terça-feira, 5 de maio de 2015

Efemérides 5 de maio

Henryk Sienkiewicz

Henryk Adam Aleksander Pius Oszyk-Sienkiewicz (Wola Okrzejska,Polónia5 de Maio de 1846 — VeveySuíça15 de Novembro de 1916) foi um escritor polaco.
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1905. É considerado um dos mais brilhantes escritores da segunda metade do século XIX.
A sua obra mais conhecida é o clássico da literatura também adaptado aocinema Quo Vadis.


Nellie Bly

Elizabeth Jane Cochran, mais conhecida pelo pseudônimo Nellie Bly (Cochran's MillsPensilvânia5 de maio de 1864 — Nova YorkNova York,27 de janeiro de 1922), foi uma jornalista americana, pioneira das reportagens investigativas.
Sua carreira começou com uma carta revoltada, que ela mandou ao editor de uma coluna sexista do jornal Pittsburgh Dispatch. A qualidade desta carta levou o editor a pedir a Cochran, que estava procurando emprego, que se tornasse repórter desse jornal. O editor também criou o pseudônimo Nelly Bly, vindo do nome de uma canção popular de Stephen Foster.
Bly escreveu vários artigos investigativos antes de ser relegada à seção feminina do jornal. Então, ela deixou o Dispatch e foi para Nova York, onde conseguiu trabalho no New York World, o jornal sensacionalista de Joseph Pulitzer (criador do Prémio Pulitzer). Seu primeiro trabalho foi sobre o Sanatório de Mulheres na Ilha Blackwell, no qual se expôs às mesmas condições inumanas das pacientes do local. Sua marca registrada, a partir daí, seriam os disfarces e espionagens para conseguir furos de reportagem.
Em 1888, O New York World decidiu mandar um repórter numa viagem ao redor do mundo, como no livro A volta ao mundo em oitenta dias de Júlio Verne. Nellie Bly foi escolhida para essa viagem, que partiria de Hoboken,Nova Jersey, em 14 de novembro de 1889.
72 dias, seia horas, onze minutos e 14 segundos após sua partida, em 25 de janeiro de 1890, Nellie chegou a Nova York, realizando a volta ao mundo mais rápida até então, recorde esse que seria quebrado alguns meses mais tarde por George Francis Train, que completou a viagem em 62 dias.
Na sua viagem ao redor do mundo, ela visitou não só a InglaterraJapão,China e Hong Kong como no livro, mas também Amiens (o lar de Júlio Verne), Colombo e San Francisco. Ela também foi a primeira mulher a viajar ao redor do mundo sem a companhia de um homem, se tornando um modelo para as mulheres da época.
Nellie Bly casou-se com o milionário Robert Seaman em 1895, e se aposentou por um tempo. Com a morte de seu marido em 1904, ela passou a controlar seus negócios. Mais tarde, ela voltaria a fazer reportagens, cobrindo uma convenção defemininstas em 1913 e a Primeira Guerra Mundial do front oriental da Europa.
Elizabeth Cochrane morreu de pneumonia aos 57 anos de idade.
Há um pequeno parque de diversões no Brooklyn, em Nova York, com o seu nome, baseado no tema da Volta ao Mundo em 80 dias.

Christopher Morley

Christopher Darlington Morley (Bryn Mawr5 de maio de 1890 — 28 de março1957) foi um jornalistanovelista,ensaísta e poeta estadunidense.

James Beard (5 de maio de 1903 - 21 de janeiro de 1985) é considerado o pai da 
gastronomia estadunidense. Foi o fundador de uma escola de culinária e autor de vários livros sobre o assunto.

Miklós Radnóti(Budapeste, 5 de maio de 1909 – 10 de Novembro de 1944, próximo à fronteira da Hungria com a Áustria) foi um poeta húngaro de família judia, de língua magiar assassinado durante a II Guerra Mundial e considerado por Thomas Ország-Land, poeta judeu sobrevivente do chamado Holocausto como “provavelmente o maior entre os escritores maduros do período a testemunhar e registar o Holocausto” teoria reforçada por apontamentos do professor da USP Aleksandar Jovanovic.




Ascenso Ferreira

Ascenso Carneiro Gonçalves Ferreira (Palmares9 de maio de 1895 –Recife5 de maio de 1965) foi um poeta brasileiro, conhecido por integrar o movimento modernista de 1922 com uma poesia que destacava a temática regional de sua terra. Usava sempre um grande chapéu de palha, que o caracterizava.

Mário de Miranda Quintana (Alegrete, 30 de julho de 1906 — Porto Alegre, 5 de maio de 1994) foi um poetatradutor
Mário Quintana fez as primeiras letras em sua cidade natal, mudando-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia paterna. Considerado o "poeta das coisas simples", com um estilo marcado pela ironia, pela profundidade e pela perfeição técnica, ele trabalhou como jornalista quase toda a sua vida. Traduziu mais de cento e trinta obras da literatura universal, entre elas Em Busca do Tempo Perdido de Marcel ProustMrs Dalloway de Virginia Woolf, e Palavras e Sangue, de Giovanni Papini.
Em 1953, Quintana trabalhou no jornal Correio do Povo, como colunista da página de cultura, que saía aos sábados, e em 1977 saiu do jornal. Em 1940, ele lançou o seu primeiro livro de poesias, A Rua dos Cataventos, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966, foi publicada a sua Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, e lançada para comemorar seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manuel Bandeira, que recita o poema Quintanares, de sua autoria, em homenagem ao colega gaúcho. No mesmo ano ganhou o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de melhor livro do ano. Em 1976, ao completar setenta anos, recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio do governo do estado do Rio Grande do Sul. Em 1980 recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.

Efemérides/5 de maio


Sem comentários:

Enviar um comentário