segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Efemérides 24 de agosto

Paulo Leminski

Paulo Leminski Filho (Curitiba24 de agosto de 1944 — Curitiba, 7 de junhode 1989) foi um escritorpoetacrítico literáriotradutor e professor brasileiro.






Victor Civita (Nova Iorque9 de fevereiro de 1907 — São Paulo24 de agosto de 1990) foi um jornalista e 
empresário brasileiro nascido nosEstados Unidos e naturalizado brasileiro.
Nascido numa família de judeus italianos (italkim), fundou a Editora Abril em 1950, inicialmente com o nome de Editora Primavera, o nome é uma referência a Editoral Abril, editora argentina do irmão Cesar Civita, desde 1941. Na década de 1930, Cesar trabalhou na editora italiana Arnoldo Mondadori Editore, editora que publicava histórias em quadrinhos da Disneyna Itália, por conta disso conseguiu a licença dos títulos disney na América Latina.
Seu filho, Roberto Civita, assumiu a presidência do Conselho de Administração e do posto de Diretor Editorial do Grupo Abril após sua morte, até maio de 2013 quando veio a falecer.
Civita destacou-se por fazer o trabalho da empresa junto aos funcionários. Consta que teria pregado pessoalmente nos bondes de São Paulo cartazes dizendo: "Chegou O Pato Donald", quando do lançamento da primeira revista publicada pela editora.
O pato já havia sido publicado no país em 1946, na revista Seleções Coloridas da EBAL do jornalista Adolfo Aizen, as revistas foram impressas na Argentina pela Editorial Abril de Cesar Civita.

Jorge Luis Borges

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (Buenos Aires24 de agosto de 1899 — Genebra14 de junho de 1986) foi um escritorpoeta,tradutorcrítico literário e ensaísta argentino.
Em 1914 a sua família mudou-se para Suíça, onde estudou e de onde viajou para a Espanha. Quando regressou à Argentina em 1921, Borges começou a publicar os seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Também trabalhou como bibliotecário e professor universitário público. Em 1955 foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e professor de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, destacou-se no cenário internacional quando recebeu o primeiro prêmio internacional de editores, o Prêmio Formentor Internacional.
O seu trabalho foi traduzido e publicado extensamente no Estados Unidos eEuropa. Borges era fluente em várias línguas.
As suas obras abrangem o "caos que governa o mundo e o caráter de irrealidade em toda a literatura". Os seus livros mais famosos, Ficciones(1944) e O Aleph (1949), são coletâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns: sonhoslabirintosbibliotecasescritores fictícios e livros fictíciosreligiãoDeus. Os seus trabalhos têm contribuído significativamente para o gênero da literatura fantástica. Estudiosos notaram que a progressiva cegueira de Borges ajudou-o a criar novos símbolos literários através da imaginação, já que "os poetas, como os cegos, podem ver no escuro". Os poemas do seu último período dialogam com vultos culturais como SpinozaLuís de Camões e Virgílio.
A sua fama internacional foi consolidada na década de 1960, ajudado pelo "Boom Latino-americano" e o sucesso de Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez. Para homenagear Borges, no O Nome da Rosa um romance de Umberto Eco, existe o personagem Jorge de Burgos, que além da semelhança no nome é cego — assim como Borges foi ficando ao longo da vida. Além da personagem, a biblioteca que serve como plano de fundo do livro é inspirada no conto de Borges A Biblioteca de Babel (uma biblioteca universal e infinita que abrange todos os livros do mundo).
O escritor e ensaísta John Maxwell Coetzee disse : "Borges, mais do que ninguém, renovou a linguagem de ficção e, assim, abriu o caminho para uma geração notável de romancistas hispano-americanos".

Paulo Coelho

Paulo Coelho (Rio de Janeiro24 de agosto de 1947) é um escritorletrista jornalista brasileiro. Foi vice-presidente da Fundação Cacique Cobra Coral entre 2004 e 2006.











Fabio Weintraub (São Paulo24 de agosto de 1967) é um poeta e crítico literário brasileiro.

John Michael Green (IndianápolisIndiana24 de agosto de 1977) é um vlogger norte-americano e autor de livros para jovens.













Thomas Chatterton (20 de Novembro 1752 — 24 de Agosto 1770) foi um poeta britânico. Ficou conhecido pelas suas poesias escritas no estilo medieval e pelo fato de ter cometido suicídio com apenas 17 anos.
Chatterton nasceu em Bristol e foi educado pela mãe, viúva desde antes do seu nascimento, que administrava uma escola para moças. Desde cedo mostrou não ser uma criança vulgar, detestando brincadeiras e passando muitas horas em contemplação e desconfiou-se que o rapaz fosse retardado. A sua mãe reconheceu, no entanto, que se tratava do oposto e ensinou-o a ler. Rapidamente Chatterton ficou um aficcionado da leitura, interessado sobretudo pelos escritores medievais e poesia vernacular. O seu maior talento mostrou-se na escrita e aos onze anos já escrevia regularmente para o Bristol Journal. Em 1768 Chatterton publicou no jornal o poema Elinoure and Juga, que ele anunciou como obra de um monge do século XV de nome Thomas Rowley. Na verdade a poesia era dele, mas Chatterton manteve a farsa e explicou que tinha descoberto o manuscrito perdido numa Igreja de Bristol. A obra fez sucesso e Chatterton publicou An Excelente Balade of Charitie e outros poemas de Rowley, sem nunca assumir a verdadeira autoria.
Em 1770, Chatterton mudou-se para Londres para fazer a vida como poeta e jornalista. Escreveu algumas sátiras políticas em prosa e verso e ganhou alguma notoriedade por ser capaz de copiar qualquer estilo literário. No entanto, o talento não foi suficiente para lhe trazer o sucesso imediato que a sua ambição pedia. Em Junho Chatterton viu outra das suas composições medievais ser rejeitada para publicação. Sem meios para se sustentar nem esperança para um futuro melhor, acabou por se envenenar com arsénico pouco antes de completar 18 anos.
Depois da sua trágica morte, o seu pseudónimo Thomas Rowley adquiriu credibilidade. A colecção completa foi publicada em 1777, com prefácio de Thomas Tyrwhitt, um perito em Chaucer que acreditava na sua autenticidade. Rowley chegou a aparecer como poeta medieval na História da Poesia Inglesa de Thomas Wharton (1778), embora na segunda edição apareça já um comentário que discute a sua idade. Chatterton só foi universalmente reconhecido como o responsável pela invenção do monge Rowley no século XIX. Os seus papéis pessoais, recortes de artigos de jornal e restante espólio fazem parte da colecção do Museu Britânico.

Luís Gonzaga Pinto da Gama (Salvador21 de junho de 1830 – São Paulo24 de agosto de 1882) foi um rábulaoradorjornalista e escritor brasileiro.
Nascido de mãe negra livre e pai branco, foi contudo feito escravo aos 10, e permaneceu analfabeto até os 17 anos de idade. Conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, sendo já aos 29 anos autor consagrado e considerado "o maior abolicionista do Brasil".
Apesar de considerado um dos expoentes do romantismo, obras como a "Apresentação da Poesia Brasileira", de Manuel Bandeira, sequer mencionam seu nome.
Teve uma vida tão ímpar que é difícil encontrar, entre seus biógrafos, algum que não se torne passional ao retratá-lo — sendo ele próprio também carregado de paixão, emotivo e ainda cativante. A despeito disto o historiador Boris Fausto declarou que era dono de uma "biografia de novela".
Foi um dos raros intelectuais negros no Brasil escravocrata do século XIX, o único autodidata e o único a ter passado pela experiência do cativeiro; pautou sua vida na defesa da liberdade e da república, ativo opositor da monarquia, veio a morrer seis anos antes de ver seus sonhos concretizados.


Sem comentários:

Enviar um comentário