sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Efemérides 20 de fevereiro

Vitorino Nemésio

Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva 
— Lisboa20 de Fevereiro de 1978) foi um poeta, escritor e intelectual de origem açoriana que se destacou como romancista, autor de Mau Tempo no Canal, e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Que Bem Sabe o Amor Constante

Até no carro te canto, 
Fala a fala, seio a seio, 
Espantado de um encanto 
Que mais parece receio 

De te perder à partida 
Pra te ganhar à chegada, 
Pois tu és a minha vida 
Na ida e volta arriscada. 

Vai o Godinho ao volante 
Com seu ar de conde antigo 
Que bem sabe o amor constante 
Que me aparelha contigo. 

Poupado na gasolina, 
Discreto na confidência, 
Navegador à bolina 
Dos rumos da nossa ausência. 

Leva-me à Embaixada, ao almoço: 
Travou, mas não sei que tenho: 
Um resto de ardor de moço 
Contigo no meu canhenho. 

Georges Bernanos

Georges Bernanos (Paris20 de fevereiro de 1888 — Neuilly-sur-Seine5 de julho de 1948) foi um escritor e jornalista francês.
Bernanos participou intensamente da vida política francesa: foi soldado de trincheira na Primeira Guerra Mundial e repórter na Guerra Civil espanhola. Após a derrota da França para os alemães, em 1940, já exilado no Brasil, decide apoiar a ação da França livre através de uma série de artigos de jornal, onde se coloca contra o regime de Vichy e ao serviço daResistência francesa.

Pierre Boulle

Pierre Boulle (Avinhão20 de fevereiro1912 - Paris30 de janeiro
1994) foi um escritor francês, mais conhecido por seus livros A Ponte do Rio Kwai(1952) e O Planeta dos Macacos(1963)







António Forte Salvado (Castelo Branco20 de Fevereiro de 1936) é um poeta e escritor português. Além de ser autor de uma extensa obra poética, é também autor de ensaios e antologias, tendo sido a sua obra reconhecida várias vezes com prémios nacionais e internacionais.





Prémio Nobel da Paz 1908
Klas Pontus Arnoldson (Gotemburgo27 de Outubro de 
1844 Estocolmo, 20 de Fevereiro de 1916) foi um 





Antônio Geremário Teles Dantas

Antônio Geremário Teles Dantas (Rio de Janeiro24 de setembro de1889 - Petrópolis20 de fevereiro de 1935) foi um políticojornalista,advogado e escritor brasileiro.
Editou alguns livros sobre o café, além de escrever outros que tratavam de temas políticos. Faleceu no ano de 1935, vítima de leucemia.
Em sua homenagem, a antiga Estrada da Freguesia, na cidade do Rio de Janeiro, passou a se chamar Avenida Geremário Dantas. Sua residência ficava localizada na atual Rua Cândido Benício, onde hoje funciona umColégio de freiras, que guarda seu nome, o Instituto Geremário Dantas, outrora Externato Geremário Dantas, no bairro de Campinho.

António Correia de Oliveira

António Correia de Oliveira (São Pedro do Sul1879 — BelinhoAntas,Esposende
1960) foi um poeta português. Começando no final do século XIX foi publicando as suas obras durante mais de seis décadas, tendo sido nomeado para o Prémio Nobel da Literatura pela primeira vez em 1933 por vinte membros da Academia Real das Ciências e sendo o recordista nacional com um total de quinze nomeações.



Sem comentários:

Enviar um comentário