sábado, 7 de fevereiro de 2015

Efemérides 7 de fevereiro

Charles Dickens

Charles John Huffam Dickens (Landport, Portsmouth7 de fevereiro de1812 — GraveshamKent9 de junho de 1870) foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adoptou o pseudónimo Boz. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros actuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.
Entre os seus maiores clássicos estão "David Copperfield" e "Oliver Twist".

Sebastião da Gama

Sebastião Artur Cardoso da Gama (Vila Nogueira de Azeitão10 de abril de 1924 
— Lisboa7 de fevereiro de 1952) foi um poeta e professor português,
Sebastião da Gama licenciou-se em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1947.
Foi professor em Lisboa, na Escola Industrial e Comercial Veiga Beirão, em Setúbal, na Escola Industrial e Comercial (atual Escola Secundária Sebastião da Gama) e, em Estremoz, na Escola Industrial e Comercial local.
Colaborou nas revistas Mundo Literário  (1946-1948), Árvore e Távola Redonda.
A sua obra encontra-se ligada à Serra da Arrábida, onde vivia e que tomou por motivo poético de primeiro plano (desde logo no seu livro de estreia, Serra-Mãe, de 1945), e à sua tragédia pessoal, motivada pela doença que o vitimou precocemente, a tuberculose.
Uma carta sua, enviada em agosto de 1947, para várias personalidades, a pedir a defesa da Serra da Arrábida, constituiu a motivação para a criação da LPN Liga para a Protecção da Natureza, em 1948, a primeira associação ecologista portuguesa.
O seu Diário, editado postumamente, em 1958, é um interessantíssimo testemunho da sua experiência como docente e uma valiosa reflexão sobre o ensino.
As Juntas de Freguesia de São Lourenço e de São Simão, instituíram, com o seu nome, um Prémio Nacional de Poesia. No dia 1 de junho de 1999, foi inaugurado em Vila Nogueira de Azeitão, o Museu Sebastião da Gama, destinado a preservar a memória e a obra do Poeta da Arrábida, como era também conhecido.
Faleceu vitima de tuberculose renal, de que sofria desde adolescente.

Johan Ludvig Runeberg

Johan Ludvig Runeberg (n. 5 de Fevereiro de 1804 em Jakobstad (Pietarsaari), 6 de Maio de 1877) foi um poeta finlandês de língua sueca. É considerado o poeta nacional da Finlândia seus textos combinam elementos de poesia da antiguidade, de romantismo e realismo. Estudou primeiro em Vaasa e em Oulu, concluindo seus estudos na Academia de Åbo (Turku em finlandês) onde conheceu Johan Vilhelm Snellman e Zacharias Topelius.
A sua obra épica é considerada a mais grandiosa, excluindo os poemas épicosKalevala. O seu primeiro poema "Nossa Terra" ("Vårt land" em sueco, "Maamme" em finlandês), tornou-se o hino nacional da Finlândia. Entre suas obras cabe destacar sobre tudo a obra Fänrik Ståhls Sägner (em sueco , Vänrikki Stoolin tarinat em finlandês) escrito entre os anos de 1848 e 1860, na qual o poeta descreve, em forma de 35 canções épicas os acontecimentos da Guerra da Finlândia (1808-1809) em que Finlândia, até então parte do reino da Suécia, passou a formar parte do império russo como Grão Ducado autónomo.
É um dos poetas nacionais finlandêses com o maior número de textos utilizados em obras musicais. Seu mais significativo divulgador no âmbito musical foi o compositor Jean Sibelius, que compôs mais de 90 canções com os textos de Runeberg detre elas 5 com versos em finlandês.
O dia 5 de Fevereiro, dia de seu aniversário ara a população de língua finlandesa é desde a década de 20 o dia nacional de hastear a bandeira. Todavia foi desde sempre mais vinculado a cultura dos sueco falantes da Finlândia que o homenageavam desde a Independência, tendo sendo ainda em vida, a partir no dia do seu aniversário de 50 anos, em 1854, homenageado pela juventude de Porvoo que se juntava em frente a sua casa para lhe cantar os parabéns.

Sinclair Lewis

Prémio Nobel da Literatura 1930
Sinclair Lewis (Sauk Centre7 de fevereiro de 1885 — 
Nascido em 7 de fevereiro de 1885, na vila de Sauk Centre, no Minnesota, Sinclair Lewis começou a ler livros em uma idade jovem e mantinha um diário. Ele tinha dois irmãos, Fred (nascido em 1875) e Claude (nascido em 1878). Seu pai, Edwin J. Lewis, era um médico e disciplinador severo que tinha dificuldade em se relacionar com seu sensível, terceiro filho não atlético.
Em 1907 participou da Comunidade Helicon Hall, em Englewood, Nova Jérsei.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1930.

Hélder Câmara

Hélder Pessoa Câmara OFS (Fortaleza7 de fevereiro 
de 1909 — Recife,27 de agosto de 1999) foi um escritor, 
bispo católicoarcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasile grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.




Max Bense

Max Bense (Strasbourg7 de fevereiro de 1910 - 
Ficou conhecido pelos seus trabalhos em filosofia da ciêncialógicaestética e semiótica, sendo um dos teóricos da Poesia concreta


Paul Pellisson

Paul Pellisson-Fontanier (Béziers30 de outubro de 
1624 — Paris7 de fevereiro de 1693) foi um escritor











Joseph Thomas Sheridan Le Fanu (Dublin28 de agosto de 1814 - Dublin7 de fevereiro de 1873) foi um escritor irlandês de contos góticos e romances de mistério. Ele foi o primeiro escritor de histórias de 
terror do século XIX e teve uma influência seminal sobre o desenvolvimento deste género na era vitoriana.







George Norman Douglas (Turíngia8 de dezembro de 
1868 &mdas; 7 de fevereiro de1952) foi um escritor 
britânico nascido na Áustria, em família de origem escocesa.
Entre suas diversas obras encontramos o romance Vento Sul.
Pouco antes de morrer,aos 83 anos, insultou um convento dizendo: "Tire essas freiras idiotas de perto de mim!"

Anne Morrow Lindbergh

Anne Morrow Lindbergh, (* 22 de junho de 1906, em Englewood, New Jersey, Estados Unidos; 7 de fevereiro de 2001, em Vermont, Estados Unidos), escritora dos Estados Unidos. É a autora de O presente do Mar, e foi casada com o famoso aviador Charles Lindbergh.









Laura Elizabeth Ingalls Wilder (7 de Fevereiro de 1867, em PepinWisconsin – 10 de Fevereiro de 1957, em sua casa Rocky Ridge), foi uma escritora norte-americana de livros infanto-juvenis. Escreveu a série Os Pioneiros onde conta a história de sua família. Laura nasceu em uma pequena cabana de troncos, à beira da Grande Floresta do Winsconsin, viajava com a família decarroça através do KansasMinnesota e, finalmente, do Território de Dakota, onde conheceu e casou com Almanzo Wilder. Laura e Almanzo foram pais de Rose Wilder Lane, uma escritora de viagens, novelista e teorista política.




Sem comentários:

Enviar um comentário