quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Efemérides 4 de fevereiro

Almeida Garrett

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett e mais tarde 1.º Visconde de Almeida Garrett, (Porto4 de fevereiro de 1799 — Lisboa9 de dezembro de 1854) foi um escritor e dramaturgo românticooradorpar do reino, ministro e secretário de estado honorário português.
Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.


Jacques Prévert

Jacques Prévert (Neuilly-sur-Seine4 de fevereiro de 1900
 —Omonville-la-Petite11 de abril de 1977) foi um poeta 
Após o sucesso da sua primeira coletânea de poesias, Paroles 
(1946), Prévert tornou-se um grande poeta popular, graças à sua linguagem familiar, senso de humor, hinos à liberdade e jogo com as palavras. Como resultado de seu sucesso, seus poemas passaram a ser estudados em todas as escolas francesas do mundo, conquistando o reconhecimento internacional.
Poeta e roteirista, Jacques Prévert ironizou os usos e costumes, o clero, a igreja. Criou os roteiros e diálogos de grandes filmes francesespertencentes à escola do realismo poético, realizados em sua maioria porJean Renoir e Marcel Carné.
Como compositor, ele escreveu a música "Les Feuilles Mortes", que foi muito famosa em seu tempo, na voz de Ives Montand. Mais tarde, Serge Gainsbourg compôs uma música chamada "La chanson de Prevért" que faz referência à canção citada acima.

Hilda Hilst

Hilda Hilst (Jaú21 de bril de 1930 — Campinas4 de fevereiro de 2004) foi uma poetaficcionista,
É considerada pela crítica especializada 
como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.




Patricia Highsmith (Fort WorthTexas19 de Janeiro de 1921 - LocarnoSuíça4 de Fevereiro de 1995) foi uma escritora 
estado-unidense famosa pelos seus thrillers 
criminais psicológicos. Iniciou a carreira na década de 1940, escrevendo roteiros para histórias quadrinhos para editora Nedor, sobretudo as do super-herói Black Terror.

Tornou-se mundialmente famosa por Strangers on a Train, que teve já várias adaptações para cinema, sendo a mais famosa dirigida por Alfred Hitchcock em 1951, e pela série Ripliad com a personagem Thomas Ripley. Escreveu também muitas histórias curtas, frequentemente macabras, satíricas ou tingidas de humor negro.

Efemérides/4 de fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário