sábado, 12 de setembro de 2015

Efemérides 12 de setembro

José Lins do Rego

José Lins do Rego Cavalcanti (Pilar3 de junho de 1901 — Rio de Janeiro12 de setembro de 1957) foi um escritor brasileiro que, ao lado de Graciliano RamosÉrico VeríssimoRachel de Queiroz e Jorge Amado, figura como um dos romancistas regionalistas mais prestigiosos da literatura nacional. Segundo Otto Maria Carpeaux, José Lins era "o último dos contadores de histórias. "Seu romance de estreia, Menino de Engenho (1932), foi publicado com dificuldade, todavia logo foi elogiado pela crítica.




Manuel Antônio Álvares de Azevedo (São PauloProvíncia de São Paulo,Império do Brasil12 de setembro de 1831 — Rio de Janeiro, Império do Brasil, 25 de abril de 1852) foi um escritor da segunda geração romântica (Ultra-RomânticaByroniana ou Mal-do-século), contistadramaturgopoeta e ensaísta brasileiro, autor de Noite na Taverna.







Auta de Souza (Macaíba12 de setembro de 1876 — Natal7 de fevereiro de 1901) foi uma poetisa brasileira da segunda geração romântica(ultrarromânticabyroniana ou Mal do Século), autora de Horto.
Escrevia poemas românticos com alguma influência simbolista, e de alto valor estético. Segundo Luís da Câmara Cascudo, é "a maior poetisa mística do Brasil".

Stanisław Lem

Stanisław Lem (Leópolis12 de setembro de 1921  — Cracóvia27 de março de 2006) foi um proeminente escritor polaco de ficção científicafilosofia e sátira. Ele foi Cavaleiro da Ordem da Águia Branca. Seus livros foram traduzidos para mais de 57 idiomas e venderam mais de 45 milhões de cópias.. Ele talvez seja mais bem conhecido como o autor do romance Solaris de 1961, que foi adaptado para o cinema três vezes. Em 1976,Theodore Sturgeon declarou que Lem era o autor de ficção científica mais lido em todo o mundo.
Sua obra explora temas filosóficos; especulação sobre tecnologia, a natureza da inteligência, a impossibilidade de comunicação e compreensão mútuas, desespero face às limitações humanas e o lugar da humanidade no universo. Estes são por vezes apresentados como ficção, e por outras na forma de ensaios ou livros de filosofia. Sua obra é de difícil tradução devido a sofisticadas formações de palavras e figuras de linguagem, destacando-se poesia e trocadilhos apócrifos de máquinas sencientes e vocabulário tecnológico fictício. Existem múltiplas traduções para uma mesma língua, que são alvo de constantes críticas; o próprio Lem criticou severamente a tradução de Solaris para o françês, que foi usada como base para a versão em língua inglesa. Poucos livros de Lem encontram-se traduzidos para o português de Portugal (listados abaixo), enquanto no Brasil apenas Solaris é encontrado nas livrarias. Este artigo usa os títulos das traduções portuguesas disponíveis, e na falta delas os títulos das traduções para inglês ou os títulos originais.

Caio Fernando Abreu

Caio Fernando Loureiro de Abreu (Santiago12 de setembro de 1948— Porto Alegre25 de fevereiro de 1996) foi um jornalistadramaturgo e escritor brasileiro.
Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um "fotógrafo da fragmentação contemporânea".

Delasnieve Daspet

Delasnieve Miranda Daspet de Souza (Porto Murtinho12 de setembro de 1950) é advogadapoetisa brasileira. É ativista das causas da Paz, sociais, humanas, ambientais e culturais.

Joaquim Guilherme Gomes Coelho (Porto14 de novembro de 1839 —Porto12 de setembro de 1871) foi um médico e escritor português. É mais conhecido pelo seu pseudónimo Júlio Dinis.


Álvaro Maria da Soledade Pinto da Fonseca Velhinho Rodrigues Moreira da Silva (Porto Alegre23 de novembro de 1888 — Rio de Janeiro12 de setembro de 1964) foi um poetacronista e jornalista brasileiro.
Modificou voluntariamente o longo nome de família para Álvaro Moreyra, com y, para que esta letra "representasse as supressões" destes nomes.


Efemérides/12 de setembro


Sem comentários:

Enviar um comentário