domingo, 15 de fevereiro de 2015

As 12 Aldeias Históricas de Portugal

Piódão

Piódão é uma freguesia portuguesa do concelho de Arganil, com 36,57 km² de área e 178 habitantes (2011). Densidade: 4,9 hab/km². A freguesia inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Tojo, Fórnea, Foz d`Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.
A aldeia de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintadas de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milhobatatafeijãovinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.
A flora é em grande parte constituída por castanheirosoliveiraspinheirosurzes e giestas. A fauna compõe-se, sobretudo, decoelhoslebresjavalisraposasdoninhasfuinhaságuiasaçorescorvosgaiosperdizes e pequenos roedores.
Actualmente, a desertificação das zonas do interior afecta praticamente todas as povoações desta freguesia. As populações mais jovens emigraram para o estrangeiro ou para as zonas litorais à procura de melhores condições de vida, regressam às suas origens, sobretudo, durante as épocas festivas para reviver o passado e se reencontrarem com os seus congéneres.

Almeida

Almeida é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da GuardaRegião Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 1 300 habitantes.
É sede de um município com 517,98 km² de área e 7 242 habitantes (2011), subdividido em 16 freguesias.4 O município é limitado a norte pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo, a leste pela Espanha, a sul pelo Sabugal e a oeste pela Guarda e por Pinhel. O actual município resulta da junção, no século XIX, de três municípios seculares: Almeida, Castelo Bom e Castelo Mendo, cujas antigas sedes são três vilas medievais fortificadas, que são hoje pólos de interesse turístico.
A vila de Almeida é conhecida pela sua fortaleza, que, com a sua forma de estrela de doze pontas, constitui um dos mais espectaculares exemplares europeus dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII. A Praça-Forte de Almeida é candidata à categoria de Património Mundial da UNESCO.

Belmonte

Belmonte é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 3 100 habitantes.
É sede de um município com 118,76 km² de área e 6 859 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Guarda, a leste pelo Sabugal, a sudoeste pelo Fundão e a oeste pela Covilhã.


Castelo Mendo

Castelo Mendo foi uma freguesia portuguesa do concelho de Almeida, com 21,72 km² de área e 87 habitantes (2011). Densidade: 4 hab/km².
Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Ade,Monteperobolso e Mesquitela, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela com sede em Monteperobolso.
A freguesia foi formada em tempos por três paróquias: São Pedro, Santa Maria e São Vicente. Foi vila e sede de concelho entre 1229 e 1855. Era constituído pelas freguesias de AdeAldeia NovaAmoreiraAzinhalCabreira, Castelo Mendo,CerdeiraFreixoLeomilMesquitelaMidoMiuzelaMonte PerobolçoParadaPevaPorto de Ovelha e Senouras. Tinha, em1801, 4419 habitantes e em 1849, 4751.
Actualmente, a freguesia de Castelo Mendo é composta pela aldeia de mesmo nome e pela pequena localidade de Paraizal. É uma das Aldeias Históricas de Portugal.

Castelo Novo

Castelo Novo é uma freguesia portuguesa do concelho do Fundão, com 40,51 km² de área e 406 habitantes (2011). Densidade: 10 hab/km².








Castelo Rodrigo é uma freguesia portuguesa do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com 32,94 km² de área e 517 habitantes (2011). Densidade: 15,7 hab/km².
Foi em tempos sede de concelho, até a mesma ter sido transferida para a povoação de São Vicente Mártir, entretanto redesignada Figueira de Castelo Rodrigo.




Idanha-a-Velha é uma povoação do concelho de Idanha-a-Nova com 20,78 km² de área e 63 habitantes (2011). Densidade: 3 hab/km². É uma das Aldeias Históricas de Portugal.
Foi sede de um antigo município extinto em 1879, data em que passou para o concelho de Idanha-a-Nova.
Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Monsanto, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha com a sede em Monsanto.
Toponomicamente, Idanha-a-Velha poderá derivar da denominação romana "Cidade dos Igeditanos" (Civitas Igaedinorum), terminologia que viria a tornar-se Igeditânia. O nome Egitânia só surge em documento do século VI e deriva da forma visigótica Egitânia e da forma árabe Idânia.

Linhares (Celorico da Beira)

Linhares é uma freguesia portuguesa do concelho de Celorico da Beira, com 15,71 km² de área e 259 habitantes (2011). Densidade: 16,5 hab/km².
Foi vila e sede de concelho com foral concedido em 1169. O concelho foi extinto em 1855. Tinha, de acordo com o censo de1849, 7 079 habitantes em 174 km² e 12 freguesias. Em 1801 tinha 5087 habitantes em 164 km² e 13 freguesias.



Marialva é uma freguesia portuguesa do concelho da Mêda, com 19,15 km² de área e 255 habitantes (2011). Densidade: 13,3 hab/km².
Designada Civitas Aravorum à época romana, terá sido reconstruída no tempo de Trajano e Adriano, tendo sido ponto de confluência e cruzamento de vias, entre as quais a Via Imperial da Guarda a Numão.
Os Godos instalaram-se na região alterando o nome para São Justo, sucedendo-lhes a ocupação árabe e o seu novo nome,Malva, reconquistada por D. Fernando Magno de Leão, em 1063, e novamente rebaptizada para Marialva.
D. Afonso Henriques mandou-a repovoar, concedendo-lhe o primeiro foral em 1179. Conhece-se novo repovoamento durante o reinado de D. Sancho I, no século XIII, altura em que o povoado terá extravasado além muros, formando-se assim o Arrabalde.
Durante o reinado de D. Dinis foi criada a Feira (1286) e recebe Foral Novo (1512) já em tempos de D. Manuel. Ambos procederam a obras no castelo.
Possivelmente derivada à localização fronteiriça - e estimulada pela Feira, ao 15ª dia de cada mês, que concedia diversos privilégios aos moradores e feirantes - assistiu-se no século XII à fixação de judeus.
Foi vila e sede de concelho entre 1157 e 1855. Era constituída pelas freguesias de Aldeia RicaBarreiraCarvalhalCoriscada,GateiraMarialva (Santiago)Marialva (São Pedro)Pai PenelaRabaçal e Vale de Ladrões. Tinha, em 1801, 2 919 habitantes.
Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Chãs e Santa Comba. Tinha, em 1849, 4 042 habitantes e ocupava uma superfície de 166 km².
Monsanto (ou Monsanto da Beira) é uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova, com 131,95 km² de área e 829 habitantes (2011). Densidade: 6,3 hab/km².
Foi sede de concelho entre 1174 e 1853. Era constituído pelas freguesias da sede, Aldeia de João PiresAldeia do Salvador e Toulões. Tinha, em 1801, 2 139 habitantes.
Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Idanha-a-Velha, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha da qual é a sede.

Sortelha

Sortelha é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 25,27 km² de área e 444 habitantes (2011). Densidade: 17,6 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1288 e 1855. Era constituída pelas freguesias de Águas Belas
Pena LoboSanto Estêvão, Sortelha e Valverdinho. Tinha, em 1801, 4 096 habitantes em 237 km². Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Lomba ePousafoles do Bispo. Tinha, em 1849, 6 022 habitantes em 261 km².
É hoje uma das aldeias históricas de Portugal.
Trancoso é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guardaregião Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 3 200 habitantes, situada num planalto em que o ponto mais alto tem 898 m de altitude. Foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.
É sede de um município com 361,52 km² de área e 9 878 habitantes (2011), subdividido em 21 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penedono, a nordeste por Meda, a leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres, a oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.
Trancoso é um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos, estando uma das suas freguesias (Guilheiro) separada do resto do município por uma estreita faixa de território pertencente à freguesia de Arnas, do concelho de Sernancelhe; uma vez que este último município pertence ao distrito de Viseu, isto torna territorialmente descontínuo o distrito da Guarda (existência de um exclave), criando um enclave no interior do distrito de Viseu, casos únicos em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário