domingo, 13 de dezembro de 2015

Efemérides 13 de dezembro

José Eduardo Agualusa


José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa. É jornalista. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É autor dos livros A Conjura (romance, 1988), Prémio Revelação Sonangol, A Feira dos Assombrados (contos, 1992), Estação das Chuvas (romance, 1996), Nação Crioula (romance, 1998), Grande Prémio de Literatura RTP, Fronteiras Perdidas (contos, 1999), Grande Prémio de Conto da APE, A Substância do Amor e Outras Crónicas (crónica, 2000), Estranhões e Bizarrocos, com Henrique Cayatte, (infantil, 2000), Prémio Nacional de Ilustração e Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, Um Estranho em Goa (romance, 2000), O Ano Que Zumbi Tomou o Rio (romance, 2002), O Homem Que Parecia Um Domingo (contos, 2002), Catálogo de Sombras (contos, 2003) e O Vendedor de Passados (romance, 2004). As suas obras estão traduzidas para diversas línguas europeias.





Adélia Luzia Prado de Freitas, mais conhecida apenas como Adélia Prado(Divinópolis13 de dezembro de 1935) é uma poetisaprofessora,
Seus textos literários retratam o cotidiano com perplexidade e encanto, norteados pela fé cristã e permeados pelo aspecto lúdico, uma das características de seu estilo único. . Em 1976, enviou o manuscrito de Bagagem para Affonso Romano de Sant'Anna, que exercia na imprensa crítica literária assinando uma coluna noJornal do Brasil. Admirado, acabou por repassar os manuscritos a Carlos Drummond de Andrade, que incentivou a publicação do livro pela Editora Imagoem artigo do mesmo periódico.


Heinrich Heine

Christian Johann Heinrich Heine (Düsseldorf13 de dezembro de 1797— Paris17 de fevereiro de 1856) foi um poeta romântico alemão, conhecido como “o último dos românticos”. Boa parte de sua poesia lírica, especialmente a sua obra de juventude, foi musicada por vários compositores notáveis como Robert SchumannFranz SchubertFelix MendelssohnBrahmsHugo WolfRichard Wagner e, já no século XX, porJosé Maria Rocha FereiraHans Werner Henze e Lord Berners.






Pedro Luís Pereira de Sousa (Araruama13 de dezembro de 1839 —Bananal16 de julho de 1884) foi um advogadojornalistapolíticoorador 
Filho do comendador Luis Pereira de Sousa e Dona Carlota Viterbo de Sousa. Foi deputado em dois mandatos, ministro dos Negócios Estrangeiros e presidente da província da Bahia, de 29 de março a 11 de dezembro de 1882 e de 16 de dezembro de 1882 a 14 de abril de 1884. Como ministro interino da Agricultura, Comércio e Obras Públicas pede para Machado de Assis continuar como oficial de gabinete. Em 1880 foi agraciado com o título de conselheiro do Império.
Era tio do presidente Washington Luís Pereira de Sousa; é patrono da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. Em 1934 a academia publicou os seus Dispersos.

Barbosa Lessa

Luiz Carlos Barbosa Lessa (Piratini13 de dezembro de 1929 — Camaquã11 de março de 2002) foi um folclorista,escritormúsico
Escreveu cerca de 61 obras, entre contos
músicas e romances. Participou intensivamente do processo de construção do Movimento que registrou e difundiu a cultura gaúcha do homem do campo. Em 1948, ele com 19 anos de idade junto com um grupo de colegas do ensino secundário criaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) da História, definindo as características do que hoje é considerado o tipo "Gaúcho".
Dentre suas obras mais conhecidas destacam-se Rodeio dos ventos, um épico sobre como seria vida do povo gaúcho, eOs guaxos, pelo qual recebeu prêmio em 1959 da Academia Brasileira de Letras.
Ao mesmo tempo em que se dedicava à implantação do tradicionalismo, Lessa passou a pesquisar a música regional. Em1957, criou a popular toada Negrinho do Pastoreio, canção é baseada na lenda do jovem escravo que, ao perder a tropilha de cavalos do patrão, é agrilhoado a um formigueiro para ser devorado pelos insetos. A canção de Barbosa Lessa foi cantada por dezenas de intérpretes, entre eles Inezita BarrosoLeopoldo Rassier e a dupla Kleiton & Kledir.

Christian Fürchtegott Gellert

Christian Fürchtegott Gellert (Haunichen, 4 de julho de 1715 — Leipzig13 de dezembro de 1769) foi um escritor alemão do século XVIII.
Gellert foi um dos principais representantes do iluminismo pietista.
Christian Fürchtegott Gellert é também autor de comédias sentimentais, no estilo de Marivaux, e do romance epistolar Das leben der schwediscen Gräfin von G… (1747-1748), onde está patente a influência de Richardson.



María Teresa León Goyri

María Teresa León Goyri (Logroño31 de outubro de 1903 — Madrid13 de Dezembro de 1988), foi uma escritora espanhola.













Sem comentários:

Enviar um comentário