domingo, 24 de maio de 2015

Efemérides 24 de maio

Luis de Góngora y Argote

Luis de Góngora y Argote (Córdova11 de julho 
de 1561 — Córdova, 23 de maio de 1627) foi um religioso, poeta e dramaturgo castelhano, um dos expoentes da literatura barroca do Siglo de Oro.











José Maria Ferreira de Castro (OsselaOliveira de Azeméis24 de Maio de 1898 — Porto, 29 de Junho de 1974) foi um escritor português, que aos doze anos de idade emigrou para o Brasil, onde viria a publicar o seu primeiro romance Criminoso por ambição, em 1916.
Durante quatro anos viveu no seringal Paraíso, em plena selva amazónica, junto à margem do rio Madeira. Depois de partir do seringal Paraíso, viveu em precárias condições, tendo de recorrer a trabalhos como, colar cartazes, embarcadiço em navios do Amazonas etc.
Mais tarde, em Portugal, foi redactor do jornal O Século, director do jornal O Diabo e colaborador das revistas O domingo ilustrado (1925-1927) e Ilustração  (iniciada em 1926). Ao serviço do jornal de Pereira da Rosa, assinou crónicas vibrantes, como o dia em que se deixou prender no Limoeiro para testemunhar a vida dos reclusos nas cadeias portuguesas ou a sua entrevista exclusiva em Dublin com Eamon de Valera, líder do Sinn Fein em 1930.
Emigrante, homem do jornalismo, mas sobretudo ficcionista, é hoje em dia, ainda, um dos autores com maior obra traduzida em todo o mundo, podendo-se incluir a sua obra na categoria de literatura universal moderna, precursora do neo-realismo, de escrita caracteristicamente identificada com a intervenção social e ideológica.
A exemplo da sua ainda grande actualidade pode referir-se a recente adaptação ao cinema, com muito sucesso, da obra A Selva.

Henri Michaux

Henri Michaux (Namur24 de maio de 1899 - Paris18 de outubro de 1984) foi um escritor,
 poeta e pintor belga de expressão francesa, que obteve a nacionalidade francesa em 1955. Explorou o eu interior e o sofrimento humano através de sonhos, fantasias e experiências com drogas.

Prémio Nobel da Literatura 1965
Mikhail Aleksandovich Sholokhov (em russoМихаи́л Алекса́ндрович Шо́лоховOblast de Rostov24 de maio de 1905 — 21 de fevereiro de 1984) foi um 
Mikhail Aleksandrovich Sholokhov nasceu a 24 de maio de 1905 na Rússia, na pequena localidade de Kruzhlinin, no território cossaco de Kamenskaya.
Seu pai, Aleksander Mikhailovich (1865-1925), foi um fazendeiro e camponês de classe média e comerciante de gado, e sua mãe Anastasia Danilovna Chernikova (1871-1942), viúva de um cossaco camponês, tinha origem ucraniana.
Até certo ponto de sua vida, não chegou a ser alfabetizado, no entanto, Sholokhov freqüentou escolas em KarginMoscouBoguchar, e Veshenskaya até 1918, quando entrou para o lado dos bolcheviques naguerra civil russa, com a idade de 13 anos. Ele passou os próximos anos lutando na guerra civil.
Recebeu o Prêmio Lenin em 1960 e o Nobel de Literatura de 1965.
Virgem do solo revolvido, que ganhou o Prêmio Lenin, levou 28 anos para ser concluído. Foi composto de duas partes: Sementes do Amanhã (1932) e de colheita na Don (1960), e reflete a vida durante a coletivização na área Don.


William Trevor

William Trevor Cox (MitchelstownCondado de Cork24 de Maio de 1928) é um tradutor, escritor de contos e novelista irlandês.
Nascido numa família de classe-média protestante, viveu em várias cidades de província, devido às mudanças de posto de trabalho do seu pai, que trabalhava num banco oficial. Foi educado no St. Columba's College e no Trinity College, emDublin. Neste último colégio graduou-se em História.

Joseph Brodsky

Prémio Nobel da Literatura 1987
Joseph Brodsky, pseudônimo de Iosif Aleksandrovich Brodsky (emrussoИо́сиф Алекса́ндрович Бро́дскийLeningrado24 de maio de 1940 — Nova Iorque28 de janeiro de 1996) foi um poeta russo naturalizado estadunidense.
Brodsky entrou em conflito com as autoridades soviéticas e foi expulso da União Soviética em 1972, estabelecendo-se nos Estados Unidos com a ajuda de W. H. Auden e de outros escritores. Ele ensinou, posteriormente em universidades, incluindo a de YaleCambridge e Michigan.
Foi agraciado com o Nobel de Literatura de 1987.


Efemérides/24 de maio


Sem comentários:

Enviar um comentário