segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Efemérides 17 de agosto

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade (Itabira31 de outubro de 1902 — Rio de Janeiro17 de agosto 
de 1987) foi um poetacontista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.









Luís Nicolau Fagundes Varela (São João Marcos17 de agosto de 1841— Niterói18 de fevereiro de 1875) foi um poeta romantista brasileiro da 2ª Geração, patrono na Academia Brasileira de Letras.









Óscar Bento Ribas (Luanda17 de Agosto de 1909 — 19 de Junho de 2004) foi um escritor e etnólogo angolano.

Edward James Hughes, mais conhecido como Ted Hughes (West Yorkshire,17 de agosto de 1930 - 28 de outubro de 1998) foi um poeta e escritor de livros infantis britânico, comumente considerado pela crítica como um dos melhores poetas de sua geração. Foi casado e teve dois filhos com a romancista e poetisa Sylvia Plath.






Prémio Nobel de Literatura 2001
Sir Vidiadhar Surajprasad NaipaulKt. (Chaguanas17 de agosto de 1932) é um escritor trinitário e 
De família indiana, assina seus livros como V. S. Naipaul. Radicou-se na Inglaterra onde foi estudar em 1950, aos dezoito anos.
Foi agraciado com o Nobel de Literatura de 2001.
Quero mais informação sobre o Vidiadhar.


Paulinho Tapajós

Paulo Tapajós Gomes Filhomais conhecido como Paulinho Tapajós(Rio de Janeiro17 de agosto de 1945 — Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2013) foi um compositorcantor, 
É filho do compositor, cantor e radialista Paulo Tapajós e irmão do compositor Maurício Tapajós e da cantora Dorinha Tapajós.

Herta Müller

Prémio Nobel de Literatura 2009
Herta Müller (NiţchidorfTimiş17 de agosto de 1953) é uma novelista,escritorapoetisa e ensaísta alemã nascida na Roménia.
Destaca-se pelos seus relatos acerca das duríssimas condições de vida na Roménia sob o regime político comunista de Nicolae Ceauşescu. Foi casada com o escritor Richard Wagner.
Foi galardoada com o Nobel de Literatura de 2009 por "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados".



Marcelo Moraes Caetano

Marcelo Moraes Caetano, PhD (Rio de Janeiro17 de Agosto de 1976) é um escritorprofessor universitáriocríticoconferencista e pianista clássico brasileiro. Recebeu a Médaille de vermeil 2011, distinção que foi concedida a personalidades como Herbert von Karajan e Marcel Marceau. Professor Doutor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Laureate International Universities, a maior rede internacional de universidades do mundo, pelo IBMR e outras IES da rede, Author and Content Developer PhD da California State University. Membro titular da Cadeira 38 da Academia Brasileira de Filologia.
Bacharel em Português e Grego pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; possui licenciatura plena em Língua Portuguesa e Literaturas correspondentes (brasileira, africana e portuguesa) pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense; Mestre Letras e em Estudos da Linguagem summa cum laude pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisador pelo CNPq , Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra e pela Federação dos Acadêmicos em Ciências, Letras e Artes e Doutor em Língua Portuguesa summa cum laude pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Marcelo é também crítico literário, É membro titular da União Brasileira de Escritores da Imprensa oficial/Academia Paulista de Letras , do PEN Clube do Brasil, da Académie des Arts, Sciences et Lettres de Paris (recebeu a Comenda e a Médaille de Vermeil da Instituição em 2011), da Academía de Letras y Artes de Chile e membro fundador da Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes, Author and content developer da California State University. Publicou mais de 20 obras, muitas com tradução em outros idiomas e com premiações no Brasil e no exterior. Pianista clássico, recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais, tendo sido vencedor do Concurso Internacional de Solistas Instrumentistas Ciudad de Córdoba aos 15 anos de idade. Atualmente, é membro do casting artístico de solistas da Orquestra Sinfônica de Viena. Poliglota e tradutor, dedica-se à filologia das línguas portuguesa, inglesa, francesa, alemã, italiana, espanhola, galega, mandarim, russa, latina e grega.

José Geraldo Vieira

José Geraldo Manuel Germano Correia Vieira Machado Drummond da Costa, mais conhecido como José Geraldo Vieira (Açores1897 — São Paulo1977), foi um escritor
tradutor e crítico literário brasileiro. Notabilizou-se com o romance urbano, no qual se adunavam conflitos de matizes essencialmente nacionais, preteridos por muitos de seus contemporâneos da ficção. Considerado pela crítica um dos mais destacados ficcionistas contemporâneos, cultivou, em mais de 40 anos de carreira, os mais diversos gêneros literários, como poesiacontoromanceensaio e biografia.



Sem comentários:

Enviar um comentário