segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Efemérides 23 de fevereiro

Stan Laurel

Stan Laurel, nascido Arthur Stanley Jefferson 
(Ulverston, 16 de junho de 1890 — Santa Mônica23 de fevereiro de 1965), foi um ator cômicoescritor e 
realizador norte-americano, nascido na Inglaterra. Tornou-se famoso principalmente por seu trabalho com Oliver Hardy, com o qual formou a dupla cômica O Gordo e o Magro.








Erich Kästner (Dresden23 de fevereiro de 1899 — 
Munique29 de julho de 1974) foi um escritor, roteirista e humorista alemão. Especialmente na Alemanha é conhecido pelas obras de literatura infanto-juvenil e pela poesia satírica.









Fernanda Seno Cardeira Alves Valente (Canha23 de fevereiro de 1942 — Lisboa19 de maio de 1996) foi uma poetisaescritorajornalista e professora portuguesa.
Fernanda Seno concluiu o ensino secundário em Évora e licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Abraçou a carreira do ensino com estações em escolas de AlmadaReguengos de Monsaraz e Évora.
Como jornalista Fernanda Seno foi colaboradora da imprensa regional e local, contribuindo para os jornais "Mouranense", "Palavra", e "A Defesa". Foi chefe de redação no "Jornal de S. Brás" e redatora principal do Boletim "Igreja Eborense". Colaborou ainda - entre outros - na revista "Ao Largo" (Lisboa).
Em 1998 a Câmara Municipal de Évora homenageou-a atribuindo o nome da poetisa Fernanda Seno a uma rua do Bairro da Horta das Figueiras - a Rua Fernanda Seno.

John Keats

John Keats (Londres31 de outubro de 1795 - Roma23 de fevereiro de 1821) foi um poeta inglês. Foi o último dos poetas românticos do país, e, aos 25, o mais jovem a morrer. Juntamente com Lord Byron e Percy Bysshe Shelley, foi uma das principais figuras da segunda geração do movimento romântico, apesar de sua obra ter começado a ser publicada apenas quatro anos antes de sua morte. Durante sua vida, seus poemas não foram geralmente bem recebidos pelos críticos; sua reputação, no entanto, cresceu à medida que ele exerceu uma influência póstuma significativa em diversos poetas posteriore, como Alfred Tennyson e Wilfred Owen.
A poesia de Keats é caracterizada por um imaginário sensual, mais visível na sua série de odes. Atualmente seus poemas e cartas são consideradas entre as obras mais populares e analisadas na literatura inglesa.

Stefan Zweig

Stefan Zweig (Viena28 de novembro de 1881 — 
 austríaco de origem judaica. A partir da década de 1920 e até sua morte foi um dos escritores mais famosos e vendidos do mundo. Suicidou-se durante seu exílio no Brasil, deprimido com a expansão da barbárie nazista pela Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.


Aleksej Nikolaevič Tolstoj (em russoАлексей Николаевич Толстой) (Nikolaevsk10 de janeiro de 1883 — Moscou23 de fevereiro de 1945) foi um escritor russo que escreveu em muitos gêneros, mas especializou-se em ficção científica 
novelas históricas.








Paul Claudel, nome artístico de Louis Charles Athanaïse Cécile Cerveaux Prosper (Aisne6 de agosto de 1868 — Paris23 de fevereiro de 1955) foi um diplomatadramaturgo e poeta francês, membro da Academia Francesa de Letras e galardoado com a grã-cruz da legião de honra. É considerado importante como escritor católico.








Fannie Hurst (19 de outubro de 1889HamiltonOhio — 23 de fevereiro de 1968,Nova Iorque) foi uma romancista estado-unidense. Apesar de seus livros não serem muito lembrados hoje em dia, durante sua vida seus mais famosos romances foramStardust (1919), Lummox (1923), A President is Born (1927), Back Street (1931) eImitation of Life (1933).






Sem comentários:

Enviar um comentário