quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Efemérides 3 de dezembro

Joseph Conrad


Joseph Conrad, aliás Józef Teodor Konrad Korzeniowski, nasce na Ucrânia em 1857 
(Berdyczew3 de dezembro de 1857 – Bishopbourne3 de agosto de 1924), em plena autocracia dos Czars. Filho de um casal polaco no exílio, fica órfão muito cedo. É criado e educado pelo tio, o responsável por aquela que seria a paixão central da sua vida: o mar. Viaja para Marselha em 1874, prestando serviço a bordo de navios mercantes franceses antes de finalmente se juntar à tripulação de um navio inglês, no ano de 1878. Em 1886 obtém nacionalidade britânica e o Certificado de Mestre no Serviço Mercantil Britânico. Oito anos mais tarde abandona o mar para se dedicar à escrita, publicando o seu primeiro romance - 'Almayer's Folly', em 1895. Continua a escrever e a publicar até à data da sua morte em 1924. Conrad é autor, entre outras obras, de Lord Jim (1900), Nostromo (1904), The Secret Agent (1907), Under Western Eyes (1911), Heart of Darkness, Coração das Trevas, 1902). É hoje considerado um dos maiores escritores de ficção em inglês, a sua terceira língua.








Patrick Chamoiseau

Patrick Chamoiseau (Fort-de-France, Martinica - 3 de Dezembro de 1953) é um escritor francês. Autor de romances, contos e ensaios, Chamoiseau também já escreveu para teatro e cinema.O Prêmio Goncourt lhe foi concedido em 1992.












Robert Louis Stevenson


Robert Louis Stevenson nasceu em Edimburgo a 13 de Novembro de 1850. Cursou Direito—sem que alguma vez tenha chegado a advogar — e, pouco depois, apaixona-se por Fanny Osbourne com quem, apesar das diversas atribulações por que passaram, se viria casar. Anos mais tarde contrai tuberculose e muda-se com a mulher e o enteado para a Suíça, onde vive durante um ano. Regressa à Escócia mas o clima só prejudica ainda mais a sua saúde, obrigando-o a mudar-se novamente, desta vez para o Sul de França. Os anos seguintes foram passados à procura de um clima que não agravasse a sua doença, até que finalmente, em 1892, se fixou com a família em Samoa. Foi aí que morreu no dia 3 de dezembro de 1894, vítima de uma hemorragia cerebral. Foi autor, entre outros, de O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde, e de A Ilha do Tesouro, que o imortalizaram.






Gustavo Barroso

Gustavo Adolfo Luiz Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Fortaleza, 29 de dezembro de 1888  Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1959) foi um advogado, professor,
Foi um dos líderes nacionais da Ação Integralista Brasileira e um dos seus mais destacados ideólogos.
Eleito em 8 de março de 1923 para a cadeira 19, na sucessão de DomSilvério Gomes Pimenta, e recebido em 7 de maio de 1923 pelo académico Alberto Faria.





Heloneida Studart

Heloneida Studart (Fortaleza, 25 de abril de 1932  Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2007) foi uma escritora, ensaístateatróloga, jornalista, defensora dos direitos das mulheres e política brasileira.
Heloneida foi seis vezes deputada estadual do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores.
Nasceu em Fortaleza, Brasil, em 1932. Militante cívica e política desde muito jovem, esteve por várias vezes presa durante a ditadura militar, no final da década de 60. Foi uma das fundadoras, em 1975, do Centro da Mulher Brasileira, núcleo do movimento feminista organizado no Brasil. Desde 1978, tem exercido mandatos de deputada estadual no Rio de Janeiro pelo PT (Partido dos Trabalhadores). A sua actividade literária e teórica tem acompanhado desde sempre o activismo político, sendo autora, galardoada pela Academia Brasileira de Letras, de numerosos ensaios, peças de teatro e romances.

Efemérides/3 de dezembro


Sem comentários:

Enviar um comentário