domingo, 13 de setembro de 2015

Efemérides 13 de setembro

Dante Alighieri

Dante Alighieri (Florença25 de maio de 1265 — Ravena13 ou 14 de setembro de 1321) foi um escritorpoeta e político italiano. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta ("o sumo poeta"). Disse Victor Hugo que o pensamento humano atinge em certos homens a sua completa intensidade, e cita Dante como um dos que "marcam os cem graus de gênio". E tal é a sua grandeza que a literatura ocidental está impregnada de sua poderosa influência, sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica a consciência literária ocidental.
Seu nome, segundo o testemunho do filho Jacopo Alighieri, era um hipocorístico de "Durante". Nos documentos, era seguido do patronímico"Alagherii" ou do gentílico "de Alagheriis", enquanto a variante "Alighieri" afirmou-se com o advento de Boccaccio.
Foi muito mais do que literato: numa época onde apenas os escritos emlatim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológicoLa Divina Commedia (A Divina Comédia), o grande poema de Dante, que é uma das obras-primas da literatura universal e um dos pontos mais altos atingidos pelo espírito humano. A Commedia se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo.
Essa obra foi originalmente intitulada Comédia e mais tarde foi rebatizada com o adjetivo Divina por Boccacio. A primeira edição que adicionou o novo título foi a publicação do humanista veneziano Lodovicco Dolce publicado em 1555 por Gabriele Giolito de Ferrari.
Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época.

Marie von Ebner-Eschenbach

Marie Freifrau von Ebner-Eschenbach (baronesa Marie von Ebner-Eschenbach), (13 de setembro de 1830
KroměřížMorávia - 12 de março de 1916Viena) foi uma escritoraaustríaca.
Com suas novelas psicológicas, ela é considerada - juntamente com Ferdinand von Saar— uma das mais importantes escritoras de língua alemã da segunda metade do século XIX.


Sherwood Anderson

Sherwood Anderson (13 de Setembro de 1876 – 8 de Março de 1941) foi um escritor norte-americano, principalmente de contos.
Nasceu em Camden, Ohio, o terceiro filho de Erwin M. Anderson e Emma S. Anderson. Depois que os negócios do pai faliram, eles foram forçados a se mudar frequentemente. As dificuldades da família levaram ao pai de Anderson ao alcoolismo, enquanto a mãe morre em 1895. Parcialmente por causa disso, Anderson ficou motivado a fazer bicos (ou biscates), para ajudar a família.
Ele se mudou para Chicago, Illinois perto da casa de seu irmão Clyde. Ele fez trabalhos braçais até a virada do século, quando se alistou no exército e participou na Guerra Hispano-americana em Cuba. Após a guerra, ele trabalhou com seu irmão numa editora em SpringfieldOhio. Anderson estudou na Wittenburg Academy. Eventualmente, ele mantém o emprego de copywriter em Chicago, onde ele foi bem sucedido. Em 1904, ele se casa com Cornelia Lane, filha de uma rica família de Ohio.
Foi pai de 3 filhos e se muda para Cleveland, Ohio onde ele monta um serviço de entregas e uma firma de pintura. Porém, em novembro de 1912, ele "desaparece" voltando 4 dias depois um lapso nervoso. Ele descreve isso como "uma escapada de sua existência material", que gerou elogios de seus colegas escritores, que usaram sua "coragem" como um exemplo. Ele volta para Chicago, trabalhando de novo numa editora e agência de propaganda.

Aquilino Ribeiro

Aquilino Gomes Ribeiro ComL (SernancelheCarregal13 de setembro de1885 — Lisboa27 de maio de 1963) foi um escritor português.
É considerado por alguns como um dos romancistas mais fecundos da primeira metade do século XX. Inicia a sua obra em 1907 com o folhetim "A Filha do Jardineiro" e depois 1913 com os contos de Jardim das Tormentas e com o romance A Via Sinuosa, 1918, e mantém a qualidade literária na maioria dos seus textos, publicados com regularidade e êxito junto do público e da crítica.
Foi um dos que foram implicados no Regicídio de 1908. Tem uma biblioteca e uma Fundação/Casa-museu com o seu nome em Moimenta da Beira.

Roald Dahl

Roald Dahl (Llandaff13 de Setembro de 1916 — 
Buckinghamshire23 de Novembro de 1990) foi um escritor britânico, pai aos 17 anos de idade. Nascido no País de Gales, filho de noruegueses, atingiu notoriedade na década de 1940 com obras tanto para adultos quanto para crianças, e se tornou um dos escritores mais vendidos no mundo. É conhecido principalmente por seus livros infantis, entre os quais figuram A Fantástica Fábrica de ChocolateMatildaAs Bruxas e James e o Pêssego Gigante seus livros foram transformados em filmes no século XX. Escreveu o livro "A fantástica fábrica de chocolate", "Matilda", "O Fantástico Senhor Raposo", "Kiss Kiss" e "Os Gremlins".


Antônio Torres (Sátiro Dias13 de setembro de 1940) é um jornalista e escritor brasileiro, eleito para a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras.
Com dezessete obras publicadas, teve seu primeiro romance editado em 1972, intitulado "Um Cão Uivando para a Lua"; em 2007 venceu o Prêmio Jabuti por "Pelo Fundo da Agulha"; seus livros mais conhecidos são "Essa Terra" e "O Cachorro e o Lobo".


Aníbal Beça

Anibal Beça é o nome literário de Anibal Augusto Ferro de Madureira Beça Neto (Manaus13 de setembro de 1946 -25 de agosto de 2009) foi poetatradutorcompositorteatrólogo 

Italo Svevopseudônimo de Aron Hector Schmitz, nome depois italianizado para Ettore Schmitz (Trieste19 de dezembro de 1861 —Motta di Livenza13 de setembro de 1928), foi um escritor e dramaturgo italiano.
Nascido em Trieste (então parte da Áustria-Hungria), quinto dos oito filhos de uma abastada família judia originária da Alemanha, seu pai era Franz Schmitz (1829- 1892), comerciante de vidros. Sua mãe, Allegra Moravia (1832-95), era italiana.
Seu terceiro romance, A consciência de Zeno, é também sua obra mais conhecida e compõe uma trilogia com Uma Vida e Senilidade. O quarto romance, Il vecchione o Le confessioni del vegliardo ( "O velhinho" ou "As confissões do ancião"), uma "continuação" de A consciência de Zeno, ficará inacabado em razão da morte do escritor, em 13 de setembro de 1928, após um acidente de trânsito, quando voltava com a família de uma estação de águas, em Bormio.


Efemérides/13 de setembro



Sem comentários:

Enviar um comentário