quinta-feira, 28 de maio de 2015

Efemérides 28 de maio

Thomas Moore

Thomas Moore (28 de maio de 1779 – 25 de fevereiro de 1852) foi um poeta, cantor, compositor e artista irlandês, muito conhecido pela letra de The Minstrel Boy (O Menestrel) e The Last Rose of Summer (A última rosa de verão). Foi responsável, junto com John Murray, pela publicação das memórias póstumas de Lord Byron. Era chamado muitas vezes de Anacreonte Moore.

Ian Lancaster Fleming (Londres28 de maio de 1908 
— Cantuária12 de agosto de 1964) foi um oficial da Inteligênica Naval do Reino Unido, jornalista e escritor britânico, mais conhecido por seus romances de espionagem da série James Bond, e por ter criado o famoso personagem. Fleming nasceu em uma família rica conectada com o banco mercante Robert Fleming & Co.; seu pai era um membro do parlamento de Henley de 1910 até sua morte em 1917 na Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial. Educado no Eton College, na Real Academia Militar de Sandhurst e nas universidades de Munique e Genebra, Fleming teve vários empregos antes de começar a escrever.
Enquanto trabalhava na Inteligência Naval Britânica durante a Segunda Guerra Mundial, Fleming foi envolvido nos estágios de planejamento das Operações Mincemeat e Golden Eye, com a primeira sendo realizada com sucesso. Ele também se envolveu no planejamento e supervisão de duas unidades de serviço ativas, a 30 Assault Unit e a T-Force. Seu serviço na guerra e sua carreira como jornalista lhe deram bases e conhecimentos para escrever doze romances de Bond e dois livros de contos.
As histórias de Bond estão entre os livros mais vendidos de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias vendidas mundialmente. Fleming também escreveu a história infantojuvenil Chitty-Chitty-Bang-Bang e dois livros de não-ficção. Em 2008, o jornal The Times o colocou na décima-quarta posição em sua lista dos "50 Maiores Escritores de Língua Inglesa de todos os tempos".
Ele foi casado com Ann Geraldine Charteris, que se divorciou do segundo Visconde de Rothermere como resultado de seu caso com o autor. Fleming e Charteris tiveram um filho, Caspar. Fleming fumava e bebia muito, e sofria de doença do coração; ele morreu em 1964, aos 56 anos, de um ataque cardíaco. Dois de seus livros de Bond foram publicados postumamente, e desde então outros cinco autores produziram romances com o personagem. A criação de Fleming já apareceu em vinte e cinco filmes, tendo sido interpretado por oito atores em um período de cinquenta anos.

Anne Brontë

Anne Brontë (Thornton17 de janeiro de 1820 – 
Scarborough28 de maio de 1849) foi uma poetisa e 
romancista britânica, a mais jovem da família literária Brontë. Ela usava o pseudônimo Acton Bell.











Sem comentários:

Enviar um comentário