quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Efemérides 17 de setembro

José Régiopseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, (Vila do Conde17 de Setembro de 1901 — Vila do Conde22 de Dezembro de 1969) foi um escritorpoetadramaturgo
romancistanovelista,contistaensaístacronistacríticoautor de diáriomemorialista,epistológrafo e historiador da literatura português, para além de editor e diretor da influente revista literária Presençadesenhadorpintor, e grande conhecedor e colecionador de arte sacra e popular. Tem uma biblioteca e uma escola secundária com o seu nome em Vila do Conde.
Foi irmão do poeta, pintor e engenheiro Júlio Maria dos Reis Pereira, que como artista plástico se assinava Julio e como poeta Saúl Dias. Teve mais dois irmãos que se dedicaram às artes plásticas, Apolinário José (1917-2000) e João Maria (1922-2009) e ainda um outro, Antonino Maria (1905-1965), que emigrou jovem para o Recife,Pernambuco. Duas irmãs morreram cedo. Nunca se casou, mas não era célibe; do seu sentimento amoroso dá conta o seu Soneto de Amor. Fumador inveterado, veio a morrer vítima de ataque cardíaco.

Agostinho Neto

António Agostinho Neto (CateteÍcolo e Bengo17 de setembro de 1922— Moscovo10 de setembro de 1979) foi um médico angolano, formado nas Universidades de Coimbra e de Lisboa. Foi presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e em 1975 se tornou o primeiro presidente de Angola até 1979 Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o "Prémio Lenine da Paz".
Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa. Foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), a polícia política do regime Salazarista então vigente em Portugal, e deportado para o Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde; sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962. Em paralelo, desenvolveu uma actividade literária, escrevendo nomeadamente poemas.

William Carlos Williams

William Carlos Williams (RutherfordNova Jersey17 de setembro de 1883— 4 de março de 1963) também conhecido como WCW foi um poeta estadunidense associado aos movimentos do modernismo e do imagismo, além de médico pediatra. Filho de pai inglês e mãe porto-riquenha, atendia gratuitamente aos desfavorecidos em seu consultório.






Kenneth Elton Kesey, ou apenas Ken Kesey (La JuntaColoradoEUA17 de setembro de 1935 - EugeneOregon,EUA10 de novembro de 2001), foi um escritor americano, mais conhecido pelo seu romance Voando sobre um Ninho de Cucos (1962) ou Um Estranho no Ninho no Brasil, que foi inspirado nas suas próprias experiências quando trabalhou num hospital de veteranos. Posteriormente a história foi adaptada para cinema pelo realizador Miloš Forman, em que Jack Nicholson e Louise Fletcher fizeram parte do elenco. Foi também conhecido por ser uma figura contra-cultural que se considerava uma ligação entre a Geração Beat dos anos 50 e os hippies de 1960.

João Carlos Taveira nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 17 de setembro de 1947. Ali cursou o primário, o ginasial e o científico. Em 1969 mudou-se para Brasília, onde trabalhou na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e na Viação Aérea São Paulo (VASP). De 1987 a 1989 foi diretor da Divisão de Desporto, Lazer e Turismo, na Administração do Núcleo Bandeirante, no Governo José Aparecido de Oliveira. De 1999 a 2002 trabalhou com o Engenheiro e Físico Paulo Gontijo, na organização de obras literárias e na construção do Templo da Ciência — situado no município de Ipameri, Goiás. Com formação em Letras Neolatinas, trabalha como revisor e coordenador editorial. Durante 10 anos, foi editor da revista Literatura, de Nilto Maciel, e editou também a revista DF-Letras, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, por cinco anos. Pertence à Academia Brasiliense de Letras, à Academia de Letras do Brasil, à Associação Nacional de Escritores e ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, de que foi vice-presidente. Em 1994 recebeu do Governo do Distrito Federal a Comenda da Ordem do Mérito Cultural de Brasília, por relevantes serviços prestados à comunidade artística e cultural. De 2006 a 2010 foi Conselheiro de Literatura no FAC (Fundo de Apoio à Cultura) da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Em 2 de outubro de 2012, João Carlos Taveira foi homenageado pelo grupo POEMAÇÃO na Biblioteca Nacional de Brasília, coordenado pelos escritores Jorge Amâncio e Marcos Freitas, com apresentação ilustrada e minuciosa de sua vida e de sua obra. O Sarau Video literomusical Poemação, na sua 29.ª edição, teve a participação do poeta, que, após declamar alguns poemas de sua autoria e agradecer a presença de todos no auditório, considerou a homenagem, entre as que tem recebido, uma consagração de sua trajetória literária. No dia 14 de março de 2013, o grupo POEMAÇÃO, em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, promoveu o Sarau do Beijo no Memorial Darcy Ribeiro — Campus da Universidade de Brasília. O evento foi marcado pela homenagem ao escritor João Carlos Taveira e teve a participação de Amneris, Anand Rao, Nicolas Behr, Vicente Sá e vários outros poetas, atores, cantores e artistas da cidade. Foi uma noite memorável, em que a poesia brilhou soberana sob as bênçãos de Castro Alves, o grande aniversariante do dia.

Odir Cunha

Odir Cunha (São Paulo17 de setembro de 1952) é um jornalistahistoriador e escritor brasileiro. Odir é assumidamente torcedor do Santos Futebol Clube e atualmente possui um blog no qual comenta sobre Futebol.

Rita Rudner (Miami17 de setembro de 1956) é uma escritora e comediante estadunidense.



Sem comentários:

Enviar um comentário