quinta-feira, 28 de maio de 2015

Entrevista a Luis Ferreira autor de Entre o Silêncio das Pedras e de uma vasta colectânea

Luís Filipe Ferreira nasceu no Barreiro a 8 de Maio de 1970, vive actualmente em Alcochete.
Publica em diversos sites ligados à escrita e às artes.
Possui diversas obras de poesia editadas, assim como participou com a sua escrita em mais de 20 antologias.
Publicou os seguintes livros: "Mar de Sonhos" (2007), "Rio de Sal" (2008), "Momentos…" (2009) e "Rosas & Espinhos" (2010). A sua poesia está também espalhada por diversas colectâneas: "Nas Águas do Verso 100 autores / 100 poemas" (2008), "A Arte pela Escrita" (2008, 2009, 2010), "Antologia 2008 Luso Poemas" (2008), "Antologia Tu Cá, Tu Lá" (2009), "A Traição de Psiquê" (2009). Diz o autor: "Nada sou… apenas palavras e nas suas asas, sonho…"

Estivemos à conversa com Luís Ferreira de uma simpatia extrema. 
Obrigada Joel foi um prazer J


1) Luis fale-nos um pouco sobre si?
Uma pergunta difícil de responder, dado que prefiro que sejam os outros a falar de mim. Como costumo dizer, às vezes, sou um sonhador nato, uma alma que acredita na pureza dos sentimentos e na bondade. Sou um livro aberto, demonstro facilmente o que sinto e não consigo disfarçar o poder de uma lágrima ou a força de um sorriso. Sou alguém que como qualquer outra pessoa caminha neste mundo de Deus e tenta aproveitar sempre o melhor que a vida lhe dá. Sou alguém que no plano literário gosta de brincar com as palavras, por isso digo que sou um andarilho da escrita ou das palavras e não me considero um verdadeiro escritor.

2) Quando começou sua paixão pelos livros e o gosto pela escrita?
Gosto de ler e isso faz com que sonhe e que consiga com alguma facilidade brincar com as palavras. Penso que esse gosto começou logo a partir do momento em que aprendi a ler. Infelizmente hoje em dia não tenho muito tempo para “saborear” um livro (pois é curto e a agenda não estica), mas sempre que posso leio todos os livros que com agrado me chamam a atenção e que vão fazendo parte da minha biblioteca.

3) “Entre o Silêncio das Pedras” é um livro que nos transmite uma lição de vida e uma mensagem de fé, o que o leva a escrever sobre os caminhos de Santiago?
Quem fez ou faz o Caminho de Santiago fica apaixonado pelo mesmo e é impossível não deixar transparecer as suas emoções e todos os sentimentos nas suas acções e actividades, dai que quando fiz o caminho pela primeira vez, fiquei de tal modo contagiado que tive de escrever este livro. Agora tenho tido alguma dificuldade em escrever sobre outra matéria, tal é a forma com que vivo apaixonadamente os Caminhos de Santiago.

4) Quando terminou de escrever o livro, qual o sentimento?
Um misto, entre plena satisfação e ao mesmo tempo receio, isto porque o “Entre o silêncio das pedras” é a minha 6ª obra, as cinco anteriores estavam num registo literário diferente (poesia), dai que mudar a forma de escrever, abraçar um novo desafio e apresentar um livro num contexto literário para o qual tive de sair da minha zona de conforto, tendo provocado e a alegria por ter conseguido e ao mesmo tempo o receio da crítica e de todos aqueles que conhecem e acompanham a minha escrita.

5) Já editou vários livros de diferentes géneros literários, qual lhe dá maior prazer escrever?
Sem dúvida que sinto-me mais à vontade na poesia, contudo, a prosa ganhou espaço na minha escrita e acredito que irei manter pelo menos esse registo por mais algum tempo.

6) Qual a sensação ao reeditar este livro pela Capital books?
Existe um processo antes da Capital Books que não gostaria de referir e que faz parte do meu passado e do crescimento como autor. Contudo, a Capital Books aparece exactamente neste processo e como costumo dizer nada acontece por acaso, assim num certo dia, dei de caras com o site da editora e após uma troca de e-mails com o editor, acertamos tudo para a reedição do meu livro “Entre o silêncio das pedras”. Posso testemunhar que me sinto muito feliz por em boa hora ter acontecido isso.

7) Qual o seu autor e livro favorito, segue o seu género literário?
Tenho diversos autores e livros favoritos, não sou um aficionado de um único livro ou de um único autor, do género o melhor livro para mim foi… tenho muita dificuldade em nomear isso. Contudo, é bem verdade, que existem diversos autores que sigo o seu género literário e leio muitos dos seus livros, cito por exemplo entre muitos: Nicholas Sparks; Dan Brown; o nosso querido e falecido Luís Miguel Rocha; entre outros.

8) Já se deparou com pessoas a ler o seu livro? Se sim, qual a sensação?
Várias vezes e é uma situação única, de uma felicidade extrema e ao mesmo tempo o reconhecimento do meu trabalho. Como costumo dizer, se escrevo é porque existe quem leia, se os meus livros existem é porque existe quem os compre, dai que é sempre um motivo de grande alegria poder deparar-me com alguém que tenha o meu entre mãos.

9) Qual a sensação, ao deslocar-se a uma superfície comercial, e ver o seu livro à venda?
À semelhança da resposta anterior é uma grande alegria. Infelizmente em Portugal existe muito o conceito da moda ou do nome e por isso os nossos livros ainda se encontram num plano secundário. Contudo, sempre que existe a possibilidade de aqui e ali, por motivos de procura dos leitores ou quando existem sessões de apresentação, existe algum destaque ou referência nas grandes superfícies, claro que essa situação me enche de orgulho e satisfação pessoal.

10) Como vê o momento actual da Literatura em Portugal?
Sou um pouco crítico em relação a isso, exactamente porque sinto um pouco essa situação na pele. Contudo, na resposta anterior, já dei umas pistas sobre o que penso.O mercado literário é muito fechado e existe sempre uma dura “luta” dos pequenos autores (e editoras) em emergir e sobreviver nesse mesmo mundo por falta de oportunidades (quer as que são dadas pelos grandes livreiros, quer as que são dadas pelas grandes editoras). Existe muito a tendência de se publicar o que está na moda ou o do nome A ou B, independente do valor que o livre possua, mas infelizmente é o que vende e o que as pessoas procuram face à visibilidade que é dada.

11) Como vê a divulgação dos bloggers literários?
Todos os canais de divulgação são importantes, os bloggers são mais uma ferramenta ao dispor que permitem dar a conhecer os livros e os autores. Actualmente com a facilidade de acesso à internet, os bloggers são um vínculo de informação de grande valor e de grande potencial na divulgação.

12) Quer deixar alguma mensagem especial aos seguidores do blog Marcas de Leitura?
Quero agradecer acima de tudo ao blog Marcas de Leitura pela entrevista e oportunidade, aos respectivos seguidores não só por lerem a entrevista mas acima de tudo por acompanharem e difundirem todas as informações que neste espaço são transmitidas. Reforçando o que disse anteriormente, nada se consegue sozinho, por vezes um livro necessita do olhar do leitor para viver e um autor irá sonhar e acreditar mais, se o seu livro tiver esse olhar. Para terminar, deixo uma frase que no fundo partilho sempre:
Sou apenas as minhas palavras e nas suas asas, sonho…
Deixo também o meu site para quem quiser conhecer um pouco melhor a minha biografia:http://www.luisferreiraescrita.com/

Obrigada Luís pelas simpáticas e gentis palavras com que nos brindou e pelo tempo que nos dispensou.
Desejo-lhe os maiores sucessos. 
Encomendas em: geral@capitalbooks.net



Sem comentários:

Enviar um comentário