domingo, 24 de janeiro de 2016

Efemérides 24 de janeiro

L. Ron Hubbard

Lafayette Ronald Hubbard (Tilden13 de março de 1911 – Creston, 24 de janeiro de 1986), mais conhecido como L. Ron Hubbard, ou ainda LRH, foi um escritor pulp norte-americano e fundador da Igreja da Cientologia. Depois de estabelecer uma carreira como autor, mais famoso por suas histórias de ficção científica e fantasia, ele desenvolveu um sistema de auto-ajuda chamado Dianética, que foi publicado pela primeira vez em maio de 1950. Hubbard subsequentemente desenvolveu suas ideias em uma ampla gama de doutrinas e rituais que seriam parte de um novo movimento religioso que ele chamou de Cientologia. Suas obras se tornaram textos-guias para a Igreja da Cientologia e para várias organizações afiliadas que abordam temas diversos como negócios, administração, alfabetismo e reabilitação.
Apesar de muitos aspectos da vida de Hubbard serem contestados, há um consenso geral sobre algumas informações básicas. Nascido em TildenNebraska, ele passou grande parte de sua infância em HelenaMontana. Ele viajou para a Ásia e o Pacífico Sul no final da década de 1920 após seu pai, um oficial da Marinha dos Estados Unidos, ter sido transferido para uma base em Guam. Ele estudou na Universidade George Washington em Washington, D.C. no início da década de 1930, antes de sair e começar uma carreira como escritor de histórias para revistas pulp. Ele brevemente serviu na Reserva do Corpo de Fuzileiros Navais e foi um oficial da marinha durante a Segunda Guerra Mundial, comandando dois navios, o USS YP-422 e o USSPC-815, por um curto período de tempo. Ele foi removido dos dois comandos quando seus superiores o consideraram incapaz de comandar. Os últimos meses de seu serviço foram passados em um hospital tratando uma úlcera péptica.
Hubbard mais tarde desenvolveu a Dianética, "a ciência moderna da saúde mental". Fundou a Cientologia em 1952 e supervisionou o crescimento de sua igreja em uma organização mundial. No final da década de 1960 e início da de 1970, ele passou a maior parte de seu tempo no mar com sua frota pessoal de navios como "Comodoro" da Sea Organization, um grupo de elite dos cientologistas. Sua expedição chegou ao fim quando o Reino Unido,GréciaEspanhaPortugal e Venezuela fecharam seus portos para ele. Em certo ponto, um tribunal na Austrália revogou o status de religião da igreja. Similarmente, um tribunal da França condenou Hubbard por fraude. Ele voltou para os Estados Unidos em 1975, entrando em retiro no deserto da Califórnia. Em 1983, Hubbard foi chamado de co-conspirador indireto num esquema de infiltração internacional de informação e projeto de roubo chamado "Operação Branca de Neve". Ele passou seus últimos anos em um rancho perto de Creston, Califórnia, morrendo em 1986.
A Igreja da Cientologia descreve Hubbard em termos hagiográficos, e ele se retratou como explorador, viajante, físico nuclear e especialista em várias áreas, como fotografia, arte, poesia e filosofia. Seus críticos o caracterizaram como mentiroso, charlatão e mentalmente instável. Apesar de muitas de suas afirmações autobiográficas terem provado-se ser fictícias, a Igreja rejeita qualquer sugestão de que seus relatos da vida de Hubbard não são fatos históricos.

Winston Churchill

Sir Winston Leonard Spencer-Churchill KG OM CH TD DL FRS RA (Woodstock, 30 de novembro de 1874 — Londres24 de janeiro de1965) foi um político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi primeiro-ministro britânico por duas vezes (1940-45 e 1951-55). Orador e estadista notável, ele também foi oficial no Exército Britânico, historiadorescritor e artista. Ele é o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura e acidadania honorária dos Estados Unidos.
Durante sua carreira no exército, Churchill pôde assistir à ação militar naÍndia britânica, no Sudão e na Segunda Guerra dos Bôeres (1899-1902). Ganhou fama e notoriedade como correspondente de guerra através dos livros que escreveu descrevendo as campanhas militares. Ele serviu brevemente no Exército britânico na Frente Ocidental, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), comandando o 6º Batalhão dos Fuzileiros Reais Escoceses.
Churchill nasceu em uma família da nobreza britânica, da família do duque de Marlborough. Seu pai, Lorde Randolph Churchill, foi um carismático político, tendo servido como ministro da Fazenda do Reino Unido. Antes de alcançar o cargo de primeiro-ministro britânico, Churchill esteve em cargos proeminentes na política do Reino Unido por quatro décadas. Notavelmente sua eleição para o parlamento em 1900; sua ascensão a secretário para os Assuntos Internos em 1910; e sua estadia no Ministério da Fazenda do Reino Unido entre 1924 e 1929. Em 2002 foi eleito pela BBC o maior britânico de todos os tempos.

William Congreve

William Congreve (Bardsey24 de Janeiro de 1670
 - Londres19 de janeirode 1729), poeta e dramaturgo neoclássico inglês.
Estudou em Kilkenny e no Trinity College de Dublin, exercendo depois a advocacia em Londres. Protegido do Lorde Halifax,  que conseguiu-lhe diversos empregos lucrativos, pôde dedicar-se às letras. Autor e comédias
de costumes espirituosas, cínicas e frequentemente licenciosas, é considerado o mais célebre dramaturgo da época da Restauração. Entre seus mais importantes trabalhos estão The Double Dealer, de 1694 e sua obra-prima the Way of the World, de 1700.

Edith Wharton

Edith Wharton (nascida Edith Newbold JonesNova York24 de janeiro de 1862 – Saint-Brice-sous-Forêt11 de agosto de 1937) foi uma escritora americana. Venceu o prémio Pulitzer, em 1921, pelo romance The Age of Innocence (A Idade da Inocência).










Augusto Meyer (Porto Alegre24 de janeiro de 1902 — Rio de Janeiro10 de julho de 1970) foi um jornalistaensaístapoeta, 
Filho dos imigrantes alemães Augusto Ricardo Meyer e Rosa Meyer.
Colaborou em diversos jornais do Rio Grande do Sul, especialmente no Diário de Notícias e Correio do Povo, escrevendo poemas e ensaios críticos. Estreou na literatura em 1920, com o livro de poesias A ilusão querida, mas foi com os livros Coração verdeGiraluz e Poemas de Bilu que conquistou renome nacional. Foi diretor da Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre.
Convidado por Getúlio Vargas para organizar o Instituto Nacional do Livro, transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1937, junto a um grupo de intelectuais gaúchos. Foi diretor do INL durante cerca de trinta anos. Em 1947 recebeu oPrêmio Filipe de Oliveira na categoria Memórias e, em 1950, o Prémio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto da obra literária.

Santa Rita Durão

Frei José de Santa Rita Durão (Cata Preta, 1722 — Lisboa, 1784) foi um religioso agostiniano brasileiro do período colonial, orador e poeta. É também considerado um dos precursores do indianismo no Brasil. Seu poema épico Caramuru é a primeira obra narrativa escrita a ter, como tema, o habitante nativo do Brasil; foi escrita ao estilo de Luís de Camões, imitando um poeta clássico assim como faziam os outros neoclássicos (árcades).





António Sérgio

António Sérgio de Sousa Júnior (Damão3 de setembro de 1883 —Lisboa24 de janeiro de 1969) foi um pensador, pedagogo e político português.







Efemérides/24 de janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário