sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Outro Deus Para Ospithos de Saibreira Júnior

Outro Deus Para Ospithos


Sinopse

Um nome estranho como Espite designa uma extensa freguesia com mais de 800 anos, entre Ourém, a cujo concelho pertence, e Leiria, a sede da sua diocese, fazendo geograficamente com estas duas cidades um triângulo.
Em tempos muito antigos, entre 1893 a.C. e 1862 a.C. floresceu aqui uma povoação de certa importância de que temos suficientes testemunhos. Mas nada mais se sabe dela.
Neste livro resolvemos “ressuscitar” essa povoação, e ao mesmo tempo avançar uma “teoria” para a origem do nome de Espite, na forma inicial de Ospithos.
Na nossa ficção a figura central é Inana, uma sacerdotisa de Thera, actual Santorini, cujos amores proibidos a fazem correr mundo e passar uma intensa vida que a leva a construir, por amor, um reino de prosperidade e paz em Ospithos, mas acabando, qual capricho do destino, por ser rainha de quatro reinos distantes. No seu percurso ela enfrenta a fé nos seus deuses contra a fé num Criador, desconhecido de todos, mas ao qual acaba por se submeter, num desígnio do amor pelo rei Xisto de quem enviuvara. 

O pseudónimo Saibreira Júnior é uma homenagem ao nome literário de meu pai, José Saibreira, cuja obra divulgou a sua terra. O meu verdadeiro nome é António Franco Pereira da Silva e sou professor aposentado do ensino superior onde exerci metade da minha carreira docente de 42 anos. Sempre fui professor, devidadamente habilitado, em todos os graus de ensino. Tenho o curso e exame de estado do magistério primário, licenciatura e pós graduação em educação física e doutoramento em ciências da educação.
Com este livro inicio uma incursão no domínio da ficção, depois dos vários trabalhos técnico-pedagógicos e projectos curriculares desenvolvidos a nível local e alguns a nível nacional, os quais me fizeram desempenhar cargos inspectivos no ministério da educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário