terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Um pouco da vida e obra da autora Ana Ribeiro

Ana Ribeiro

A Ana Ribeiro é uma jovem natural do Porto, mas desde cedo se mudou para Chaves, é licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública, mas tem por paixão a escrita. De signo gémeos, é multifacetada, comunicativa, simples, inteligente, carinhosa, denota vitalidade e energia e gosta de desafios.
Começou por escrever diários, como era tímida, escrever para ela era uma forma de comunicar e um refúgio. Foi um amigo que a incentivou a enviar alguns textos para editoras.
Iniciou assim a sua aventura e viagem pelo mundo da escrita. 



Em 2011 editou o primeiro livro "Diário de uma Vida" um livro de poesia e foi publicado pela editora Mosaico de Palavras. É um livro que nos mostra a entrada de uma jovem na fase adulta, as sensações, o sentir e expressar emoções e sentimentos e os consequentes interesses em relação à vida. 

Detentora de dois prémios literários: 



Prémio na modalidade de crítica do concurso "Uma Aventura... Literária 2011" atribuído pela Caminho




Em 2014 Prémio num concurso de poesia "Uma Aventura... Literária 2014" com o poema "A Filha do Mar"



Em 2015 publicou o seu primeiro livro em prosa "Um Amor Inexplicável" pela Editora Capital Books, livro esse que nos fala de um amor entre dois jovens. Um amor que vai ter de lutar contra uma doença grave, um tema muito sensível de se explorar. Será o sentimento que os une maior que a própria vida? A Ana ao longo das suas 258 páginas, mostra-nos como decorre esta história. 

Este livro foi o maior desafio pessoal a nível literário da autora e surge como uma prova de fogo, uma verdadeira conquista e realização do objectivo por si tão desejado e ansiado.







A melhor forma para se conseguir a realização dos objectivo é definir metas e penso que a Ana tem esses objectivos bem definidos, pois a dedicação com que ela escreve, o cuidado com as palavras, demonstra já o nível de uma escritora madura. 
Sendo ainda uma jovem e auspiciosa autora, tem já um caminho bem traçado, delineado e desafiante e com coragem e ambição acredito que conseguirá alcançar os objectivos a que se propõe.





A Ana todos os dias nos presenteia com fantásticos textos, citações, frases e excertos no seu blog Escreviver, escritos esses que leio e recomendo.



É o escritor José Luís Peixoto que a inspira, diz ela que a escrita dele toca nos sentimentos das pessoas e escreve sobre temas difíceis que prendem e levam as pessoas a meditar sobre os assuntos abordados. Outro autor que gosta de ler é Nicholas Sparks porque é um autor que escreve com o coração e para o coração. São escritores como estes que mexem com as nossas emoções.



A partir de 2011 também abraçou mais um desafio, começou a escrever crónicas "Crónica Juvenil" para o jornal da cidade onde mora "Diário Actual".




À Ana desejo toda a felicidade do Mundo e que todos os sonhos se realizem.
Quando tiveres um sonho acredita sempre e nunca deixes que ninguém te diga que não vale a pena sonhar. 
Porque o sonho comanda a vida, e a esperança é a última coisa a perder e nunca deixar de lutar.








Sem comentários:

Enviar um comentário