sábado, 23 de maio de 2015

Efemérides 23 de maio

Pär Lagerkvist

Prémio Nobel da Literatura 1951
Pär Fabian Lagerkvist (Växjö Småland23 de Maio de 1891
 — Estocolmo11 de Julho de 1974) foi um escritor sueco.
Foi laureado com o Nobel de Literatura de 1951.







Henrik Ibsen

Henrik Johan Ibsen (ˈhɛnɾɪk ˈɪpsən|no) (Skien20 de Março de 1828 —Cristiânia23 de Maio de 1906) foi um dramaturgo norueguês, considerado um dos criadores do teatro realista moderno. Foi o maior dramaturgo norueguês do Século XIX. Foi também poeta e diretor teatral, sendo considerado o “pai do drama em prosa” e um dos fundadores domodernismo no teatro. Entre seus maiores trabalhos destacam-se BrandPeer GyntUm Inimigo do PovoImperador e GalileuCasa de BonecasHedda GablerEspectrosO Pato Selvagem e Rosmersholm
Muitas de suas peças foram consideradas escandalosas na época em que foram lançadas, mediante o fato de o teatro europeu estar sujeito ao modelo determinado pela vida familiar e pela propriedade. Os trabalhos de Ibsen analisavam a realidade contida por trás das convenções e costumes, o que trouxe muita inquietação para seus contemporâneos. Ele lançou um olhar crítico e a livre investigação sobre as condições de vida e as questões da moralidade da época. A poética peça Peer Gynt, no entanto, tem fortes elementos do Surrealismo.
Ibsen é muitas vezes classificado como um dos verdadeiramente grandes dramaturgos da tradição europeia. Richard Hornby o descreve como "um profundo e poético dramaturgo — o melhor desde Shakespeare". Ele influenciou outros dramaturgos e romancistas, tais como George Bernard ShawOscar WildeJames Joyce e Eugene O'Neill. Muitos críticos o consideram o maior dramaturgo desde Shakespeare.
Embora a maioria de suas peças sejam definidas na Noruega, muitas vezes em lugares que lembram Skien, a cidade portuária onde cresceu, Ibsen viveu por 27 anos na Itália e Alemanha e raramente visitou a Noruega durante seus anos mais produtivos.

Roque Callage


Gustav Suits (Tartumaa30 de novembro de 1883 - Estocolmo23 de maio de 1956) foi um poeta estoniano. É considerado o fundador da poesia moderna da Estônia. Ele foi também um dos primeiros líderes do grupo do movimento literário Noor-Eesti (Jovem Estônia).

August Jakobson (Pärnu2 de setembro de 1904
 – Tallinn23 de maio de 1963) foi um escritor e ativista político-social estoniano.







Joaquim Roberto Corrêa Freire (São Paulo18 de janeiro de 1927 — São Paulo, 23 de maio de 2008) foi um médico psiquiatra e escritor brasileiro, conhecido por ser o criador de uma nova e heterodoxa técnica terapêutica denominada Soma (somaterapia), baseada no anarquismo e nas ideias de Wilhelm Reich. Foi também diretor de cinema e teatro, autor de telenovela, letrista e pesquisador científico.



Sem comentários:

Enviar um comentário