quarta-feira, 13 de maio de 2015

Uma Casa de Família de Natasha Solomons (opinião)

Um romance para todos os fãs de Downton Abbey
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 416
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892321561

Dimensões: 156 x 235 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Romance


Sinopse
Na primavera de 1938, a ameaça nazi paira sobre a Europa. 

Em Viena, a família Landau vê desaparecer muitos dos seus amigos e teme pela sua segurança. Decidem fugir do país mas não poderão partir juntos. Elise, a filha mais nova, é enviada para Inglaterra, onde a espera um emprego como criada de uma família aristocrática. É a única forma de garantir a sua segurança. Para trás deixa uma vida privilegiada.
 

Em Tyneford, ela tenta encontrar o seu lugar na rígida hierarquia da casa. É agora uma das criadas, mas nunca antes trabalhou. Tem a educação e os hábitos da classe alta, mas não pertence à aristocracia. Enquanto areia as pratas e prepara as lareiras, usa as magníficas pérolas da mãe por baixo do uniforme. Sabe que deve limitar-se a servir, mas não consegue evitar o escândalo ao dançar com Kit, o filho do dono da casa. Juntos vão desafiar as convenções da severa aristocracia inglesa numa história de amor que tocará todos os que os rodeiam.
 

Em Tyneford, ela vai aprender que é possível ser mais do que uma pessoa. Viver mais do que uma vida. Amar mais do que uma vez.


Uma história poderosa, brilhante, soberba, apaixonante, trágica, emocionante e comovente que me prendeu logo nas primeiras páginas e me fez verter algumas lágrimas :’( e acompanhou-me numa visita  a um período conturbado, quando o regime Nazi tinha o poder soberano sobre a Europa
A escrita da autora é fluida, directa, clara, emocionante e cativante.
A leitura é empolgante, deliciosa, compulsiva, viciante e fascinante.

A Segunda Guerra Mundial para mim, é a minha época favorita de leituras, não pelas atrocidades que se passaram, mas por toda a história à volta dela. Sou apaixonada por este período por não conseguir imaginar que “aquela” pessoa era tão maquiavélica ao ponto de matar tantos inocentes, uns porque eram judeus, outros porque não eram Arianos.
Para Hitler só a raça pura ou superior (Arianos) tinham o direito de dominar as raças ditas inferiores. Aos judeus não era permitido casamento com alemães pois corrompiam a raça pura, por isso a perseguição e o extermínio destes membros.

A narrativa situa-se entre os anos 1938 e 1945 e é nos relatada pela própria personagem.
Elise é uma jovem judia que é separada da família e para sua segurança vai morar como criada para casa de uma família aristocrática em Tyneford na Inglaterra. Elise vai viver diferentes pessoas e vai amar mais do que uma vez. Enquanto a história nos é descrita, a autora brinda-nos com alguns flashbacks pelo meio e assim vamos conhecendo melhor a Elise criança.

As descrições, os diálogos, os ambientes, os detalhes e as situações vividas estão tão bem relatadas que me senti a viver a vida da personagem.
Qualquer leitor fica rendido a esta maravilhosa narrativa, quer goste desta época da história ou não, porque a maneira como a autora expõe as situações, ninguém consegue ficar indiferente.

Para finalizar dou os parabéns à autora Natasha Solomons e às Edições ASA pela maravilhosa história e pela magnífica capa.
Excelente ♥♥



Sobre a autora

Natasha Solomons nasceu em 1980 e vive no Dorset, em Inglaterra. É escritora e argumentista. Mr Roseblum’s List, o seu primeiro romance, foi um bestseller internacional e finalista dos Galaxy National Book Awards.







Sem comentários:

Enviar um comentário