quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Efemérides 16 de dezembro

Jane Austen

Jane Austen (Steventon16 de dezembro de 1775 – Winchester18 de julho de 1817) foi uma proeminente escritora inglesa. A ironia que utiliza para descrever as personagens de seus romances a coloca entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade, sendo constantemente objeto de estudo acadêmico, e alcançando um público bastante amplo.
Nascida em Steventon, Hampshire, de uma família pertencente à nobreza agrária, sua situação e ambiente serviram de contexto para todas as suas obras, cujo tema gira em torno do casamento da protagonista. A inocência das obras de Austen é apenas aparente, e pode ser interpretada de várias maneiras. Os meios acadêmicos a têm considerado uma escritoraconservadora, apesar de a crítica feminista atual reconhecer em suas obras uma dramatização do pensamento de Mary Wollstonecraft sobre a educação da mulher.
Importante romancista inglesa (1775-1815) cuja escrita marca a passagem do Neoclassicismo para o Romantismo. Quando era ainda criança, escreveu novelas para a família, em parte publicadas em Love and Friendship and Other Early Works (1922). Na produção literária desta autora são considerados dois períodos: de 1796 a 1798, em que escreveu Sense and Sensibility (Sensibilidade e Bom Senso) e Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), publicados em 1811 e 1813, respectivamente; e a partir de 1811, com a escrita de Mansfield Park (1814), Emma (1816) e Persuasion (Persuasão, 1818).









Olavo Bilac

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (Rio de Janeiro16 de dezembro de 1865 — 28 de dezembro de 1918) foi um jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.
Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, Bilac era um ativo republicano e nacionalista, também defensor do serviço militar obrigatório em um período em que o exército usufruía de amplas faculdades políticas em virtude do golpe militar de 1889. O poeta foi o responsável pela criação da letra do Hino à Bandeira, inicialmente criado para circulação na capital federal da época (o Rio de Janeiro), e mais tarde sendo adotado em todo o Brasil. Também ficou famoso pelas fortes convicções políticas, sobressaindo-se a ferrenha oposição ao governo militar do marechal Floriano Peixoto. Em 1907 foi eleito "príncipe dos poetas brasileiros", pela revista Fon-Fon. Bilac, autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, é considerado o mais importante de nossos poetas parnasianos.











Arthur C. Clarke

Sir Arthur Charles Clarke, mais conhecido como Arthur C. Clarke (Minehead16 de dezembro de 1917 — Colombo19 de março de 2008) foi um escritor e 
inventor britânico, autor de obras de divulgação científica e de ficção científica como o conto The Sentinel, que deu origem ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço e o premiado Encontro com Rama.
Físico e matemático inglês, nasceu a 16 de Dezembro de 1917, na cidade de Minehead, Somerset, em Inglaterra. 
Em 1936 mudou-se para Londres, onde foi trabalhar para a Sociedade Interplanetária Britânica onde começou a desenvolver experiências com materiais astronómicos. Durante a Segunda Guerra Mundial foi oficial da RAF (Royal Air Force) e esteve encarregado do equipamento do primeiro radar "talk-down". 
Depois da guerra, Clarke voltou para Londres para a Sociedade Interplanetária Britânica onde foi presidente em 1946-1947 e 1950-1953. 
Em 1945, publicou um artigo técnico com a designação Relatos extra-terrestres, onde previu os princípios das comunicações com satélites em órbitas geoestacionárias. 
O que Clarke previu foi realizado 25 anos mais tarde. 
A sua invenção proporcionou-lhe numerosas condecorações, tais como a da Companhia Marconi Internacional, a do Laboratório de Pesquisa Física, um Troféu Lindbergh e uma Medalha de Ouro pelo Franklin Institute. 
Actualmente, a órbita geoestacionária a 42 mil quilómetros de distância é apelidada, pela União Astronómica Internacional, de órbita de Clarke. 
A primeira obra que Clarke escreveu com fins comerciais foi Rescue party, escrita em Março de 1945. 
Em 1948, obteve pelo King's College de Londres a licenciatura em Física e Matemática com distinção. 
Em 15 de Junho de 1953, casou-se com a americana Marilyn Mayfield e pouco tempo depois (Dezembro de 1953) divorciaram-se. 
Em 1954, Clarke escreveu algumas comunicações sobre aplicações dos satélites para a previsão do tempo, para o Dr. Harry Wexler, na altura chefe da Divisão dos Serviços Científicos. Com estas comunicações, um novo ramo da meteorologia teve origem. Também em 1954, Clarke começou a interessar-se pelos problemas marinhos. Em 1964, começou a trabalhar com Stanley Kubrick na escrita do filme 2001: Odisseia no Espaço. Quatro anos mais tarde, Clarke foi nomeado juntamente com Stanley Kubric, para o Óscar da Academia, pela versão do filme 2001: Odisseia no Espaço
Em 1985, publicou uma sequência para o livro 2001 que denominou de 2010: Odisseia dois
Clarke ficou conhecido do público em geral pela participação em algumas séries televisivas nomeadamente: Arthur C. Clarke's Mysterious World em 1981, Arthur C. Clarke's World of strange Powersem 1984 e Walter Cronkite's Universe em 1981. 
Escreveu ainda no domínio da ficção científica: A cidade e as estrelasChildhood's EndProfiles of de Future3001: A Odisseia final e Rendezvous with Rama, pelo qual ganhou três troféus: Troféu Hugo,Troféu Nebula e Troféu John W. Campbell
Clarke viveu desde 1956 em Colombo, no Sri Lanka. Foi Chanceler da Universidade local e fundador do Centro de Tecnologia Avançada que possui o seu nome. Faleceu a 19 de Março de 2008, com 90 anos, na sequência de complicações respiratórias.











Philip K. Dick

 também conhecido pelas iniciais PKD, foi um escritor americano de ficção científica que alterou profundamente este género literário. Apesar de ter tido pouco reconhecimento em vida, a adaptação de várias das suas novelas ao cinema acabou por tornar a sua obra conhecida de um vasto público, sendo aclamado tanto pelo público como pela crítica.
Viveu grande parte da sua vida na Califórnia. Após frequentar a Universidade da Califórnia, da qual desistiu, deu início à sua carreira profissional como escritor de numerosos romances, ensaios e colectâneas de contos, todos no género da ficção científica. Em 1963, venceu o prémio Hugo por O Homem do Castelo Alto, ao que se seguiram outras obras, prémios e adaptações cinematográficas. É actualmente considerado um dos mais influentes escritores da segunda metade do século XX, tendo as suas ideias visionárias causado grande impacto na cultura contemporânea. Morreu em 1982, em Santa Ana, Califórnia.






Wilhelm Grimm

Wilhelm Karl Grimm (Hanau24 Fevereiro de 1786 
 Berlim, 16 de Dezembro de 1859é o mais novo dos famosos Irmãos Grimm, conhecidos por compilarem contos, alguns dos mais famosos que conhecemos, como A Bela Adormecida, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, João e Maria, O Pequeno Polegar e Rapunzel.
Em 1809, por causa de sua doença, Wilhelm faz um tratamento em Halle an der Saale, que deve ter sido financiado por seu irmão Jacob. Ele residiu no castelo de Giebichenstein (que pertenceu ao compositor Johann Friedrich Reichardt) e enfim em Berlim onde encontra Clemens Bretano através de quem ele conhece escritores e artistas berlinenses como, por exemplo, Ludwig Achim von Arnim. Durante a volta para Kassel, Wilhelm encontra também Johann Wolfgang von Goethe que aprova os seus "esforços em prol de uma cultura vasta e esquecida".










José Júlio da Silva Ramos

José Júlio da Silva Ramos (Recife6 de março de 1853 — Rio de Janeiro16 de dezembro de 1930) foi um professorfilólogo e 








W. Somerset Maugham

William Somerset Maugham, (Paris25 de Janeiro de 1874 — Saint-Jean-Cap-Ferrat16 de dezembro de 1965) foi um romancista dramaturgo 
William Somerset Maugham, filho de pais ingleses a viverem em França, nasceu em 1874, na embaixada britânica de Paris, de modo a escapar à obrigatoriedade de cumprir serviço militar imposta a todos os cidadãos nascidos em solo francês. Dramaturgo e romancista, antes de deflagrar a Primeira Guerra Mundial, Maugham já havia publicado dez romances e igual número de peças de teatro da sua autoria haviam subido a palco. Rapidamente se tornou um dos mais célebres escritores do seu tempo, e também um dos mais bem pagos. Quando ficou órfão de ambos os pais, antes de completar dez anos, foi enviado para Inglaterra, permanecendo ao cuidado de um tio. Mudou de país e mudou de língua – a adaptação não decorreu pacificamente. Com dezasseis anos, convenceu o tio a deixá-lo estudar na Alemanha, onde se dedicaria à literatura, à filosofia e à língua alemã. Aqui assumiria a sua bissexualidade, tendo a primeira relação homossexual, e aqui escreveria o seu primeiro livro, uma biografia do compositor Giacomo Meyerbeer. Quando regressou a Inglaterra, Somerset Maugham já tinha a certeza de que queria ser escritor. Durante a Primeira Guerra Mundial, o escritor viajou pela Índia e pelo Sudeste Asiático, experiência que lhe serviu de mote para várias obras. Entre os seus livros mais notáveis, encontram-se Servidão HumanaO Fio da Navalha e A Carta. Somerset Maugham morreu na sua casa do Sul de França em 1965, e as suas cinzas foram espalhadas perto da Biblioteca Maugham, em Inglaterra.










Sem comentários:

Enviar um comentário