terça-feira, 19 de maio de 2015

BOOKSMILE: José Fanha estreia-se na Booksmile com livro que revisita infância



José Fanha, autor prolífico de histórias e poesia para crianças, estreia-se na Booksmile com um livro que revisita as suas memórias de infância. Uma história que veio do fundo do seu coração!

Na próxima terça-feira, dia 26 de maio, às 18h30, realiza-se o lançamento de Era Uma Vez Eu, no piso 7 – Restaurante, do El Corte Inglés, em Lisboa. A apresentação estará a cargo do Dr. Eduardo de Sá, e contará ainda com a presença do autor, José Fanha, e do editor, Pedro Reisinho.

Com uma carreira extensa em televisão, rádio, teatro, cinema e literatura, José Fanha é hoje um dos maiores criadores da cultura nacional. Participou como guionista em diversos programas que ficaram para a história da televisão portuguesa – A Visita da CornéliaA Arca de NoéClube DisneyRua Sésamo –, declama poesia, é um animador nato, um divulgador da leitura, promotor de diversas ações junto das crianças, e por isso um dos autores mais requisitados para visitas às escolas, com muitas histórias para contar, cativando miúdos e graúdos. Nesta sua nova história, José Fanha revela um pouco da criança que era e que ainda existe dentro de si.


Era Uma Vez Eu (Booksmile | 64 pp | 12,79€ | 7+) traz-nos pequenas histórias que povoam as memórias de José Fanha, episódios de quando o autor era um rapazinho. Escritas do ponto de vista e com a simplicidade de uma criança, cheias de humor e de autenticidade, cada história revela a sabedoria e beleza com que os mais pequenos interpretam o que os rodeia.

Nas palavras dos livros fui tudo o que queria ser. Foram livros e livros, aventuras e mais aventuras. Nas suas palavras dei a volta ao mundo em 80 dias com o Sr. Fogg, fui ao centro da Terra numa expedição, desci ao fundo do mar no submarino Nautilus. E podia contar-vos muitas mais aventuras que vivi. Se quiseres conhecer essas e ainda muitas outras mais, é fácil. Basta leres os livros e deixar a imaginação voar. – José Fanha

José Fanha nasceu em Lisboa, frequentou o Colégio Militar e licenciou-se em arquitetura. Poeta e declamador, participou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados badaleiros, juntamente com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, Fausto, entre outros.

É autor de histórias e poesia para a infância, dramaturgo, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema. Tem dirigido oficinas de poesia e de escrita, além de desenvolver trabalho intenso de divulgação de poesia e promoção do livro e da leitura um pouco por todo o país.




Sem comentários:

Enviar um comentário