sábado, 15 de agosto de 2015

Efemérides 15 de agosto

Bernardo Guimarães

Bernardo Joaquim da Silva Guimarães (Ouro Preto15 de agosto de 1825— 10 de março de 1884) foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido por ter escrito o livro A Escrava Isaura, sendo o patrono da Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras. 









Euclides Rodrigues da Cunha (Cantagalo20 de janeiro de 1866 — Rio de Janeiro15 de agosto de 1909) foi um engenheiromilitarfísico,naturalistajornalista






Matthias Claudius foi um escritor alemão (Reinfeld-Lübeck15 de Agosto de1740 - Hamburgo21 de janeiro de 1815).
Filho de um pastor luterano, estudou Teologia e Direito. De 1764 a 1765, foi secretário do Barão de Holstein. Desde 1777, tornou-se escritor independente em Wandsbek, tendo sido amigo de Herder e Hamann.






Walter Scott

Sir Walter ScottPRSE (Edimburgo15 de agosto de 1771 – 21 de setembro de 1832) foi o criador do verdadeiro romance histórico. É certo que, pouco antes dele, alguns autores, entre os quais avultou Maria Edgeworth com o seu curioso «Castelo de Rackrent», tinham procurado dar uma feição definitiva a essa modalidade literária, mas o público e a crítica não compreenderam a intenção.
Walter Scott nasceu em Edimburgo e era filho de um advogado. Seu pai destinou-lhe a carreira de Direito, mas ele depressa a trocou pelos entusiasmos da literatura e pela adoração das antiguidades.
Aos vinte e dois anos, Walter Scott era já considerado o primeiro poeta nacional, famoso pela «Canção do Último Menestrel», onde se adivinhava ligeiramente o surto que o seu espírito estava conseguindo. Foi um nacionalista favorável à causa jacobita, mesmo ciente de que tratava de uma "causa morta", conservador na política, favorável aos Tories. E, de facto, passados tempos, estreava-se como romancista, apresentando anonimamente um volume intitulado «Waverley», no qual relatava o levantamento jacobita de 1745 e dava largas aos conhecimentos que adquirira durante longas pesquisas. O livro foi coroado do mais absoluto sucesso.
Possuidor de uma energia inesgotável, ele escreveu sem descanso, oferecendo-nos obra sobre obra.

Sri Aurobindo

Aurobindo Akroyd Ghosh ou Ghose (em bengaliঅরবিন্দ ঘোষ Ôrobindo Ghosh), (Calcutá, 15 de agosto de 1872 – Puducherry, 5 de dezembro de 1950), mais tarde conhecido como Sri Aurobindo (em bengaliশ্রী অরবিন্দSri Ôrobindo), foi um nacionalista, lutador pela liberdade, filósofoescritor,poetayogue, e guru indiano. Ele se uniu ao movimento pela independência da Índia do controle colonial da Índia Britânica e, por alguns anos, foi um de seus principais líderes, antes de desenvolver sua própria visão do progresso humano e evolução espiritual.



Edna Ferber (15 de agosto de 1885 — 16 de abril de 1968) foi uma escritora norte-americana que se dedicou ao romance
conto e dramaturgia. Seus livros se tornaram muito populares e foi um das vencedoras do Prêmio Pulitzer, com os romances So Big (1924), Show Boat (1926, celebrizado por um musical em 1927), e Giant (1952; celebrizado com o filme Assim Caminha a Humanidade, de 1956).




Joel Silveira (Lagarto23 de setembro de 1918 - Rio de Janeiro15 de agosto de 2007) foi um jornalista e escritor brasileiro.
Tido como militante de esquerda e por divergências com seu pai, o qual considerava um burguês, mudou-se de Aracaju para o Rio de Janeiro em1937, a pretexto de estudar Direito. De fato, cursou até o segundo ano da faculdade mas confessa, em suas memórias, ter sido um estudante relapso. De fato, estava disposto a trabalhar como jornalista. Embora pareça paradoxal, o período do Estado Novo permitiu que ele, antigetulista convicto, e mais um grupo de jovens jornalistas, como David NasserEdmar Morel e Samuel Wainer, viessem a se notabilizar pela "grande reportagem" dos anos 1940, forma encontrada pelos jornais para sobreviver à censura imposta pela ditadura Vargas.
Seu primeiro emprego foi no semanário Dom Casmurro, de propriedade de Brício de Abreu e Álvaro Moreyra"que era um jornal esquerdista. E meu irmão começou a mandar de São Paulo material do partido para que eu distribuísse aqui no Rio. Era uma tarefa arriscada, mas ele sempre mandava um dinheirinho dentro; como eu vivia de biscate, aquela era uma ajuda muito útil. Depois foi repórter e secretário da revista Diretrizes, semanário de propriedade de Samuel Wainer, onde permaneceu até a redação ser fechada pelo DIP, em 1944. Escreveu também para os Diários AssociadosÚltima HoraO Estado de S. PauloDiário de NotíciasCorreio da Manhã e Manchete.

Seus mais de 60 anos de carreira contabilizaram passagens por diversas redações do país, nas quais ocupou inúmeros cargos. Foi escolhido por Assis Chateaubriand, dos Diários Associados para ser correspondente de guerra junto à F.E.B., apesar de parecer contrário do DIP e do General Dutra, então Ministro da Guerra. Além do mais, apesar de haver outros candidatos de peso à missão, como David NasserEdmar Morel e Carlos Lacerda.
Quando me inscrevi para seguir com a FEB como correspondente de guerra, eles [o DIP] fizeram de tudo para que eu não embarcasse. A acusação era a de sempre: comunista."4
Após o golpe de 1964, foi preso por duas vezes, durante o governo Castelo Branco. Já no governo Médici, foi preso mais cinco vezes. "Três pelo Exército, uma pela Marinha e outra pela Aeronáutica, mas essa foi de um dia só. Fizeram umas perguntas e me mandaram embora. As perguntas eram sempre as mesmas, uma coisa idiota: "Você é comunista?". Eu dizia: "Eu não sou comunista, não pertenço ao Partido Comunista. Os senhores estão cansados de saber que eu sou é socialistademocrático." 
É reconhecido por ser um dos precursores do jornalismo internacional e do jornalismo literário no Brasil. Ganhou de Assis Chateaubriand o apelido de "a víbora" por seu estilo ferino e impactante. Joel Silveira recorda: "Nunca tinha visto o Chatô... Aliás, não gostava dele, não concordava com os processos, a maneira dele como jornalista. E fiquei lá estatelado. E o Chatô veio: 'Seu Silveira, o senhor é um homem terrível! Seu Silveira, o senhor é uma víbora! O senhor vai trabalhar comigo! Desça lá e procure o seu Carlos'. Era o Carlos Lacerda. Aí, fiquei." 
As reportagens Eram Assim os Grã-Finos em São Paulo e A Milésima Segunda Noite da Avenida Paulista o consagraram como profissional e hoje são tidas como verdadeiros clássicos do gênero. Publicou cerca de 40 livros. Foi agraciado com o prêmio Machado de Assis, o mais importante da Academia Brasileira de Letras, em 1998, pelo conjunto de sua obra. Foi ganhador dos prêmios Líbero Badaró, Prêmio Esso Especial, Prêmio Jabuti e o Golfinho de Ouro.
Pouco antes de falecer, Joel Silveira foi homenageado do Segundo Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado entre os dias 17 e 19 de maio de 2007 pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Por conta de problemas de saúde, foi representado pela filha.
Joel Silveira morou em Copacabana, no Rio de Janeiro, até sua morte, em 2007.


Efemérides/15 de agosto


Sem comentários:

Enviar um comentário