sábado, 21 de fevereiro de 2015

Efemérides 21 de fevereiro

W. H. Auden

Wystan Hugh Auden (York21 de fevereiro de 1907
— Viena29 de setembro de 1973) que escrevia como W. H. Auden, foi um poeta anglo-americano, tido como um dos grandes autores do século XX.
Auden cresceu em e perto de Birmingham, em uma família de classe média de profissionais que liam literatura inglesa na Christ Church, em Oxford. Seus primeiros poemas, escritos no final de 1920 e início da década de 1930, alternados entre estilos modernos de telegráficos e fluentes tradicionais, foram escritas em um tom intenso e dramático, e estabeleceu sua reputação como um poeta político de esquerda e profeta. Ele tornou-se desconfortável nesse papel posteriormente em 1930, e abandonou-a depois que ele se mudou para os Estados Unidos em 1939, onde se tornou um cidadão americano em 1946. Seus poemas em 1940 exploraram temas religiosos e éticos de uma forma menos dramática do que seus trabalhos anteriores, mas ainda combinando formas tradicionais e estilos com novas formas concebidas por Auden para si mesmo. Na década de 1950 e 1960, muitos de seus poemas foram voltados para as formas em que palavras reveladas escondiam as emoções, e ele tomou um interesse particular por escritos libretos de ópera, uma forma ideal para a expressão direta de sentimentos fortes.

Margarethe von Trotta

Margarethe Von Trotta (Berlim21 de fevereiro de 1942) é uma diretora e roteirista de cinema alemã.
Passou sua infância em Düsseldorf. Em Paris iniciou sua carreira participando em algumas curtas metragens dedicadas à Alemanha da década de 1960. Ao terminar a Escola secundária, começou a estudar Belas artes. Freqüentou a escola de dramaturgia em Munique. Trabalhou como atriz e em 1965 no Teatro de Stuttgart.
Em 1969, conheceu Volker Schlöndorff e casaram em 1971. Margarethe se tornou uma das atrizes mais famosas no período chamado de “Novo cinema alemão” estrelado em filmes de Herbert AchternbuschRainhard Hauff, e Rainer Werner Fassbinder.
Em 1970, Margarethe começou a escrever ensaios e enredos. No mesmo ano trabalhou pela primeira vez como diretora (com Volker Schlöndorff). Ficou famosa como diretora em 1975, quando co-dirigiu “The Lost Honour of Katharina Blum” com Schlöndorff. “The Second Awakening of Christa Klages” (1977) foi o primeiro filme que dirigiu sozinha. Em 1979, dirigiu “Sisters or the Balance of Happiness”. Em 1981, alcançou renome internacional com “Die bleierne Zeit” (“The German Sisters or Marianne and Juliane”), com o qual venceu o Leão de Ouro do Festival de Venezade 1981.
Margarethe Von Trotta fez um filme sobre Rosa Luxemburgo com Barbara Sukowa no papel do título em 1985. Em 1989, von Trotta co-produziu “Felix” com Helke SanderHelma Sanders-Brahms, and Christel Buschmann.
Atualmente está separada de V. Schlöndorff e mora em Paris. Seu filme The Promise (1994) foi aclamado pela crítica. Seu mais recente filme é Hannah Arendt, de 2013.

Mikhail Sholokhov

Prémio Nobel da Literatura 1965
Mikhail Aleksandovich Sholokhov (em russoМихаи́л Алекса́ндрович Шо́лоховOblast de Rostov24 de maio de 1905 — 21 de fevereiro de1984) foi um romancista russo.
Mikhail Aleksandrovich Sholokhov nasceu a 24 de maio de 1905 na Rússia, na pequena localidade de Kruzhlinin, no território cossaco de Kamenskaya.
Seu pai, Aleksander Mikhailovich (1865-1925), foi um fazendeiro e camponês de classe média e comerciante de gado, e sua mãe Anastasia Danilovna Chernikova (1871-1942), viúva de um cossaco camponês, tinha origem ucraniana.
Até certo ponto de sua vida, não chegou a ser alfabetizado, no entanto, Sholokhov freqüentou escolas em KarginMoscouBoguchar, eVeshenskaya até 1918, quando entrou para o lado dos bolcheviques naguerra civil russa, com a idade de 13 anos. Ele passou os próximos anos lutando na guerra civil.
Recebeu o Prêmio Lenin em 1960 e o Nobel de Literatura de 1965.
Virgem do solo revolvido, que ganhou o Prêmio Lenin, levou 28 anos para ser concluído. Foi composto de duas partes: Sementes do Amanhã (1932) e de colheita na Don (1960), e reflete a vida durante a coletivização na área Don.

José Zorrilla y Moral

José Zorrilla y Moral (Valladolid21 de fevereiro de 1817
 — Madri23 de janeiro de 1893) foi um poeta e 
dramaturgo romântico espanhol. Suas poesias líricas 
surgem em 1837 e principalmente em 1841 com a publicação de "Os Cantos do Trovador". Contudo, sua reputação se definiu em proporções mais extraordinárias nos versos inspirados em lendas e motivos de tradições nacionais. Esccreveu: "Rosa de Alexandria", "Álbum de um Louco", "O Punhal do Godo", "D.João Tenório", "O Sapateiro e o Rei", "Recordações de Viagem" e outras. Curiosamente é citado no best seller de Gabriel Garcia Marques, Prêmio Nobel de Literatura, Cem Anos de Solidão.

Henrique Maximiano Coelho Neto (Caxias21 de fevereiro 
de 1864 —Rio de Janeiro28 de novembro de 1934) foi um 
escritor (cronista, folclorista, romancista, crítico e teatrólogo), 
político e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras onde foi o fundador da Cadeira número 2.
Foi considerado o "Príncipe dos Prosadores Brasileiros", numa votação realizada em 1928 pela revista O Malho. Apesar disto, foi consideravelmente combatido pelos modernistas, sendo pouco lido desde então, em verdadeiro ostracismo intelectual e literário.
Nas palavras de Arnaldo Niskier: "A vitória do modernismo se fez como se houvesse necessidade de abater um grande inimigo, no caso, Coelho Neto"

Anaïs Nin

Anaïs Nin (21 de fevereiro de 1903Neuilly, perto de Paris — 14 de janeiro de1977Los Angeles) batizada Angela Anaïs Juana Antolina Rosa Edelmira Nin y Culmell, foi uma autora nascida na França, filha do compositor Joaquin Nin, cubano criado na Espanha e Rosa Culmell y Vigaraud,de origens cubana, francesa e dinamarquesa. Anaïs Nin tornou-se famosa pela publicação de diários pessoais, que medem um período de quarenta anos, começando quando tinha doze anos. Foi amante de Henry Miller e só permitiu que seus diários fossem publicados após a morte de seu marido Hugh Guiler.
Seus romances e narrativas, impregnados de conteúdo erótico foram profundamente influenciados pela obra de James Joyce e a psicanálise. Dentre suas obras destaca-se Delta de Vênus (1977), traduzido para todas as línguas ocidentais, aclamado pela crítica americana e europeia.
Foi realizado no cinema em 1990 um filme, Henry & June, dirigido por Philip Kaufman, que falava do período que Anaïs Nin conheceu Henry Miller. Anaïs Nin foi interpretada pela atriz portuguesa Maria de Medeiros

Erma Bombeck

Erma Louise (Harris) Bombeck (Dayton21 de fevereiro de 1927 — São Francisco22 de abril de 1996) foi uma humorista americana que alcançou grande popularidade por sua coluna de jornal que descrevia a vida em casa suburbana a partir de meados da década de 1960 até o final dos anos 1990. Bombeck também publicou 15 livros, dos quais muitos se tornaram bestsellers. De 1965 a 1996, Erma Bombeck escreveu mais de 4.000 colunas de jornal narrando a vida comum de uma dona de casa suburbana do meio-oeste, com ampla e, por vezes, eloquente humor. Na década de 1970, suas colunas foram lidas, duas vezes por semana, por 30 milhões de leitores de 900 jornais dos Estados Unidos e Canadá.

Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito (Cidade do México21 de fevereiro de 1929 — Cancún28 de novembro de 2014), foi um atorescritor,
 comediantedramaturgocompositor e diretor de televisão mexicano. Ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado, e com oPrograma Chespirito que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística, as quais lhe trouxeram grande prestígio e garantiram-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados de todos os tempos. Era sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979).

Chuck Palahniuk (nascido em PascoWashington a 21 de Fevereiro 1962) é umescritor residente em Portland, Oregon. O seu trabalho mais popular é Clube da Luta(Clube de Combate em Portugal), que foi posteriormente adaptado para cinema.
Jornalista de profissão, Palahniuk já foi lutador amador, caminhoneiro e até mecânico de automóveis. Teve o pai assassinado com a namorada pelo ex-marido dela. Quando era adolescente, seu avô cometeu suicídio após matar a mulher. 
Os personagens na obra de Palahniuk são indivíduos que, de uma ou outra forma, foram marginalizados pela sociedade, frequentemente reagindo com agressividade auto-destrutiva. O escritor lê pouca ficção, para escrever suas obras é influenciado, principalmente, por pensadores do Século XX. A narrativa nos livros de Palahniuk começam, não raramente, no seu fim cronológico, com o protagonista a recontar os eventos que conduziram ao ponto que forma o princípio do livro. Por bastantes vezes há um ponto de viragem da história, na forma de uma revelação inesperada perto do fim. O estilo de Palahniuk é caracterizado pelo uso e repetição de frases curtas plenas de humor cínico ou irônico. O autor gosta de descrever o seu estilo comoFicção transgressional.

Efemérides/21 de fevereiro


Sem comentários:

Enviar um comentário