quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Efemérides 20 de agosto

Cora Coralina

Cora Coralinapseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás20 de agosto de 1889 — Goiânia10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista 
brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade.
Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do quotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

Décio Pignatari

Décio Pignatari (Jundiaí20 de agosto de 1927 — São Paulo2 de dezembro de 2012) foi um publicitáriopoetaatorensaístaprofessor e tradutor brasileiro.
Desde os anos 1950, realizava experiências com a linguagem poética, incorporando recursos visuais e a fragmentação das palavras. Tais aventuras verbais culminaram no Concretismo, movimento estético que fundou junto com Augusto eHaroldo de Campos, com quem editou as revistas Noigandres e Invenção e publicou a Teoria da Poesia Concreta (1965). Como teórico da comunicação, traduziu obras de Marshall McLuhan e publicou o ensaio Informação, Linguagem e Comunicação (1968). Sua obra poética está reunida em Poesia Pois é Poesia (1977). Décio Pignatari publicou traduções de Dante AlighieriGoethe e Shakespeare, entre outros, reunidas em Retrato do Amor quando Jovem (1990) e 231 poemas. Publicou seu primeiro livro de poesias em 1950 ``Carrossel``, o volume de contos O Rosto da Memória (1988) e o romance Panteros (1992), além de uma obra para o teatroCéu de Lona.
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1954.

Hugo Pratt

Hugo Eugenio Pratt (Rímini15 de Junho de 1927 — 
GrandvauxSuíça20 de Agosto de 1995) foi um autor de banda desenhada italiano, criador da personagem Corto Maltese.










Matias Lima (Porto20 de Agosto de 1885 - Porto, 9 de Março de 1970) foi um poeta e bibliófilo que deixou quase dúzia e meia de livros de poemas e alguns em prosa.
Começou a publicar poesia em 1904 e editou a sua última obra poética em 1958. Residia habitualmente no Porto, mas passava largas temporadas na sua bela Casa da Capela, em Viatodos, no concelho de Barcelos.
Apesar de demonstradamente culto, não tinha alma de grande poeta criador. Precisando muitas vezes dum referente espacial, os seus textos têm não raro um interesse bairrista ou então falam-nos dos espectáculos ou reflexões que as suas viagens lhe proporcionavam.
Assim evoca Lemenhe, terra dos seus pais e certamente da sua infância, ViatodosVila Nova de FamalicãoBarcelos,Monte de Fralães, o Porto, o GerêsParis, recantos da Itália, etc. Noutros poemas contudo há menos descritivismo e a sugestão exterior é apenas motivo para voos mais intensamente líricos.

Howard Phillips Lovecraft (ProvidenceRhode Island20 de agosto de 1890  —ProvidenceRhode Island15 de março de 1937) foi um escritor estadunidense que revolucionou o gênero de terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos que são típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica.
O princípio literário de Lovecraft era o que ele chamava de "Cosmicismo" ou "Terror Cósmico", que se resume à ideia de que a vida é incompreensível ao ser humano, e de que o universo é infinitamente hostil aos interesses do homem. Isto posto, as suas obras expressam uma profunda indiferença às crenças e atividades humanas. H.P Lovecraft originou o ciclo de histórias que posteriormente passaram a ser categorizadas no denominado Cthulhu Mythos e também desenvolveu o fictício grimório Necronomicon, supostamente vinculado ao astrônomo e ocultista britânico do século XVIJohn Dee. Ao decorrer de suas criações, Lovecraft produziu um panteão de entidades extremamente anti-humanas com as quais, nas suas histórias, geralmente os seres humanos se podem comunicar através do Necronomicon.
Os seus trabalhos expressam uma atitude profundamente pessimista e cínica, muitas vezes desafiando os valores do Iluminismo, do Romantismo, doCristianismo e do Humanismo. Os protagonistas de Lovecraft eram o oposto dos tradicionais gnose e misticismo por momentaneamente anteverem o horror da última realidade e do abismo.
Era assumidamente conservador e anglófilo (o que pode ser observado em seu poema An American To Mother England, publicado em janeiro de 1916), o que explica o porquê de ter sido habitual no seu estilo o emprego de arcaísmos e a utilização de vocabulário e ortografia marcadamente britânicos - fato que contribui para aumentar a atmosfera dos seus contos, pois muitos deles (por exemplo, O caso de Charles Dexter Ward) contêm referências a personagens que viveram antes da independência das Treze Colónias, bem como a estabelecimentos comerciais existentes entre os séculos XVII e XVIII.
Durante a sua vida, dispôs de um número relativamente pequeno de leitores, no entanto sua reputação verificou uma elevada gratificação com o passar das décadas, e ele, agora, é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX. De acordo com Joyce Carol Oates, Lovecraft, como aconteceu com Edgar Allan Poe no século XIX, tem exercido "uma influência incalculável sobre sucessivas gerações de escritores de ficção de horror", Stephen Kingchamou Lovecraft de "o maior praticante do século XX do conto de horror clássico.

Salvatore Quasimodo

Prémio Nobel da Literatura 1959
Salvatore Quasimodo (Módica20 de agosto de 1901
— Amalfi14 de junhode 1968) foi um poeta italiano.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1959.
Nascido na província de Ragusa, sua família transferiu-se, em 1908, paraMessina no dia seguinte ao grande terremoto de 1908, cuja destruição causou-lhe uma permanente impressão. Foi em Messina que concluiu os estudos secundários e, já na década de 1920, foi para Roma iniciar o estudo do grego e do latim, dedicando-se aos clássicos que mais tarde seriam sua maior inspiração.
Em 1926, por motivos de trabalho, estabelece-se em Reggio Calabria, onde retoma a atividade poética. Em 1929, vai a Florença com sua irmã, casada com Elio Vittorini. Graças a estas relações, entra em contacto com Eugenio Montale e com o ambiente da revista literária Solaria. A partir de 1931, foi por dez anos funcionário do departamento de obras de vários municípios italianos.
Chega a Milão em 1934, onde entra num rico ambiente cultural, estabelecendo relações de amizade com pintores e escritores. Dois anos depois, deixa sua profissão para se dedicar integralmente à literatura e àpoesia.
Foi também tradutor de obras clássicas e contemporâneas, vertendo aoitaliano de Shakespeare a Neruda.
Sua sepultura está localizada no Cemitério Monumental de Milão.
PrêmiosNobel prize medal.svg Nobel de Literatura (1959)
Bernarda Carvalho de Rezende, a Dina Mangabeira (Bocaiúva20 de agosto de 1923 
— Belo Horizonte11 de fevereirode 2000) foi uma poetisa brasileira, participante de diversas academias de letras de Minas Gerais.

Stephen Walsh White (nascido em 20 de agosto de 1951, em Long Island) é um escritor 
americano de livros de suspense, mais conhecido pela série Dr. Alan Gregory. Além disso, White formou-se em psicologia, área na qual obteve PhD.


Martha Medeiros nasceu no dia 20 de agosto de 1961. É jornalista,escritoraaforista e poetisa brasileira.





James Rollinspseudônimo de James Paul Czajkowski (Chicago20 de agosto de 1961), um ex-veterinário e escritor estadunidense que se tornou famoso com a série SIGMA Force. Também conhecido pelo nome de plume James Clemens.





Sem comentários:

Enviar um comentário