domingo, 10 de janeiro de 2016

Efemérides 10 de janeiro

José Américo de Almeida

José Américo de Almeida (Areia10 de janeiro de 1887 — 
Formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Recife em 1908, tendo sido promotor público da comarca do Recife, promotor público da comarca deSousa na Paraíba, procurador geral do estado da Paraíba aos vinte e quatro anos de idade, secretário de governo, deputado federal, interventor, ministro da Viação e Obras Públicas nos dois governos de Getúlio Vargas, senador, ministro do Tribunal de Contas da União, governador da Paraíba, fundador daUniversidade Federal da Paraíba e seu primeiro reitor. Américo chegou a ser pré-candidato à Presidência da República, apoiado por Vargas para as eleições de 1938, porém as mesmas não aconteceram, em razão do golpe dado por Getúlio em 1937, que deu início à ditadura do Estado Novo.
Destacou-se no cenário nacional com a publicação de A bagaceira (1928), romance inaugural do chamado Romance de 30.








Carlo Ponti

Carlo Ponti (Magenta11 de dezembro de 1912 — 
Genebra10 de janeiro de 2007) foi um cineasta, escritor e produtor de cinema italiano.
Licenciou-se em Direito em 1935. Na década de 1940 começou sua carreira de produtor realizando o filme Piccolo Mondo Antico, seguido de outros filmes como Gioventù Perduta e Vivere in Pace.
Na década seguinte, se uniu ao produtor italiano Dino De Laurentiis que o fez participar dos grandes filmes italianos da época. Posteriormente produziu para Federico Fellini o filme La Estrada (A Estrada da Vida), paraVittorio De Sica o filme Boccaccio 70 e para Roberto Rossellini o filmeEuropa 51. Também com Laurentiis realizou a produção de Ulysses deMario Camerini e Guerra e Paz de King Vidor.
No ano de 1954 iniciou seu trabalho com a atriz Sophia Loren, que depois seria sua esposa de 1957 até ao fim de sua vida, apenas com uma breve separação no início da década de 1960. Saindo da Itália e transferindo seus negócios para a França e também para osEstados Unidos, em 1958 produziu seu maior sucesso Doctor Zhivago (Doutor Jivago - 1965), que foi dirigido por David Lean e galardoado com seis prêmios Oscar da Academia de Hollywood.
Outro sucesso comercial foi o filme La ciociara (Duas Mulheres - 1960), pois o filme rendeu o Oscar de melhor atriz a Sofia Loren, levando-a à consagração mundial.
Ponti trabalhou em mais de 140 filmes, alguns polêmicos, como Massacre em Roma do Diretor George P. Cosmatos. Este filme lhe valeu um processo por difamação contra o Papa Pio XII na década de 1970.
A sua actividade continuou até 1990, quando produziu a série de televisão 'Sabato, domenica, lunedi', de Lina Wertmüller, e em 1998 'Liv', de Edoardo Ponti.
Tinha dois filhos com a atriz Sophia Loren, Carlos Jr. e Edoardo Ponti. Faleceu devido a complicação pulmonar.



Aleksej Nikolaevič Tolstoj

Aleksej Nikolaevič Tolstoj (em russoАлексей Николаевич Толстой) (Nikolaevsk,10 de janeiro de 1883 — Moscou23 de fevereiro de 1945) foi um escritor russo que escreveu em muitos gêneros, mas especializou-se em ficção científica e novelas históricas.









Ingeborg Drewitz (nascido Ingeborg Neubert , 10 de janeiro de 1923 - 26 de novembro de 1986) foi um alemão escritor.
Drewitz nasceu em Berlim . Ela se formou em 1941 a partir da Königin-Luise-Schule, em Berlim-Friedenau, e formou-se em literatura alemã, história e filosofia, seguido por um doutorado em 20 de abril de 1945, na Universidade Friedrich-Wilhelm (hoje Universidade Humboldt , em Berlim ). Sua tese foi sobre poeta alemão Erwin Guido Kolbenheyer
Como escritora, ela estava interessada no Iluminismo e abordou a história do pós-guerra na Alemanha e no passado e no presente a história social das mulheres. De acordo com Knaurs Lexikon der Weltliteratur ( (Alemão) "Lexicon da Literatura Mundial de Knaur"), terceira edição, de 1995, ela "fez em sua obra literária, o abandono do homem moderno e sua incapacidade de lidar com o seu próximo, assim como o problema da individualidade de vida. Problemas de mulheres e de emprego estão no cerne de seu trabalho. "
Seu drama Alle Tore bewacht Waren ( (Alemão) "Todos os portões eram guardados")), que estreou em 1955, foi o primeiro jogo alemão para tratar condições em campos de concentração . O seu romance de maior sucesso foi Gestern heute guerra: Hundert Jahre Gegenwart ( (Alemão) "Ontem foi hoje: Cem anos de presença") (1978), que tratam de três gerações de mulheres no século 20.
De 1973 a 1980, lecionou no Instituto de Jornalismo da Universidade Livre de Berlim . Um ano antes de sua morte, ela foi jurado no Concurso Ingeborg Bachmann em Klagenfurt.
Ela se casou com sua namorada de infância Bernhard Drewitz, por quem teve três filhas. Ela morreu em Berlim , com idades entre 63, de complicações de câncer.

Stephen Edward Ambrose (DecaturIllinois10 de Janeiro de 1936 — 13 de Outubrode 2002) foi um escritor 
Criado em WhitewaterWisconsin onde bacharelou-se em Artes e em História naUniversidade de Wisconsin 
em 1957. Após concluir Pós-Graduação na Universidade Estadual da Louisiana, Ambrose regressou para o Wisconsin e fez seu Doutoramentoem História pela Universidade de Wisconsin-Madison em 1963.
Ao longo da sua carreira, Ambrose lecionou história em várias universidades, desde1960 até aposentar-se em 1995, tendo passado grande parte do seu tempo na Universidade de Nova Orleans. Nesta cidade, Ambrose foi igualmente diretor emérito do Centro Eisenhower e fundou o Museu Nacional do Dia-D.
Com diversas obras publicadas sobre a história norte-americana, dentre elas a conquista do Oeste, a construção da estrada de ferro transcontinental, ganhou fama especialmente com os livros sobre a 2ª Guerra Mundial, destacando-se os best-sellerD-DayCitizen Soldiers e The Victors, bem como Band of Brothers. Ele foi conselheiro militar no filme O Resgate do Soldado Ryan e foi o produtor executivo na mini-série televisiva baseada no seu livro, Band of Brothers.
Eisenhower, admirando o seu trabalho, escolheu Ambrose como biógrafo, o que resultou num entusiasmo geral pela sua biografia, contendo no entanto várias críticas ao antigo comandante supremo das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial e presidente dos Estados Unidos entre 1953 e 1961.
Stephen Ambrose era um fumante inveterado. O escritor morreu de câncer no pulmão em 13 de Outubro de 2002, aos 66 anos, e foi sepultado no Cemitério "Garden of Memory" em Bay St. LouisMississippi.


PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1930
Nascido em 7 de fevereiro de 1885, na vila de Sauk Centre, no Minnesota, Sinclair Lewis começou a ler livros em uma idade jovem e mantinha um diário. Ele tinha dois irmãos, Fred (nascido em 1875) e Claude (nascido em 1878). Seu pai, Edwin J. Lewis, era um médico e disciplinador severo que tinha dificuldade em se relacionar com seu sensível, terceiro filho não atlético.
Em 1907 participou da Comunidade Helicon Hall, em Englewood, Nova Jérsei.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1930.


Gabriela Mistral

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1945
Gabriela Mistralpseudónimo escolhido de Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga (Vicuña7 de abril de 1889 — Nova Iorque10 de janeiro de 1957), foi uma poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena, agraciada com o Nobel de Literatura de 1945.
Os temas centrais nos seus poemas são o amor, o amor de mãe, memórias pessoais dolorosas, mágoa e recuperação. Lucila nasceu na cidade de Vicuña, Chile, em 7 de abril de 1889. Seu pai abandonou a família quando Lucila completou três anos de idade. A mãe de Lucila faleceu no ano de 1929 e a escritora lhe dedicou a primeira parte de seu livro Tala, a que chamou: Muerte de mi Madre. Educada em sua cidade natal, começou a trabalhar como professora primária (1904) e ganhou renome ao vencer os Juegos Florales de Santiago, em 1914, com Sonetos de La muerte, sob o pseudônimo de Gabriela Mistral,cuja escolha deu-se em homenagem aos seus poetas prediletos: o italiano Gabriele D'Annunzio e o provençal Frédéric Mistral.
Em 1922 é convidada pelo Ministério da Educação do México a trabalhar nos planos de reforma educacional daquele país. O Prêmio Nobel transformou-a em figura de destaque na literatura internacional e a levou a viajar por todo o mundo e representar seu país em comissões culturais das Nações Unidas, até falecer em Hempstead, estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A notoriedade a obrigou a abandonar o ensino para desempenhar diversos cargos diplomáticos na Europa. Tida como um exemplo de honestidade moral e intelectual e movida por um profundo sentimento religioso, a tragédia do suicídio do noivo (1907) marcou toda a sua poesia com um forte sentimento de carinho maternal, principalmente nos seus poemas em relação às crianças. Em sua obra aparecem como temas recorrentes: o amor pelos humildes, um interesse mais amplo por toda a humanidade.
Entre suas mais significativas obras podemos destacar:
  • Sonetos de la Muerte, 1914
  • Desolación, 1922
  • Lecturas para Mujeres, 1923
  • Ternura, 1924
  • Nubes Blancas y Breve Descripción de Chile, 1934
  • Tala, 1938
  • Antología, 1941
  • Lagar, 1954
  • Recados Contando a Chile, 1957
  • Poema de Chile, 1967
Alguns de seus poemas mais conhecidos são:
  • Piececitos de Niño
  • Balada
  • Todas íbamos a ser Reinas
  • La Oración de la Maestra
  • El Ángel Guardián
  • Decálogo del Artista
  • La Flor del Aire
  • Comer, Comer
  • Yo e tú





Samuel Dashiell Hammett (Condado de Saint Mary's27 de maio de 1894 –Nova Iorque10 de janeiro de 1961) foi um escritor estadunidense, ´considerado o pai do romance policial americano, um dos precursores da literatura noir. Entre os personagens mais marcantes, criou os detetives Sam Spade, Nick e Nora Charles e o Continental OP.
Dashiell Hammett (1894-1961) foi um dos grandes fundadores do romance policial, criador de uma linhagem que inclui todos os grandes nomes modernos do género. Cresceu nas ruas de Filadélfia e foi detetive privado da agência Pinkerton aos 19 anos. Combateu nas duas guerras mundiais. Foi um destacado ativista político duramente perseguido pelo macartismo.






Efemérides/10 de janeiro


Sem comentários:

Enviar um comentário