sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O Almirante Português de Jorge Moreira Silva | Marcador

Edição/reimpressão:2015
Páginas: 288
Editor: Marcador
ISBN: 9789897541711
Dimensões: 155 x 235 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Romance
Poderão ler as primeiras páginas aqui


Sinopse

1798. Portugal no Mediterrâneo, ao lado de Nelson, contra as forças de Napoleão. O Almirante Português é uma viagem de memória que nos transporta ao início das guerras napoleónicas e à participação de uma força na Campanha do Mediterrâneo, ao lado da esquadra britânica de Lord Nelson (1758-1805). 

Num ambiente de permanente tensão, pontuado por intensos episódios de intriga, paixão, heroísmo e traição. Acompanhamos o Marquês de Nisa e os seus homens no bloqueio da ilha de Malta, no combate aos piratas sarracenos e na reconquista de Nápoles. Tendo como pano de fundo a Campanha do Egito, a segunda invasão francesa de Itália e os dramáticos dias da República Napolitana.

Pelo meio, assistimos ao desenrolar da vida aventurosa de várias personagens, cujos destinos se cruzam de forma indelével e que têm na pitoresca e apaixonante cidade de Nápoles o seu ponto de encontro.

«Quando o carrasco o empurrou da escada de madeira, deixando-o suspenso no vazio, Moreira Freire sabia que estava a pagar uma dívida com trinta anos, o tempo que conseguiram adiar aquele encontro com a morte. E sabia que a multidão ululante que o invectivava e, momentos antes, lhe rogara pragas ao longo do trajecto para a força, era, no fundo, a mesma turba anónima e cobarde que, três décadas antes, festejara, alarve e despudoradamente, em Nápoles, a execução de Leonor Pimentel.»

Assim começa uma viagem de memória que nos transporta ao início das guerras napoleónicas e à participação de uma força na Campanha do Mediterrâneo, ao lado da esquadra britânica de Lord Nelson (1798-1800).

Jorge Manuel Moreira Silva nasceu em Bissau (Guiné-Bissau) em 11 de Setembro de 1970. Depois de ter frequentado o Instituto Militar dos Pupilos do Exército, ingressou na Escola Naval em 1988, tendo-se tornado oficial de Marinha em 1993.
Embarcou em quase todos os tipos de navio e participou na missão de resgate de cidadãos portugueses durante a guerra civil na Guiné-Bissau, em 1998. Em 2000, cumpriu uma comissão de seis meses em Timor-Leste, no conturbado período que se seguiu à ocupação indonésia daquele país.
Entre 2009 e 2012, prestou serviço em Nápoles e, de 2014 a 2015, esteve destacado em Moçambique, na missão de cooperação técnico-militar portuguesa com aquele país lusófono.
Mestre em História Marítima, já publicou cinco livros de pesquisa histórica e mais de uma centena de artigos técnicos e culturais em vários jornais e revistas. O Almirante Português é o seu primeiro romance.


Sem comentários:

Enviar um comentário