho como letrista dos primeiros anos de existência da banda de rock progressivo King Crimson. Ele contribuiu para os discos In the Court of the Crimson KingIn the Wake of PoseidonLizard e Islands, assim como para a banda Roxy Music, que ele também produziu.
Problemas causados pela crescente complexidade de suas letras levaram Sinfield a ser convidado por Robert Fripp a deixar a banda. Sinfield continuou ativo na cena do rock progressivo, produzindo o primeiro disco do Roxy Music, e depois gravando um disco solo, Still, em 1973. O disco foi relançado em CD com faixas adicionais com o título de Stillusion. Ele também contribuiu para seu ex-colega no King Crimson, Greg Lake, no Emerson, Lake & Palmer, e também para a bandaitaliana Premiata Forneria Marconi e para o ex-tecladista do Procol HarumGary Brooker.
Posteriormente, ele trabalhou com música pop, escrevendo letras para Bucks Fizz (Land of Make Believe), Cher (Heart of Stone) e Celine Dion (Think Twice). Ele também escreveu letras para outro ex-membro do Crimson, o violinista David Cross.
Sinfield é mais conhecido pelas letras de I Believe in Father Christmas, a canção Natalina que critica o consumismo atual da data, de Greg Lake. Lançada como single em 1975 e depois no disco Works Vol.2 do Emerson, Lake & Palmer em 1977, atualmente é um clássico natalino.
A poesia visionária de Sinfield é profundamente influenciada por ShakespeareShelleyBlake e Rilke.
Sinfield é considerado um dos poucos poetas emergidos do mundo do rock.

Sebastian Haffner é o pseudónimo de Raimund Pretzel (nascido a 27 de Dezembro 
de 1907 em BerlimAlemanha – falecido a 2 de Janeiro de 1999). Foi um jornalista e historiador
 alemão, tendo escrito, sobretudo, sobre história alemã recente.
Sebastian Haffner nasceu em 1907, em Berlim, e formou-se em Direito. Emigrou em 1938 para Inglaterra, onde trabalhou como jornalista para o The Observer. Em 1954 regressou à Alemanha, começou a escrever para o Die Welt e mais tarde para a Stern. Haffner é autor de uma série de best-sellers históricos: "Churchill", "Anmerkungen zu Hitler", "De Bismarck a Hitler". Sebastian Haffner morreu em 1999.



Sem comentários:

Enviar um comentário