sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Efemérides 28 de agosto

Johann Wolfgang von Goethe

Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main28 de Agosto de 1749— Weimar22 de Março de 1832) foi um escritor alemão e pensador que também fez incursões pelo campo da ciência. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang. De sua vasta produção fazem parte: romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. Além disso, sua correspondência epistolar com pensadores e personalidades da época é grande fonte de pesquisa e análise de seu pensamento. Através do romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, Goethe tornou-se famoso em toda a Europa no ano de 1774. Mais tarde, com o amadurecimento de sua produção literária, e influenciado pelo também escritor alemão Friedrich Schiller, Goethe se tornou o mais importante autor do Classicismo de Weimar. Goethe é até hoje considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo.

Joseph Thomas Sheridan Le Fanu (Dublin28 de agosto de 1814 - Dublin7 de fevereiro de 1873) foi um escritor irlandês de contos góticos e romances de mistério. Ele foi o primeiro escritor de histórias de terror do século XIX e teve uma influência seminal sobre o desenvolvimento deste género na era vitoriana.








José Alexandre Teixeira de Melo (Campos dos Goytacazes28 de agostode 1833 — Rio de Janeiro10 de abril de 1907) foi um médicojornalista e escritor brasileiro.

Hermes Floro Bartolomeu Martins de Araújo Fontes (Boquim28 de agosto de 1888 – Rio de Janeiro, a 25 de dezembro de 1930) foi um compositor e poeta brasileiro.










Sir John Betjeman (HighgateLondres 28 de agosto de 1906 - Trebetherick, Cornualha19 de maio de 1984) foi um poeta, escritor e radialista inglês. Ele foi membro fundador da sociedade vitoriana e um apaixonado defensor da arquitetura vitoriana. Iniciando sua carreira como jornalista, ele terminou como um dos mais populares poetas laureados britânicos.



William Robertson Davies (Thamesville28 de agosto de 1913 - Orangeville2 de dezembro 
de 1995) foi um novelistacríticojornalista e professor canadense. É considerado um dos autores mais conhecidos e popular do país, e um dos "homens de letras" distinguidos do país, um apelido que alguns dizem que Davies aceitou com agrado, e outros dizendo que ele o detestava. Em uma entrevista com Peter Gzowski, Davies respondeu: "Eu iria aceitar com agrado. De fato, acredito que seja um título honrável, mas você save como pessoas estão começando a detestá-lo. Davies foi o fundador do Massey College, uma faculdade associada da Universidade de Toronto


António Jacinto do Amaral Martins (Luanda28 de setembro de 1924 —Lisboa23 de Junho de 1991) foi um poeta angolano.

João Tordo (Lisboa28 de Agosto de 1975) é um escritor português.
Nasceu em Lisboa a 28 de Agosto de 1975,2 . Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque. Foi vencedor do Prémio José Saramago 2009 com o romance "As Três Vidas" (20093 . Publicou seis romances: "O Livro dos Homens Sem Luz" (2004), "Hotel Memória" (2007), "As Três Vidas" (2009), "O Bom Inverno" (2010), "Anatomia dos Mártires" (2011) e "O Ano Sabático" (2013).
Foi finalista dos prémios Portugal Telecom, prémio Fernando Namora, Melhor Livro de Ficção Narrativa da SPA e do Prémio Literário Europeu.
Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália e Brasil.
Como guionista, participou em várias séries de televisão, incluindo O Segredo de Miguel Zuzarte (RTP), 4 (RTP) e Liberdade XXI (RTP). Trabalha, ainda, como cronista e formador em Workshops de ficção dedicados à Escrita Criativa e ao Romance.


Efemérides/28 de agosto





Sem comentários:

Enviar um comentário