terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Efemérides 1 de dezembro

Adam Kazimierz Czartoryski

Adam Kasimir Czartoryski, também citado como Adão Casimiro Czartoryski ou Adam Kazimierz Czartoryski (Gdansk, 1º de Dezembro de 1734 Sieniwa, 22 de Março de 1823) foi um aristocrata, escritor e político, crítico literário e crítico teatral, filho do príncipe Augusto Alexandre Czartoryski









James Baldwin

James Baldwin (Nova Iorque, 2 de Agosto de 1924 - 1 de Dezembro de 1987,Saint-Paul de Vence) foi o primeiro escritor a dizer aos brancos o que osnegros americanos pensavam e sentiam. Teve seu reconhecimento durante a luta dos direitos civis no início da década de 1960. Tornou-se mais famosos pelos ensaios do que pelos romances e peças teatrais, mas apesar disso queria se tornar ficcionista, considerando seus ensaios um trabalho menor. Nos primeiros livros estão as melhores amostras do seu talento: Go tell it on the mountain (1953), Giovanni's room (1956) e Another country (1962). os dois últimos tornaram-no famoso como o pioneiro de uma nova liberdade sexual. Apesar de escrever e estudar sobre as correspondências entre medos sexuais e raciais, Baldwin era basicamente um puritano que professava a primazia do autoconhecimento em todas as relações humanas.






Restauração da Independência


1 de Dezembro de 1640 - RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL


Restauração da Independência é a designação dada ao golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de dezembro de 1640, chefiada por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados e que se alastrou por todo o Reino, pela revolta dos portugueses contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia filipina castelhana, e que vem a culminar com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa - a casa de Bragança - com a aclamação de D. João IV.



Sem comentários:

Enviar um comentário