quinta-feira, 21 de maio de 2015

Entrevista a Maria Israel autora de A Redenção de Guadalest

Maria Israel nasceu no Fundão em Janeiro de 1954. Sempre foi uma leitora compulsiva e isso fez com que mais tarde se aventura-se na escrita.



Estivemos à conversa com Maria Israel de uma simpatia extrema.
Obrigada pelas simpáticas e gentis palavras com que nos brindou e pelo tempo que nos dispensou.



1) Maria fale-nos um pouco sobre si?
Sou uma mulher multifacetada... fui cabeleireira, tal como a minha mãe durante 30 anos, radialista numa rádio local após a explosão das rádios, e mais tarde para tratar um problema de saúde de uma das minhas filhas vim para Lisboa. Por essa altura voltei aos estudos fiz Bacharelato em Historia e paralelamente tirei o curso se escultura em cerâmica no A.R.C.O e depois disso dei aulas em várias escolas e em varias instituições do concelho de Almada, mais tarde tive aulas com uma pintora conhecida Mira  Sousa  Dias.

2) Quando começou sua paixão pelos livros e o gosto pela escrita?
Surge pouco depois da morte da minha filha mais velha. Comecei a escrever o que não conseguia nem me deixavam dizer e fazer, porque a vida e a renda casa e tantas outras coisas, não se compadeceu (nem compadece) com a dor de perder o ser que demos ao mundo, é normal irmos a enterrar o nossos pais, mas os nossos filhos não...mas eu sei que nada acontece por acaso, todos temos uma missão na vida e a da minha filha também teve a dela... ela foi, e é sem sombra de dúvida a minha musa inspiradora. Mais tarde quando fui radia-lista essa paixão cresceu ainda mais. Em meados dos anos oitenta voltei aos estudos e nessa altura conheci uma mulher que me ensinou muito, as aulas de Português era sempre curtas, a Dra. Luísa Ramos para alem da matéria que dava, enriqueceu-nos com vocabulário riquíssimo e embuído de muita poesia. Dai para a frente a apaixonei-me pelo conto. Adoro escrever sobre Mulheres e curiosamente o meu primeiro livro chama-se Biografia de Mulheres.

3) “A Redenção de Guadalest” é um livro com uma temática muito forte, o que a levou a escrever sobre um tema que atinge milhares de mulheres e não só?
A Redenção de Guadelest, esteve muitos anos na gaveta porque não tinha ainda chegado a hora de sair de lá...o que me levou a escrever sobre um tema tão forte, foi sem duvida foi ter vivido sempre rodeadas de mulheres e crianças vítimas de violência. Enquanto cabeleireira, vi muito olho negro, vitima da porta do armário, muito rosto negro disfarçado com camadas de base e sombra, braços desmembrados disfarçados em quedas...mais tarde trabalhei em instituição onde convivi com crianças e mulheres que eram vítimas de maus tratos. Infelizmente conheci vítimas de vários tipo de violência, física cultural, psicologia, e perpetradas por homens oriundos dos mais variados extratos sociais...

4) Quando terminou de escrever o livro, qual o sentimento?
Talvez um sentimento de dever cumprido. Um grito de esperança... Dizer a todas as mulheres que estão ainda amordaçadas e estão ainda a sofrer, que a cada anoitecer antecede a um novo alvoreceu. Não podemos perder a fé.

5) Qual a sensação ao editar o livro pela Capital Books?
Parece-me ainda um sonho. A Capital Books abriu-me a porta para, ou melhor dizendo, a gaveta onde guardo muitas outras histórias. A Capital Books é uma editora com pessoas jovens com uma visão muito além.

6) Qual o seu autor e livro favorito, segue o seu género literário?
Tenho vários, José Cardoso Pires, Lobo Antunes, Alçada Batista Pablo Naruda, Robi Sharma Paulo Coelho, Maria Roma, Susanna Tamaro Isabel Allande, tenho tantos, é uma pergunta complicada , por isso é difícil definir um género. Gosto de um autor que me prenda do primeiro ao ultimo minuto.

7) Já se deparou com pessoas a ler o seu livro? Se sim, qual a sensação?
Não consigo ainda ver isso, mas quando isso acontecer vou ficar muito feliz.

8) Como vê o momento actual da Literatura em Portugal?
Vejo com alguma esperança, temos, como sempre tivemos grande génios e muitos mais estarão para vir para grande glória nossa. (não sei se era este o sentido)

9) Como vê a divulgação dos bloggers literários?
Acho que são uma nova forma de divulgação.

10) Quer deixar alguma mensagem especial aos seguidores do blog Marcas de Leitura?

Gostaria que todos os seres nos rodeiam, olhassem em redor e que respeitassem o seu semelhante como gostariam de ser respeitados, quer sejam homens, mulheres e jovens.

Para já fico-me por aqui e agradeço desde já a sua disponibilidade e simpatia, foi um prazer.
Muito obrigada Maria desejo-lhe os maiores sucessos!


Encomendas em: geral@capitalbooks.net


Sem comentários:

Enviar um comentário