domingo, 22 de fevereiro de 2015

Efemérides 22 de fevereiro

Plínio Salgado

Plínio Salgado (São Bento do Sapucaí22 de janeiro de 1895 — São Paulo,8 de dezembro de 1975) foi um políticoescritorjornalista e teólogo brasileiro que fundou e liderou a Ação Integralista Brasileira (AIB), partido de extrema-direita inspirado nos princípios do movimento fascista italiano.
Inicialmente um adepto da ditadura de Getúlio Vargas, foi mais tarde preso e obrigado a se exilar em Portugal, acusado de promover levantes contra o governo. Após retornar ao Brasil, lançou o Partido de Representação Popular(PRP), sendo eleito para representar o Paraná na Câmara dos Deputados em 1958 e reeleito em 1962, desta vez para representar São Paulo. Foi também candidato à presidência da República no pleito de 1955, obtendo 8,28% dos votos. Após o Golpe de Estado de 1964, que acabou por extinguir os partidos políticos, se juntou à Aliança Renovadora Nacional (Arena), obtendo mais dois mandatos na Câmara. Se aposentou da vida política em 1974, apenas um ano antes de sua morte. Foi membro da Academia Paulista de Letras, tendo também fundado alguns jornais.

Luís Gonzaga de Lancastre e Távora

D. Luís Gonzaga de Lancastre e Távora (Lisboa8 de Fevereiro de 1937 — Santa Maria de Belém22 de Fevereiro de 1993), representante da Casa de Abrantes, foi um genealogistasigilografistaheráldista e escritor português.
Após a morte de seu pai e a implantação da República Portuguesa foi pretendente aos títulos nobiliárquicos de 10º marquês de Abrantesmarquês de Fontesconde de Penaguiãoconde de Vila Nova de Portimão, entre outros.

Robert Baden-Powell

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell ComC (Londres22 de Fevereirode 1857 — Nyeri8 de Janeiro de 1941) foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do escotismo.
Seu pai era o reverendo Baden Powell, professor catedrático em Oxford. Sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth. Seu bisavô, Joseph Brewer Smyth, tinha ido como colonizador para Nova Jersey (Estados Unidos) mas voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso.
Seu pai morreu quando Robert Baden-Powell tinha apenas 3 anos, deixando a sua mãe com sete filhos, dos quais o mais velho tinha 12 anos e o mais novo apenas 1 mês de vida. Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, excursionando e acampando com eles em muitos lugares da Inglaterra.
Em 1870 Baden-Powell (B-P) ingressou na Escola Charterhouse em Londrescom uma bolsa de estudos. Não era um estudante que se destacasse especialmente dos outros, mas era um dos mais vivos.

Ferdinand de Saussure

Ferdinand de Saussure (Genebra26 de novembro de 
1857 — Morges,22 de fevereiro de 1913) foi um linguista 
filósofo suíço, cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência autônoma. Seu pensamento exerceu grande influência sobre o campo dateoria da literatura e dos estudos culturais. Saussure entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, que ele propôs fosse chamada de Semiologia. Graças aos seus estudos e ao trabalho de Leonard Bloomfield, a linguística adquiriu autonomia, objeto e método próprios. Seus conceitos serviram de base para o desenvolvimento do estruturalismo no século XX.




Efemérides/22 de fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário