sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Opinião do livro "O Fim das Estações" de Will North por Sara Soares vencedora do 9º Passatempo do 1º Aniversário do Marcas de Leitura

Título: O Fim das Estações
Autor/a: Will NorthColeção: Grandes Narrativas 
Nº na Coleção: 611
Nº de Páginas: 280
Editora: Editorial Presença


Sinopse: A caminho do trabalho, Colin Ryan encontra Pete - a mulher que ama há 30 anos e que é casada com o seu melhor amigo - caída inconsciente numa curva perigosa da estrada. Acreditando tratar-se de uma tentativa de suicídio, Colin faz o que sempre fez desde que se iniciou a sua amizade turbulenta: trata de Pete e conforta-a, atento às pistas que poderão resolver o mistério que a deixou quase moribunda à beira da estrada enevoada.
 No típico estilo de Will North, simulaneamente lírico e apaixonante, O Fim das Estações reúne um brilhante elenco de personagens que ganham vida no belíssimo cenário de Puget Sound, no estado norte-americano de Washington.

Opinião: Tive dupla sorte na aquisição deste livro. Ganhei-o em dois passatempos distintos em duas páginas fantásticas nas quais sou seguidora já algum tempo. Uma delas é Marcas de Leitura (https://www.facebook.com/marcasdeleitura?fref=ts) e a outra é Páginas de uma Lua (https://www.facebook.com/PaginasDeUmaLua?fref=ts). Às vezes quando mais queremos um livro não o ganhamos, neste tive a sorte de o ganhar em duas vezes, como fiquei com um repetido fiz uma troca pelo "Envolvidos" de Emma Chase acho que de ambas as partes fiquei a beneficiar. Mas fico desde já agradecida a ambas as páginas pela oportunidade e pelo excelente trabalho que fazem diariamente. Como haviam pedido aqui estou eu para deixar a minha opinião sincera sobre o livro. Li-o em apenas 3 dias, é de uma escrita acessível e fácil de ler o que permite um maior desenvolvimento da história. A história conta a história de Colin um veterinário muito bem conceituado e de uma personalidade fantástica, um homem carinhoso, astuto, simpático e bem educado, mas um pouco "burro" como ele afirma no final do livro à mulher que sempre amou e nem se deu conta que ela estava diante dos seus olhos esse tempo todo. Mas ao mesmo tempo, conta a história de todos os envolvidos na trama que marca a vida de Pete a mulher por quem Colin pensava amar durante 30 anos. A escrita de Will North é muito pormenorizada, mas acessível, ao longo da história central ficamos a conhecer um pouco da personalidade de cada personagem, como se conheceram, quem são e o ambiente em que vivem e viveram o que nos ajuda a perceber o porque da existência delas na história principal. Eu gosto desses pequenos pormenores por isso mesmo, mas acho que o autor exagera um pouco na descrição detalhada dos locais e assim, porque "perdemos" um pouco a pitada do desfecho e da verdadeira história que queremos saber, o motivo pelo qual Pete se encontrava caída naquela curva. Só descobrimos isso nos últimos capítulos e digo desde já que são poucos os capítulos que contam a história dela, porque a maior parte é a descrever as personagens e os locais de ilha de Puget Sound.A personagem que mais adorei e que estava melhor caracterizada era a Senhora Edwinna e a menina Patsy, para mim foram as personagens que mais me deu vontade de conhecer e querer saber mais, principalmente o final, queria saber como se iriam seguir os próximos dias. Em suma, é uma história bonita, que reflecte um pouco a vida de muitas pessoas e os pequenos obstáculos e partidas que ela nos poderá pregar se não estivermos atentos ao nosso dia-a-dia. 

Resultado do 9º Passatempo Aniversário O Fim das Estações Will North Editorial Presença com o precioso apoio da Editora Editorial Presença.


Obrigada Sara pela opinião :)

2 comentários: