sábado, 23 de janeiro de 2016

Efemérides 23 de janeiro

João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro (Itaparica23 de janeiro de 1941 —Rio de Janeiro18 de julho de 2014) foi um escritorjornalistaroteirista e professor brasileiro, formado em direito e membro da Academia Brasileira de Letras. Foi ganhador do Prémio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha. É autor de romances como Sargento GetúlioO Sorriso do LagartoA Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos, e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987. Era pai do ator e apresentador Bento Ribeiro.

Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal 
 de 1842) foi um escritor francês reputado pela fineza na análise dos sentimentos de seus personagens e por seu estilo deliberadamente seco.







Camilla Collett, (KristiansandNoruega23 de janeiro de 1813 — Kristiania, hoje Oslo6 de março de 1895) foi uma escritora norueguesa, geralmente descrita como a primeira norueguesa feminista. Era a irmã mais nova do poeta Henrik Wergeland, e é reconhecida como das primeiras autoras a contribuir para o realismo na literatura norueguesa.








Manuel Viriato Correia Baima do Lago Filho (Pirapemas23 de janeiro de1884 — Rio de Janeiro10 de abril de 1967) foi um jornalistaescritor,dramaturgo, e político brasileiro.









Walter Michael Miller, Jr. (23 de janeiro de 1923New Smyrna BeachFlórida — 11 de janeiro de 1996) é um escritor norte-americano de ficção científica.










Paul LeRoy Bustill Robeson (Princeton9 de abril de 1898 — Filadélfia,23 de janeiro de 1976) foi um renomeado ator, atleta, cantor, escritor e ativista americano dos direitos políticos e civis.
Robeson foi o primeiro ator negro a interpretar o Otelo, de Shakespeare, na Broadway. Ator conceituado, em sua época, tanto no teatro, quanto no cinema, Robeson foi responsável por abrir as portas para outros atores negros, tais como Sidney Poitier e Harry Belafonte.
No auge de sua fama, Robeson decidiu tornar-se um ativista político contra o fascismo e o racismo. Adepto dos ideais socialistas, foi perseguido pelo Macartismo, investigado pelo FBI e o MI5.
O arquivo de Paul Robeson no FBI é, até hoje, um dos mais extensos já produzidos para um membro do meio artístico.

Efemérides/23 de janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário