domingo, 3 de janeiro de 2016

Efemérides 3 de janeiro

J. R. R. Tolkien

de 1973),nasceu na África do Sul, de pais ingleses, em 1892. Tinha 4 anos quando o pai morreu e foi já em Inglaterra que fez os seus estudos, concluídos em 1915 na Universidade de Oxford. Alistado no Exército Inglês, combateu na Primeira Grande Guerra e foi vítima da "febre-das-trincheiras", que o levou a estar hospitalizado durante um ano. A seguir à guerra trabalhou na equipa que organizou o "Dicionário Inglês de Oxford" e começou a leccionar, primeiro na Universidade de Leeds, depois na de Oxford. Tolkien era um especialista do Old English (que vai do séc. VIII a.C. ao séc. XII d.C.) e do Middle English (que vai do séc. XII ao XVI). 
"O Hobbit", seu primeiro livro (já publicara textos académicos, nomeadamente, em colaboração com E. V. Gordon, "Sir Gawain and the Green Knight) escreveu-o em 1937, e a trilogia de "O Senhor dos Anéis" foi publicada nos anos de 1954 e 55. J.R.R. Tolkien viria a morrer em 1973, com 81 anos. 








Rosa Montero (Madri3 de janeiro de 1951) é jornalista e escritora espanhola. Nasceu em Madrid em 1951, estudou Jornalismo e Psicologia, ao mesmo tempo que colaborava com grupos de teatro independentes. Desde 1976 que colabora em exclusivo com o jornal El País, tendo obtido, em 1980, o Prémio Nacional de Jornalismo e, em 2005, o Prémio Rodríguez Santamaria de Jornalismo, como reconhecimento dos méritos de toda a sua carreira profissional.
Figura central da literatura espanhola contemporânea, a sua vasta obra de romancista está traduzida nas mais diversas línguas. 
Em Portugal foram publicados, entre outros, os seus livros Histórias de Mulheres,O Coração do TártaroA Filha do CanibalAmantes e InimigosA Louca da CasaHistória do Rei TransparenteInstruções para Salvar o Mundo e Lágrimas na chuva
A Louca da Casa recebeu o Prémio Grinzane Cavour de literatura estrangeira e o Prémio Qué Leer para o melhor livro espanhol, distinção que também foi atribuída, em 2006, a História do Rei Transparente










Will Eisner

WILL EISNER, (Brooklyn, Nova York6 de março de
2005)«possuía uma espantosa compreensão da condição humana e a alma de um verdadeiro lutador», segundo afirmou Paul E. Fitzgerald do Washington Post. Nascido em Nova Iorque em 1917, Eisner foi um dos grandes pioneiros da arte gráfica do século XX. Criador da lendária série de BD The Spirit, Eisner lançou o género da graphic novel com a publicação do seminal Contract With God, em 1978. Os mais importantes prémios anuais da indústria da banda desenhada receberam o nome de «The Eisners» em sua honra.



Efemérides/3 de janeiro


Sem comentários:

Enviar um comentário