segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Efemérides 23 de agosto

Nelson Rodrigues

Nelson Falcão Rodrigues (Recife23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro21 de dezembro de 1980) foi um jornalista e escritor 
brasileiro, e tido como o mais influente dramaturgo do Brasil.
Nascido no Recife, Pernambuco, mudou-se em 1916 para a cidade do Rio de Janeiro. Quando maior, trabalhou no jornal A Manhã, de propriedade de seu pai. Foi repórter policial durante longos anos, de onde acumulou uma vasta experiência para escrever suas peças a respeito da sociedade. Sua primeira peça foi A Mulher sem Pecado, que lhe deu os primeiros sinais de prestígio dentro do cenário teatral. O sucesso mesmo veio com Vestido de Noiva, que trazia, em matéria de teatro, uma renovação nunca vista nos palcos brasileiros. Com seus três planos simultâneos (realidade, memória e alucinação construíam a história da protagonista Alaíde), as inovações estéticas da peça iniciaram o processo de modernização do teatro brasileiro.
A consagração se seguiria com vários outros sucessos, transformando-o no grande representante da literatura teatral do seu tempo, apesar de suas peças serem taxadas muitas vezes como obscenas e imorais. Em 1962, começou a escrever crônicas esportivas, deixando transparecer toda a sua paixão por futebol. Veio a falecer em 1980, no Rio de Janeiro.

William Ernest Henley

William Ernest Henley (GloucesterGloucestershire - 23 de agosto de 1849 -WokingSurrey 11 de julho de 1903), foi um escritor britânico.









Arthur Adamov

Arthur Adamov (originalmente Adamian) (23 de agosto de 1908 - 15 de março de 1970, foi um dramaturgo francês, e um vanguardista notável, passou a residir em Paris 
desde 1924 onde publicou: L`Invasion, La Parodie, Tous contre Tous, Le Professeur Taranne, etc. Foi Inicialmente influenciado por Strindberg e pelo surrealismo, depois optou posteriormente por um teatro de temática social e política, seguindo a linha de Bertold Brecht.

Nazik Al-Malaika (Bagdá23 de agosto de 1923 - 
Cairo, 20 de junho de 2007) foi uma poetisa e escritora iraquiana. Foi a primeira a escrever em árabe em verso livre ao invés da rima clássica.
Publicou sua primeira primeira coleção de poemas em 1947. Sua segunda veio dois anos depois. Malaika deixou seu país em 1970.

Ephraim Kishon

Ephraim Kishon (hebraico: אפרים קישון‎, 23 de Agosto de 1924 – 29 de Janeiro de 2005) foi um escritorroteirista,dramaturgo e diretor de cinema húngaro-israelense.

Paulo Menotti Del Picchia (São Paulo20 de março de 1892 — São Paulo,23 de agosto de 1988) foi um poetajornalista tabeliãoadvogadopolítico





Efemérides/23 de agosto

Sem comentários:

Enviar um comentário