segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Efemérides 18 de janeiro

Rudyard Kipling

1865 — Londres,18 de janeiro de 1936) foi um autor e poeta 
PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1907 

Romancista e poeta inglês, Rudyard Kipling nasceu em 1865, em Bombaím, na Índia colonial, filho de um professor de Artes e Ofícios e da cunhada do pintor Edward Burne-Jones, Kipling foi educado por uma aia indiana, que lhe ensinou, pela magia das histórias de encantar, a língua Hindu mesmo antes do Inglês em que viria escrever. 
Quando contava seis anos de idade, foi levado pelos seus pais para Inglaterra, que o deixaram, por cinco anos, aos cuidados de um internato em Southsea. O autor, desacostumado das punições físicas tradicionais inglesas, viria mais tarde a exprimir o seu desgosto pelo tratamento em várias partes da sua obra, em particular na sua autobiografia, publicada em 1937. 
Em 1878, Kipling deu entrada no United Services College, uma instituição dispendiosa especializada na preparação para a entrada nas academias militares. Mas cedo se desfariam as esperanças quanto a uma carreira militar, não só pelos resultados medíocres que apresentava, mas também pela miopia que o incapacitava e que, junto com o amor aos livros, o ostracizou dos restantes alunos. Nesse período, e com apenas treze anos, escrevia poemas influenciados pelos Pré-Rafaelitas, com quem, aliás, a sua família tinha ligações. Duas das irmãs da sua mãe haviam casado com membros dessa comunidade. 
Kipling regressou à Índia em 1882, tendo começado a trabalhar como jornalista para a Civil and Military Gazette, em Lahore. Aí permaneceu durante cinco anos, após os quais tomou o cargo de editor adjunto e correspondente ultramarino para o jornal Pioneer, em Allahabad, até 1889. As histórias escritas durante este período foram recolhidas em The Phantom Rickshaw (1888), e incluíam o famoso conto The Man Who Would Be A King, no qual um negociante branco, Daniel Dravot, se autoproclama rei e senhor do Cafristão, e é bem sucedido até uma mulher descobrir que ele é, afinal, humano, e o entregar à fúria popular. No entanto, o seu companheiro, Peachey Carnehan, consegue escapar para contar a aventura. 
Nos finais da década de 80, tendo obtido uma certa popularidade com os seus contos e versos, Kipling regressou a Inglaterra, onde foi acolhido como o sucessor literário de Charles Dickens. Viveu em Londres de 1889 a 1892, e aí publicou Life's Handicap (1891), uma coletânea de contos em que figuraria The Man Who Was, e Barrack-Room Ballads, que reunia poemas como "Gunga Din", um elogio a um aguadeiro hindu ao serviço de um regimento colonial britânico. 
Em 1892 casou com Caroline Starr Balestier, irmã de um editor e escritor norte-americano, e com quem colaborou num romance, The Naulahka (1892). O jovem casal foi viver para os Estados Unidos da América mas, desiludido com o Vermont, regressou, após a morte da sua filha Josephine, a Inglaterra, estabelecendo-se em Burwash, no Sussex. A tragédia familiar, agravada pelo facto de não viver um casamento feliz, já que era dominado pela esposa, que se recusava a aceitar o mínimo traço do carácter do autor, resultou numa mudança nas suas convicções políticas que, como próprio, se tornariam mais duras. Esses anos turbulentos refletiram-se em Many Inventions (1893), Jungle Book (O Livro da Selva, 1894), a obra que imortalizaria o escritor, e The Seven Seas (1896). 
Recusando as honras que o povo inglês lhe prestava, entre as quais a Order of Merit, Kipling viajou até à África do Sul em plena Guerra dos Bóeres, em 1899, onde Cecil Rhodes, o fundador da Rodésia, lhe ofereceu uma vivenda. Por volta de 1901 publicou Kim, romance que tem sido reconhecido como o melhor do autor. Relatando as aventuras de um filho órfão de um sargento num regimento irlandês estacionado na Índia, aparecem descritos na obra os filhos do próprio autor, como Dan e Una. A morte do seu filho varão John, na Primeira Guerra Mundial amargurou a fase final da vida de Kipling. 
Vencedor do prémio Nobel em 1907, foi publicando algumas obras, embora a uma cadência mais demorada. Entre 1922 e 1925 desempenhou as funções de reitor da Universidade de St. Andrews. Faleceu a 18 de janeiro de 1936, em Londres, tendo aos seus restos mortais sido concedida a honra de sepultura no Poet's Corner, na Abadia de Westminster. A sua autobiografia, Something Of Myself, foi publicada postumamente, em 1937.



Alan Alexander Milne

1882  — 31 de janeiro de 1956), também conhecido como 
A. A. Milne, foi um escritor inglês, que obteve grande sucesso com seus livros sobre um urso de pelúciadenominado Winnie-the-Pooh e com vários poemas para crianças. Milne já era um escritor afamado, principalmente em dramaturgia, antes do imenso sucesso de Pooh ensombrar seus trabalhos anteriores.



Manuel Mendes

Manuel Mendes (Lisboa18 de Janeiro de 1906 — Lisboa7 de Maio de 1969), foi um escritorescultor e político português 














José María Arguedas

José María Arguedas Altamirano 
Além romancista, também se destacou pelas traduções da literatura quíchua e como estudioso do folclore de seu país.
Estudou na universidade de San Marcos em Lima e publicou sua primeira obraAgua, em 1935, uma série de contos. Outras de suas obra são Los ríos profundos (1956), Todas las sangres (1964) e El zorro de arriba y el zorro de abajo de1971. Arguedas é o escritor dos encontros e desencontros de todas as raças e de todas as pátrias, mas não é testemunho passivo, não se limita a fotografar e descrever; toma partido. Em sua vida fez uma opção, atribuída num de seus primeiros contos a Ernesto, personagem autobiográfico que repelindo a violência do mundo dos mistis decide passar para o mundo dos oprimidos. Suicidou-se com um tiro.


Evandro Lins e Silva


Evandro Cavalcanti Lins e Silva (Parnaíba18 de janeiro de 1912 —Rio de Janeiro17 de dezembro de 2002) foi um
Graduou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1932. Ainda estudante já trabalhava no ofício de jornalista, que manteve após formado advogado. Em sua carreira jurídica, ocupou o cargo de procurador-geral da República, de setembro de 1961 a janeiro de 1963, e ministro do Supremo Tribunal Federal, de setembro de 1963 a janeiro de 1969, quando foi aposentado por força do AI-6.
Foi um dos fundadores doPartido Socialista Brasileiro, em 1947, juntamente com Rubem BragaJoel Silveira, entre outros. Foi também ministro das Relações Exteriores em 1963.
Como escritor publicou diversas obras, como A Defesa tem a PalavraArca de Guardados e O Salão dos Passos Perdidos, criou a expressão "legítima defesa da honra" para justificar o assassinato de Ângela Diniz pelo seu cliente Doca Street.
Evandro, apesar da avançada idade, gozava de ótima saúde. Faleceu num acidente, ao tropeçar e bater com a cabeça numa calçada.
Em Parnaíba sua cidade natal está sendo construído um memorial em sua homenagem, com o projeto assinado por Oscar Niemeyer

José António Camões

José António Camões (Fajãzinha10/11 de Dezembro de 1777 — Ponta Delgada18 de Janeiro de 1827), poeta ehistoriógrafo florentino (i.e. da ilha das FloresAçores), autor de várias obras de cariz satírico, entre as quais a sátira em verso heróico O Testamento de D. Burro, Pai dos Asnos.

Edward George Bulwer-Lytton (Londres25 de maio de 1803 — Torquay,18 de janeiro de 1873) foi um escritor e político inglês. Também foi rosa-cruz. Ele está enterrado na Abadia de Westminster.












José Carlos Pereira Ary dos Santos GOIH (Lisboa7 de Dezembro de 1937 — Lisboa18 de Janeiro de 1984) foi um poeta e declamador português.
Ficou na História da música portuguesa por ter escrito poemas de 4 canções participantes no Festival Eurovisão da CançãoDesfolhada Portuguesa (1969), com interpretação de Simone de OliveiraMenina do Alto da Serra (1971), interpretada por TonichaTourada (1973), interpretada por Fernando Tordo e Portugal no Coração (1977), interpretada pelo grupo Os Amigos.

Efemérides/18 de janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário