sexta-feira, 15 de maio de 2015

Tempo de Partir de Jodi Picoult (opinião)

de Jodi Picoult; Tradução: Manuela Madureira
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 440
ISBN: 9789722355278
Coleção: Grandes Narrativas
Dimensões: 148 x 230 x 31 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Romance


Sinopse
Durante mais de uma década, Jenna Metcalf não deixa de pensar na sua mãe, Alice, que desapareceu em misteriosas circunstâncias na sequência de um trágico acidente. A criança que era então não conservou lembranças dos acontecimentos, mas Jenna recusa-se a acreditar que a mãe a tivesse abandonado e relê constantemente os diários que ela escrevia com as observações da sua pesquisa sobre elefantes, tentando encontrar uma pista oculta. 

Desesperada por obter respostas, Jenna contrata dois improváveis ajudantes, uma médium famosa por encontrar pessoas desaparecidas e um detetive que já tinha estado envolvido na investigação do desaparecimento de Alice, e parte determinada a descobrir a verdade.
Críticas de imprensa
«Comovente… uma história cativante sobre laços familiares, amizade, perda.»
The Washington Post

«É impossível parar de ler»
Observer
 

«A escrita de Jodi Picoult é magistral e convida à leitura pela noite dentro.»
Financial Times


A autora já me habituou a histórias fortes com temas dramáticos, emocionantes, delicados, comoventes, angustiantes, impressionantes, sentimentais e complexos que não deixam o leitor de forma alguma indiferente. Narrativas onde as lágrimas abundam e eu como sou uma sentimental (lamechas), quando pego em livros da Jodi Picoult já sei que tenho de ter sempre junto a mim um pacote de lenços.

A escrita é directa, fluida, cativante e sem rodeios.
A leitura é emocionante, encantadora, envolvente, comovente, tocante e rápida pois faz-nos ficar prendidos desde as primeiras à última página, o que faz com que se leia num ápice.

Jenna Metcalf é uma adolescente que foi criada pela avó, pois quando tinha três anos a sua mãe foi encontrada inconsciente e é levada para o hospital, mas desapareceu misteriosamente sem que ninguém desse por isso. Jenna gostava da avó, mas esta não era a sua mãe, nem carinhosa nem afável, Jenna nunca a via sorrir.
 Passados dez anos do desaparecimento da mãe, e depois de tanto ter lido e relido os diários desta sobre os elefantes, Jenna decide tentar compreender o seu passado. Jenna sofreu de solidão, abandono e isolamento.
Teria Alice deliberadamente sido capaz de abandonar Jenna?
Jenna é uma rapariga que nos encanta e fascina pela sua determinação, coragem e esperança.
Tinha uma única amiga que também se foi embora sem lhe dizer nada, por isso isolou-se. Contratou um detective que esteve envolvido na altura do desaparecimento da mãe, decidiu ela própria ser investigadora e também decide contratar Serenity Jones uma médium que lhe diz que não trabalha com desaparecidos.

Jodi Picoult também me fascinou e seduziu nas pesquisas e investigações que nos oferece sobre os elefantes, a espécie, o comportamento, o habitat, a reprodução e o amor que têm às suas crias, assim como nós temos aos nossos filhos, são o maior animal na terra. São chefiados pelo membro mais velho do grupo e durante a época de acasalamento aumenta a testosterona o que os torna mais agressivos e nessa altura podem atacar os humanos. Aprendi aspectos acerca destes animais que desconhecia por completo, a maneira como ela nos dá a conhecer a vida, as emoções, a existência e a actividade destes seres é completamente deslumbrante.

A união destas três pessoas completamente diferentes umas das outras, torna o livro surpreendente, aliciante e envolvente na forma em como a autora vai dar volta à história. 
O mistério que envolve o desaparecimento da mãe de Jenna, é uma história delicada de perdas, laços familiares e com policial à mistura.

Novamente a escritora superou as minhas expectativas, e o Final será que esteve sempre ali à minha frente e eu não percebi …………….. Excelente.

Jodi Picoult é uma verdadeira contadora de histórias, o cuidado com que cria e desenvolve as histórias, as personagens, os ambientes, as situações, os espaços é verdadeiramente maravilhoso.

Muito Bom os meus parabéns à Editorial Presença por ter apostado nesta autora.
Recomendo como não poderia deixar de ser.
Adorei ♥♥♥

Sobre a autora

Jodi Picoult

Nacionalidade: Estados Unidos Da América
Biografia: Jodi Picoult é a autora bestseller de 23 romances muito apreciados internacionalmente Os seus livros estão publicados em 35 países, tendo já vendido mais de 40 milhões de Jodi Picoult é a autora bestseller de 23 romances muito apreciados internacionalmente Os seus livros estão publicados em 35 países, tendo já vendido mais de 40 milhões de exemplares. Jodi Picoult tirou o curso de Escrita Criativa na Universidade de Princeton e obteve uma pós-graduação em Harvard. É uma escritora agraciada com vários prémios literários e distinções de grande prestígio. Quatro dos seus romances deram origem a telefilmes, e My Sister's Keeper foi adaptado ao grande ecrã, com realização de Nick Cassavetes, e passou nas salas portuguesas com o título Para a Minha Irmã. Os seus últimos oito livros entraram diretamente para o primeiro lugar na lista de bestsellers do New York Times. Jodi Picoult vive no Estado do New Hampshire (EUA) com o marido e os três filhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário