sexta-feira, 11 de setembro de 2015

World Trade Center e Ataques de 11 de setembro de 2001

World Trade Center
As torres gêmeas do World Trade Center antes do 11 de 

Setembro de 2001. 
World Trade Center (WTC) é um complexo de edifícios na região de Lower ManhattanNova IorqueEstados Unidos, em substituição ao complexo original de sete prédios que anteriormente existia no local com o mesmo nome. O WTC original, caracterizado por marcantes torres gêmeas, foi inaugurado em 4 de abril de 1973 com 110 andares, e destruído durante os ataques de 11 de setembro de 2001, juntamente com o World Trade Center 7. Os outros edifícios do complexo foram danificados nos ataques e suas ruínas foram então demolidas. O local está sendo reconstruído com cinco novos arranha-céus e um memorial para as vítimas dos ataques. Em novembro de 2011, apenas um arranha-céu já havia sido concluído; os outros quatro estão previstos para serem concluídos até 2020. O One World Trade Center será o principal edifício do novo complexo,1 que se tornou o edifício mais alto da cidade de Nova York em 30 de abril de 2012 e está previsto para ser concluído até 2013. Uma sexta torre para o complexo ainda aguarda confirmação.
No momento da sua conclusão, o World Trade Center 1 (Torre Norte) e World Trade Center 2 (Torre Sul) originais, conhecidos em conjunto como "Torres Gêmeas", eram um dos edifícios mais altos do mundo. Os outros edifícios incluídos no antigo complexo eram o WTC 3 (o Marriott World Trade Center),WTC 4WTC 5WTC 6 e WTC 7. Todos estes edifícios foram construídos entre os anos de 1975 e 1985. O custo da construção foi de 400 milhões de dólares. O complexo, localizado no coração do centro financeiro de Nova York, tinha 1 240 000 metros quadrados de espaço de escritórios.2 3
O World Trade Center passou por um incêndio em 13 de fevereiro de 1975, umatentado a bomba em 26 de fevereiro de 1993 e um assalto em 14 de janeiro de 1998. Em 1998, a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey decidiu privatizar o complexo, ao arrendar os edifícios para uma empresa privada gerenciar e o escolhido com o contrato foi a Silverstein Properties em julho de 2001. Na manhã de 11 de setembro de 2001, sequestradores membros da organização fundamentalista islâmica al-Qaeda colidiram dois jatos Boeing 767contra as Torres Gêmeas do complexo, em um ataque terrorista coordenado. Depois de queimar por 56 minutos, a Torre Sul (WTC 2) desmoronou, seguido depois de meia hora pela Torre Norte (WTC 1), resultando em 2.753 mortes.4Os escombros das torres, combinados aos incêndios que os destroços iniciaram em vários edifícios vizinhos, levou ao colapso parcial ou completo de todos os outros edifícios no complexo e causou danos maiores a dez outras grandes estruturas na zona próxima. O processo de limpeza e recuperação nolocal do World Trade Center levou oito meses.
Nos anos seguintes, os planos para um reconstruir o World Trade Center começaram a tomar forma. O primeiro prédio novo no local foi o World Trade Center 7, inaugurado em maio de 2006. A Lower Manhattan Development Corporation (LMDC), empresa criada em novembro de 2001 para supervisionar o processo de reconstrução, organizou competições para selecionar um projeto para um memorial. O projeto "Fundações da Memória", de Daniel Libeskind, foi selecionado como o plano diretor, mas depois passou por mudanças substanciais. O novo complexo do World Trade Center irá incluir o One World Trade Center, além de três outros arranha-céus de escritórios e o Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro.

Ataques ou atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 (às vezes, referido apenas como 11 de setembro) foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, dezanove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos. O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, noCondado de ArlingtonVirgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, naPensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
Quase três mil pessoas morreram durante os ataques, incluindo os 227 civis e os 19 sequestradores a bordo dos aviões. A esmagadora maioria das vítimas eram civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário - uma pessoa foi descartada da contagem por um médico legista, pois teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.
Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da al-Qaeda. Os Estados Unidos também aprovaram o USA PATRIOT Act. Muitos outros países também reforçaram a sua legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei. Algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas no resto da semana seguinte ao ataque e registraram enormes prejuízos ao reabrir, especialmente nas indústrias aérea e de seguro. O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causaram sérios danos à economia de Lower Manhattan, em Nova Iorque.
Os danos no Pentágono foram reparados em um ano, e o Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, o World Trade Center 7. A torre One World Trade Center, construída no local, é um dos arranha-céus mais altos da América do Norte, com 541 metros de altura. Mais três edifícios estão previstos para serem construídos no local das antigas Torres Gêmeas, além de um memorial às vítimas dos ataques já concluído. O Memorial Nacional do Voo 93 começou a ser construído 8 de novembro de 2009 e a primeira fase de construção foi concluída no 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro, em 2011.




Muitos livros se escreveram depois do fatídico atentado




Sem comentários:

Enviar um comentário