quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Efemérides 28 de janeiro

José Martí

José Julián Martí Pérez (Havana28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos19 de maio de 1895) foi um político, pensador, jornalista, filósofo, poeta e maçomcubano, criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador daGuerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Em seu país natal, também é conhecido como «El apóstol».
Era filho de Mariano Martí, natural de Valência, e de Leonor Pérez Cabrera, natural de Tenerife, nas ilhas Canárias.
José Martí foi o grande mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha. Além de poeta e pensador fecundo, desde sua mocidade demonstrou sua inquietude cívica e sua simpatia pelas ideias revolucionárias que gestavam entre os cubanos.
Influenciado pelas ideias de independência de Rafael Maria de Mendive, seu mestre na escola secundária de Havana, iniciou sua participação política escrevendo e distribuindo jornais com conteúdo separatista no início da Guerra dos Dez Anos. Com a prisão e deportação de seu mestre Mendive, cristalizou-se a atitude de rebeldia que Martí nutria contra a dominação espanhola.
Em 1869, com apenas dezesseis anos, publicou a folha impressa separatista "El Diablo Cojuelo" e o primeiro e único número da revista "La Patria Libre". No mesmo ano, passou a distribuir um periódico manuscrito intitulado "El Siboney". Pouco depois, foi preso e processado pelo governo espanhol por estar de posse de papéis considerados revolucionários. Foi condenado a seis anos de trabalhos forçados mas passou somente seis meses na prisão. Em 1871, com a saúde debilitada, sua família conseguiu um indulto e obteve a permuta da pena original pela deportação à Espanha. Na Espanha, Martí publicou, naquele mesmo ano, seu primeiro trabalho de importância: "El Presidio Político en Cuba", no qual expôs as crueldades e os horrores vividos no período em que esteve na prisão. Nesta obra, já se encontravam presentes o idealismo e o estilo vigoroso que tornariam Martí conhecido nos círculos intelectuais de sua época. Mais tarde, dedicou-se ao estudo do Direito, obtendo o doutorado em Leis, Filosofia e Letras da Universidade de Saragoça em 1874.
Em 19 de maio de 1895, no comando de um pequeno contingente de patriotas cubanos, após um encontro inesperado com tropas espanholas nas proximidades do vilarejo de Dos Ríos, José Martí foi atingido e veio a falecer em seguida. Seu corpo, mutilado pelos soldados espanhóis, foi exibido à população e posteriormente sepultado na cidade de Santiago de Cuba, em 27 de maio do mesmo ano.

Teófilo Braga

Joaquim Teófilo Fernandes Braga (Ponta Delgada24 de Fevereiro de 1843 — Lisboa28 de Janeiro de 1924) foi um político, escritor e ensaísta português. Estreia-se na literatura em 1859 com Folhas Verdes. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, fixa-se em Lisboa em 1872, onde lecciona literatura no Curso Superior de Letras (actual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Da sua carreira literária contam-se obras de história literária, etnografia (com especial destaque para as suas recolhas de contos e canções tradicionais), poesia, ficção e filosofia, tendo sido ele o introdutor do Positivismo em Portugal. Depois de ter presidido aoGoverno Provisório da República Portuguesa, a sua carreira política terminou após exercer fugazmente o cargo de Presidente da República, em substituição de Manuel de Arriaga, entre 29 de Maio e 4 de Agosto de 1915.

Dino Buzzati

Dino Buzzati Traverso (San Pellegrino di Belluno16 de outubro1906 —Milão28 de janeiro1972) foi um escritor italiano, bem como jornalista do Corriere della Sera. Sua fama mundial é principalmente devido ao seu romance Il deserto dei Tartari, traduzido para português como O Deserto dos Tártaros, de 1940. Dino Buzzati detém um estilo inconfundível, que não obedece a modas e etiquetas, explorando sempre uma visão fantástica e absurda do real. A sua obra está traduzida em inglês, francês, alemão e espanhol e difundida largamente em todo o mundo.





Tomás de Aquino

Tomás de Aquino, em italiano Tommaso d'Aquino (Roccasecca1225 — 
(dominicano) italiano cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica, e que, por isso, é conhecido como "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis". "Aquino" é uma referência ao condado de Aquino, uma região que foi propriedade de sua família até 1137.
Ele foi o mais importante proponente clássico da teologia natural e o pai do tomismo. Sua influência no pensamento ocidental é considerável e muito da filosofia moderna foi concebida como desenvolvimento ou oposição de suas ideias, particularmente na éticalei natural,metafísica e teoria política. Ao contrário de muitas correntes da Igreja na época , Tomás abraçou diversas ideias de Aristóteles - a quem ele se referia como "o Filósofo" - e tentou sintetizar a filosofia aristotélica com os princípios do cristianismo. As obras mais conhecidas de Tomás são a "Suma Teológica" (em latimSumma Theologiae) e a "Suma contra os Gentios" (Summa contra Gentiles). Seus comentários sobre as Escrituras e sobre Aristóteles também são parte importante de seucorpus literário. Além disso, Tomás se distingue por seus hinos eucarísticos, que ainda hoje fazem parte da liturgia da Igreja .
Tomás é venerado como santo pela Igreja Católica e é tido como o professor modelo para os que estudam para o sacerdócio por ter atingido a expressão máxima tanto da razão natural quanto da teologiaespeculativa. O estudo de suas obras há muito tempo tem sido o cerne do programa de estudos obrigatórios para os que buscam as ordens sagradas (como padres e diáconos) e também para os que se dedicam à formação religiosa em disciplinas como filosofia católica, teologia, história, liturgia e direito canônico . Tomás foi também proclamado Doutor da Igreja por Pio V em 1568. Sobre ele, declarou Bento XV:

António Feliciano de Castilho

António Feliciano de Castilho, 1.º visconde de Castilho, (Lisboa, 28 de Janeiro de 1800 — Lisboa, 18 de Junho de 1875) foi um escritor romântico português, polemista e pedagogista, inventor do Método Castilho de leitura. Em consequência de sarampo perdeu a visão quase completamente aos 6 anos de idade. Licenciou-se em direito na Universidade de Coimbra. Viveu alguns anos em Ponta DelgadaAçores, onde exerceu uma grande influência entre a intelectualidade local. Contra ele se rebelou Antero de Quental (entre outros jovens estudantes coimbrões) na célebre polémica do Bom-Senso e Bom-Gosto, vulgarmente chamada de Questão Coimbrã, que opôs os jovens representantes do realismo e do naturalismo aos vetustos defensores do ultra-romantismo.

August Annist

August Annist (Võisiku28 de janeiro de 1899 – Tallinn6 de abril de 1972) foi um escritor e folclorista estoniano.
Infelizmente, quase que a totalidade da obra de August Annist foi destruída durante a ocupação nazista da Estônia, na Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho "Kalevala como uma Obra de Arte" (Kalevala kui kunstiteos) tornou-se uma raridade, pois foram feitas apenas dez cópias do original. Em 1944 o trabalho foi publicado em Tartu, mas poucas cópias restaram.
Os finlandeses são os grandes salvadores de seu trabalho, porque foram eles que traduziram o manuscrito para o finlandês e ele foi publicado pela editora Söderström em 1944. Em 1969 uma coleção de seus escritos foi publicada pela "Eesti Raamat" com 1.500 cópias.
Em 1942 "Viro neuvostokurimuksessa" foi publicado na Finlândia sob o nome de Jaan Siiras, mas na verdade, o livro foi escrito por August Annist. Este livro denuncia as atividades dos bolcheviques na Estônia em 1940–1941. Em decorrência disto, o livro foi proibido durante a ocupação soviética e o escritor ficou desconhecido do público. Apenas em 1981 foi que os escritores exilados estonianos tornaram público o nome da pessoa sob esse pseudônimo.
August Annist foi preso em 1945 e libertado em 1951. O livro publicado sob o pseudônimo de Jaan Siiras é uma grande raridade na Estônia.

David Lodge

David Lodge é um escritor e crítico inglês (Londres1935).
David Lodge nasceu em Londres a 28 de Janeiro de 1935. Estudou Literatura na University College London, tendo-se doutorado na University of Birmingham, onde leccionou até 1987 no Departamento de Inglês. Actualmente dedica-se em exclusivo à escrita. É considerado um dos mais relevantes autores da moderna literatura inglesa, já esteve nomeado por duas vezes para o Man Booker Prize (em 1984 com Small World, e em 1988 com Nice Work). Grande parte da sua obra encontra-se traduzida em Português e editada em Portugal, onde é muito popular. Lodge considera-se um católico cultural, "desmitologizado", e crescentemente céptico (como aconteceu com Graham Greene).

Alan Alda

Alan Alda (nome artístico de Alphonso Joseph D'AbruzzoNova Iorque,28 de janeiro de 1936) é um atordiretorroteirista e escritor norte-americano. Vencedor por seis vezes dos prêmios Emmy e Globo de Ouro, celebrizou-se por sua interpretação do personagem Hawkeye Pierce nasérie de televisão M*A*S*H. Atualmente é professor-visitante na Escola deJornalismo da Universidade de Stony Brook, e faz parte do conselho do seu Centro para as Ciências da Comunicação.
Em 1996, Alda foi classificado no 41º lugar da lista de 50 maiores estrelas da televisão de todos os tempos, compilada pela publicação norte-americana TV Guide
Seu pai era o também ator Robert Alda. Recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante em 2005 pelo filme The Aviator (O Aviador), dirigido por Martin Scorsese.

Ismail Kadare

Ismail Kadare (Gjirokastër28 de Janeiro de 1936) é um escritor albanês. Filho de um funcionário público, presenciou a devastação da Albânia pelas tropas que se digladiaram durante a Segunda Guerra Mundial, experiência que deixou as suas marcas tanto na sua vida como na sua obra.
Estudou História e Filologia na Universidade de Tirana e no Instituto Gorky de Literatura em Moscovo (Moscou). Depois de sofrer ameaças do regime comunista albanês, exilou-se em França em Outubro de 1990, antes do regime colapsar, onde vive até hoje.
Recebeu muitos prémios literários, e foi nomeado diversas vezes para o Prémio Nobel da Literatura, onde quase sempre aparece na lista de favoritos.
Em 2009 foi galardoado com o Prêmio Príncipe de Astúrias das letras.

Felice Romani

Felice Romani (31 de janeiro de 1788 — 28 de janeiro de 1865) foi um poeta italiano e estudioso de literatura e mitologia que escreveu diversos librettos para os compositores de óperas Donizetti e Bellini. Romani é considerado, junto com Metastasio e Boito, um dos melhores libretistas italianos.






William Butler Yeats

William Butler Yeats, muitas vezes apenas designado por W.B. Yeats, (Dublin13 de Junho de 1865 — 
MentonFrança28 de Janeiro de 1939) foi um poeta, dramaturgo e místico irlandês. Atuou ativamente no Renascimento Literário Irlandês e foi co-fundador do Abbey Theatre.
Suas obras iniciais eram caracterizadas por tendência romântica exuberante e fantasiosa, que transparece no título da sua colectânea de 1893, The Celtic Twilight ("O Crepúsculo Celta"). Posteriormente, por volta dos seus 40 anos, e em resultado da sua relação com poetas modernistas, como Ezra Pound, e também do seu envolvimento activo no nacionalismo irlandês, seu estilo torna-se mais austero e moderno.
Foi também senador irlandês, cargo que exerceu com dedicação e seriedade. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1923. O Comité de entrega do prémio justificou a sua decisão pela "sua poesia sempre inspirada, que através de uma forma de elevado nível artístico dá expressão ao espírito de toda uma nação." Em 1934 compartilhou o Prémio Gothenburg para poesia comRudyard Kipling.

Antônio Calado

Antônio Carlos Calado (Niterói26 de janeiro de 1917 — Rio de Janeiro28 de janeiro de 1997) foi um jornalista





Astrid Lindgren

Astrid Anna Emilia Lindgren, ex-Ericsson, (14 de novembro de 1907 — 28 de janeiro de 2002) foi uma autora sueca de literatura infantil, com livros traduzidos em 85 idiomas em mais de 100 países.










Efemérides/28 de janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário