sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Efemérides 21 de agosto

Alexandre O'Neill

Alexandre Manuel Vahia de Castro O'Neill de Bulhões GOSE (Lisboa19 de dezembro de 1924 — Lisboa, 21 de agosto de 1986) foi um importante poeta do movimento surrealista português. Era descendente de irlandeses. Tem uma biblioteca com o seu nome em Constância.
Autodidacta, O'Neill foi um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa. É nesta corrente que publica a sua primeira obra, o volume de colagens A Ampola Miraculosa, mas o grupo rapidamente se desdobra e acaba. As influências surrealistas permanecem visíveis nas obras dele, que além dos livros de poesia incluem prosa, discos de poesia, traduções e antologias. Não conseguindo viver apenas da sua arte, o autor alargou a sua acção à publicidade. É da sua autoria o lema publicitário «Há mar e mar, há ir e voltar». Foi várias vezes preso pela polícia política, a PIDE.

Josué Montello

Josué de Sousa Montello (São Luís21 de agosto de 1917
— Rio de Janeiro15 de março de 2006) foi um jornalista











Melvin "Block" Van Peebles (21 de Agosto de 1932) é um atordiretor,roteiristadramaturgonovelista 
compositor Norte-Americano. Melhor conhecido pela sua criação mais aclamada, Sweet Sweetback's Baadasssss Song, o qual abriu portas para uma nova safra de filmes afro-americanos. Ele também é pai do ator e diretor Mario Van Peebles.















Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior, conhecido como Bento Prado, ou Prado Jr. (Jaú21 de agosto de 1937 — São Carlos12 de janeiro de 2007), foi professor de Filosofia na Universidade de São Paulo, posteriormente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e, finalmente, na Universidade Federal de São Carlosfilósofoescritorprofessor,crítico literáriotradutor e poeta brasileiro.

Raul Santos Seixas (Salvador28 de junho de 1945 — São Paulo21 de agosto de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". Sua obra musical é composta por 17 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let me Sing, Let me Sing". Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como o ocultista britânico Aleister Crowley.
Raul se interessava por filosofia (principalmente metafísica e ontologia),psicologiahistórialiteratura e latim e algumas crenças dessas correntes foram muito aproveitadas em sua obra, que possuía uma recepção boa ou de curiosidade por conta disso. Ele conseguiu gozar de uma audiência relativamente alta durante sua vida, e mesmo nos anos 80 continuou produzindo álbuns que venderam bem, como Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! (1987) e A Panela do Diabo (1989), esse último em parceria comMarcelo Nova, e sua obra musical tem aumentado continuamente de tamanho, na medida em que seus discos (principalmente álbuns póstumos) continuam a ser vendidos, tornando-o um símbolo do rock do país e um dos artistas mais cultuados e queridos entre os fãs nos últimos quarenta anos. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Raul Seixas figurando a posição 19ª, encabeçando nomes como Milton Nascimento,Maria BethâniaHeitor Villa-Lobos e outros. No ano anterior, a mesma revista promoveu a Lista dos Cem Maiores Discos da Música Brasileira, onde dois de seus álbuns apareceram Krig-ha, Bandolo! de 1973 atingiu a 12ª posição e Novo Aeon ficou em 53º lugar, demonstrando que o vigor musical de Raul Seixas continua a ser considerado importante hoje em dia.

Rodolfo Enrique Fogwill (Buenos Aires1941 — 21 de agosto de 2010) foi um escritor argentino.
Estudou sociologia e foi professor da Universidade de Buenos Aires, editor, ensaísta e colunista especializado em comunicação, literatura e política cultural.
Faleceu em Buenos Aires aos 69 anos por um problema pulmonar provocado por seu vício em cigarro.










Sem comentários:

Enviar um comentário